2019-7-26

EVENTOS

O IT Channel é Media Partner da DSPA Insights 2019

“Entendemos ser muito importante criar um palco para se debater os temas de maior interesse em torno do data science”

A DSPA Insights volta nos dias 19 e 20 de setembro para debater temas relacionados com data science. Este ano, irá realizar-se na Nova SBE, em Carcavelos

Guilherme Ramos Pereira, Diretor Executivo da DSPA (Data Science Portuguese Association) explica o que é possível esperar da Insights, a conferência anual da associação que se foca em temas importantes e atuais do data science.

De forma simples, o que é data science?

Servindo-me de uma definição à que recentemente recorri para uma apresentação numa conferência, a ‘Ciência dos Dados’ é um campo cientifico amplo, que envolve matemática, estatística e ciências computacionais, e que se refere a processos coletivos, teorias, conceitos, ferramentas e tecnologias que permitem a revisão, a análise e a extração de informação e conhecimento valioso a partir de dados para suportar processos de tomada de decisão, transformar e inovar cadeias de produção e desenvolvimento de produtos e serviços, analisar padrões e tendências, desenvolver análises preditivas ou prescritivas,... tão simples quanto isto. Sendo que, como nota adicional, importa dizer que a ciência dos dados já existe há variadíssimas décadas, tendo, porém, ganho muito mais destaque nos últimos anos em resultado do aparecimento e ‘democratização’ do Big Data e do desenvolvimento de áreas como machine learning.

O que é a DSPA Insights?

A conferência DSPA Insights nasceu em setembro do ano passado, com a sua 1.ª edição a decorrer seis meses apenas após a fundação e lançamento da DSPA, com o objetivo imediato de apresentar a associação aos stakeholders da indústria do Data Science e a toda a sociedade e agentes económicos, públicos e privados.

Paralelamente, face à missão e objetivos da associação, e à ambição que temos de desenvolver a nossa comunidade, e ainda aos desafios e obstáculos existentes ao desenvolvimento de uma área de atividade tão abrangente em termos de relevância, impacto e criticidade na sociedade e na economia, entendemos ser muito importante criar um ‘palco’ aberto a todos para se apresentarem, debaterem e discutirem os temas de maior importância e interesse – especifico e/ou comum – em torno do data science, da inteligência artificial, do machine learning, do analytics e do business intelligence, entre tantos outros.

Quais são os grandes objetivos desta conferência?

A Insights pretende assumir-se como um espaço de referência do ecossistema e da indústria do data science e da inteligência artificial, não apenas no panorama nacional, mas também com a ambição de fazer parte do calendário anual internacional dos grandes eventos destas áreas, permitindo aos nossos stakeholders chegar mais longe e captando a atenção internacional para o que de melhor temos e desenvolvemos nestes domínios.

É com estes objetivos em mente que voltamos este ano a apostar num programa muito intenso de dois dias, com intervenções de keynotes de referência, nacionais e de outras geografias, com apresentações de empresas que nos contarão o que de melhor têm desenvolvido e inovado para os seus clientes, de diferentes áreas e setores de atividade, e com líderes e gestores de referência que convidámos a partilhar e a debater as suas perspetivas e visões das organizações que representam quanto à vertiginosa transformação de modelos de gestão e de negócio, e dos processos, que temos vindo a observar, os impactos que a mesma tem causado e as soluções que vindo a ser implementadas.

Que temas vão ser abordados e qual a sua importância para as áreas de data science?

São muitos e de âmbito muito diverso: como exemplos que podemos já adiantar, a relevância dos dados na economia da saúde, a forma como são tratados os dados no domínio da economia comportamental, os dados enquanto asset mais relevante no setor da banca e a transformação que se tem observado com o aparecimento de modelos de negócio absolutamente disruptivos, a complexidade científica na era do big data, o tema digital ethics, que tem vindo a ser referenciado globalmente com um dos mais hot topics no domínio do data science e da inteligência artificial, o tema da operacionalização de soluções nas organizações, a inteligência artificial ao serviço da transformação industrial, e o tema da ‘urgência’ de formar, qualificar, requalificar e certificar recursos que sirvam o desenvolvimento destas áreas nas dimensões quantitativa e qualitativa, entre diversos outros. Como pano de fundo, ou como síntese, diria que teremos a literacia e a cultura dos dados e a experiência no seu tratamento como o grande tema da conferência, acompanhando de forma transversal todo o Programa.

Quem são os oradores que vão estar presentes na edição deste ano?

Porque estamos ainda em processo de confirmação de alguns oradores nacionais e internacionais diretamente convidados pela DSPA e também pelo conjunto de empresas que se associaram ao evento na qualidade de sponsor, sem as quais a Insights não poderia ter a dimensão que tem, importa realçar, optamos por não divulgar ainda os oradores da conferência – mas fá-lo-emos muito brevemente. Os oradores, mais de 30, com quem temos vindo a falar e a confirmar, trarão, sem qualquer margem de dúvida, muita informação, conhecimento e experiência baseados e desenvolvidos nas suas atividades para inspirar a audiência multidisciplinar que à imagem a edição de 2018 teremos, composta por representantes do mundo académico, estudantes e docentes, e investigadores, profissionais e practitioners da indústria, representantes de organizações institucionais, públicas e privadas, e líderes de pequenas, médias e grandes empresas de todos os setores de atividade.

Quais serão as novidades para a conferência deste ano, quando comparado com 2018?

A principal novidade prende-se na verdade com o nível de adesão que a DSPA tem vindo a sentir por parte dos principais stakeholders do Data Science. Sendo certo que há um ano ainda não tínhamos a possibilidade de chegar a tantas pessoas e organizações, tanto as que se situam do lado da formação e da oferta como as que compõem o lado da procura de soluções e serviços, a tantos estudantes e profissionais, practitioners e investigadores, a tantas entidades públicas de todo o tipo de natureza e âmbito de atuação, e a tantas instituições académicas e até mesmo Cidades, a DSPA Insights 2019, considerando o painel de oradores, de temas e de casos de uso aos que dará palco, e ao networking que temos consciência que potencia, inspira-se claramente no grande sucesso que foi a edição de 2018 para basear a ainda maior ambição que a DSPA tem para a edição deste ano.

 

O IT Channel é Media Partner da DSPA Insights 2019

Recomendado pelos leitores

HPE e Arrow apresentam novidades para o Canal
EVENTOS

HPE e Arrow apresentam novidades para o Canal

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 59 JULHO 2019

IT CHANNEL Nº 59 JULHO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.