Rui Damião em 2024-7-04

VENUE

HP anuncia novo portfólio com inteligência artificial

“AI is just the beginning” foi o mote do evento da HP onde a fabricante apresentou portáteis, impressoras e monitores que já estão ou estão prestes a chegar ao mercado português

HP anuncia novo portfólio com inteligência artificial

Nuno Azevedo, Category Manager da HP Portugal

Num evento com jornalistas esta quinta-feira em Lisboa, a HP apresentou os seus novos produtos do segmento de consumo, nomeadamente nas áreas de computação pessoal, gaming e impressão doméstica.

Numa altura em que se fala de Inteligência Artificial (IA) e dos produtos com ou preparados para IA, Alexandre Silveira, Marketing Manager da HP Portugal, refere que as empresas apostam em IA para concretizar três objetivos: melhorar as operações internas e as tomadas de decisão, capitalizando o poder da IA; capacitar os colaboradores e desbloquear a sua criatividade e produtividade; e melhorar a experiência de trabalho híbrida. Através destes três objetivos, as empresas procuram fornecer os melhores produtos e soluções.

De acordo com Alexandre Silveira, o setor público, saúde, a área financeira, a indústria, o retalho e o ensino superior e investigação estão entre os segmentos-chave onde a inteligência artificial tem maior impacto. Este “pelotão da frente” gera grandes quantidades de dados que precisam de ser tratados. Dentro das empresas, há áreas mais impactadas pela IA: 55% das equipas de IT já utiliza IA, assim como 48% do help desk de IT.

Nas empresas, a HP defende que a inteligência artificial vai modernizar o local de trabalho através de automatizar tarefas repetitivas, dar mais liberdade para trabalhar no que é importante, melhorar a tomada de decisão, dar uma maior eficiência e produtividade e automatizar e simplificar o suporte de IT.

Mas porquê um PC com IA?”, questiona Alexandre Silveira. Tendo em conta que a geração anual de dados continua a crescer exponencialmente, onde uma parte são dados não estruturados, a inteligência artificial tem um papel essencial para as organizações.

Mas é preciso perceber onde é que a IA ‘acontece’: se no edge (ou dispositivo) ou na cloud. “Não existe um modelo; vamos ter de viver com ambos”, refere o Marketing Manager, até porque os dois modelos têm pontos positivos.

Há muitas situações onde a utilização de inteligência artificial no dispositivo, no PC, faz sentido”, indica. Com IA no dispositivo, a criação de imagens e vídeos é até cinco vezes mais rápida do que na cloud, tem um baixo consumo de energia com os NPU, permite trabalhar localmente com dados confidenciais para garantir a segurança e a conformidade com a legislação e, também, é possível trabalhar com IA localmente sem ligação Internet.

Novo portfólio

Nuno Azevedo, Category Manager da HP Portugal, apresentou “a nova era do PC potencializado por IA”. A novidade do portfólio é o HP Omnibook X que conta com processadores Snapdragon X Elite capaz de 45 TOPS. O portátil tem um ecrã de 14 polegadas e foi desenhado para permitir que o utilizador esteja ligado ao longo do dia. Este portátil tem cerca de 1,4kg e conta com duas portas USB Type-C, uma porta USB Type-A e entrada para headphones ou microfone.

Uma das novidades é o AI Companion, um hub para ajudar os utilizadores a usar inteligência artificial diretamente no dispositivo, permitindo fazer questões e otimizar o PC. Este assistente pessoal também permite explorar e interagir com arquivos pessoais selecionados para obter insights acionáveis.

HP Omnibook X

Este PC conta com uma tecnologia da Poly – o Poly Camera Pro – que fornece uma melhor experiência de vídeo para “tornar mais simples a utilização do produto”. O OmniBook X inclui ferramentas de colaboração avançadas, como o Windows Studio Effects, que melhora a qualidade de áudio e vídeo em chamadas, e ajustes automáticos de iluminação e foco de voz para uma comunicação mais clara e sem distrações. O ecrã tátil de 14 polegadas é certificado pela Eyesafe, garantindo uma experiência visual confortável, enquanto o áudio é otimizado pela tecnologia Poly Studio.

O portátil HP Omnibook X estará disponível em Portugal a partir de agosto, com um preço de venda ao público recomendado de 1.399 euros.

A HP também apresentou outros portáteis, nomeadamente o Envy x360 de 14 e 16 polegadas que dá “versatilidade e desempenho em formato conversível”, o Envy 17 que fornece “performance robusta com ecrã grande e imersivo”, o Pavilion 16 para “versatilidade e desempenho ao alcance de todos”, o Omen Transcend 14 para “potência de gaming compacta e portátil” e, ainda, o Omen 17 para um “desempenho supremo para os gamers mais exigentes”.

No evento, a HP também mostrou periféricos da marca HyperX, nomeadamente o Cloud Mini Wired Headset, o Cloud Mini Wireless Headset e o rato Pulsefire Haste 2 Core Wireless. A HP apresentou, ainda, vários monitores pensados para vários perfis de utilizador, desde os mais casuais até aos que se focam mais nos videojogos, passando pelos utilizadores empresariais.

IA na impressão

Paulo Matos, Category Manager Inkjet Solutions na HP Portugal, refere que o mundo continua a precisar de imprimir para aprender, para trabalhar e para comunicar. “Com a IA, as pessoas procuram algo mais” e esperam que a tecnologia vá ao encontro aos seus objetivos, dando uma personalização à sua experiência, assim como aumente a sua produtividade e aumente – não que substitua – a sua inspiração.

As necessidades dos clientes não mudaram, mas com a IA a capacidade de fazer mudou”, refere Paulo Matos. Na impressão, “a IA vai proporcionar novas experiências com a impressão que permitirá mais produtividade e mais criatividade”.

A visão da HP sobre a inteligência artificial na impressão permite “obter a impressão perfeita, sempre”, imprimir tudo o que se possa imaginar e possibilitar a impressão a partir de qualquer lado e qualquer dispositivo.

Um dos exemplos dados é a impressão de um documento Excel, que tradicionalmente é sempre um pouco mais complicado de ficar bem impresso. O HP Print AI sugere como imprimir através de templates que se adequam ao documento apresentado.

Em termos de novidades no portfólio de impressão, a HP anunciou que a Officejet Pro 9000 e 8000 oferecem uma gama de benefícios para os ambientes de escritório.

Com modelos como o Officejet Pro 9132e e o Officejet Pro 9122e, a série 9000 destaca-se pela sua eficiência energética e pela capacidade de imprimir em diferentes formatos, incluindo A3 nos modelos 9730e e 9720e. A tecnologia de impressão avançada destas impressoras garante cores superiores e textos nítidos, essenciais para documentos profissionais de alta qualidade. Além disso, a conectividade sem fio e as opções de impressão móvel permitem que os utilizadores imprimam de qualquer lugar, aumentando a flexibilidade e a produtividade no local de trabalho.

A série Officejet Pro 8000, com modelos como o Officejet Pro 8135e e o Officejet Pro 8122e, também oferece uma relação custo-benefício competitiva. Estas impressoras são conhecidas pela sua velocidade de impressão, permitindo que grandes volumes de documentos sejam processados rapidamente, sem comprometer a qualidade. A tecnologia de tinta pigmentada HP proporciona durabilidade e resistência a manchas, indicado para documentos que precisam de manter a integridade ao longo do tempo. Além disso, as funcionalidades de segurança integradas ajudam a proteger dados confidenciais.

ARTIGOS RELACIONADOS

HP lança ultraportátil com capacidades de inteligência artificial
HARD

HP lança ultraportátil com capacidades de inteligência artificial

LER MAIS

HP expande linha de gaming
HARD

HP expande linha de gaming

LER MAIS

HP lança solução para a indústria de construção em Portugal
BIZ

HP lança solução para a indústria de construção em Portugal

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Juntar pessoas e fomentar negócios: Expo TI Databox volta a criar ecossistema de oportunidades para Parceiros de Canal
VENUE

Juntar pessoas e fomentar negócios: Expo TI Databox volta a criar ecossistema de oportunidades para Parceiros de Canal

LER MAIS

HPE Aruba reforça importância de colocar segurança nas prioridades das empresas
VENUE

HPE Aruba reforça importância de colocar segurança nas prioridades das empresas

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.