2014-4-30

EVENTOS

Competências relacionais

Conselhos de Administração exigem cada vez mais aos CIO

Os CIO com competências soft são fundamentais nos Board e, no futuro, cada vez mais: o IT vai estar tão “enraizado” no negócio que é imperativo ter alguém no Board que faça a ponte entre processos de negócio e tecnologia. Esta foi uma das conclusões do último evento da CIONET, onde Miguel Rio-Tinto e Carlos Bártolo deram os seus contributos para estreitar a relação e melhorar a comunicação entre CIO e CEO ou administração

Conselhos de Administração exigem cada vez mais aos CIO

A CIONET, a maior comunidade de executivos de TI na Europa, com mais de 4.300 CIO e CTO, apresentou o “Communicating with CEO & Board”, evento organizado a par com a CATÓLICA-LISBON e que colocou frente a frente CIO e Administração para debaterem expectativas, desafios e casos de sucesso na relação entre ambos. O evento contou com a participação e contributo de Miguel Rio-Tinto, CIO do Grupo BES, e Carlos Bártolo, membro do Board no Millennium Gestão de Activos, cada um com o seu ponto de vista na relação.

Carlos Bártolo deu tom ao debate confirmando que, por um lado, o Board ainda é um corpo cujos modelos de decisão são muito sensíveis ao risco e bastante motivados para a redução de custos e eficácia de projectos. Por outro ainda existe na administração de várias empresas, o paradigma de que o IT é sinónimo de grandes desafios: incompatibilidades, atrasos em implementações, falhas, dados sensíveis, etc. Estes arquétipos preconcebidos colocam aos CIO, objectivos diferentes do Board e limitam uma rápida subida no ranking de “trusted advisors”, onde Bártolo refere vendors e consultores como os melhor posicionados.

Por seu lado, o responsável pelas tecnologias de informação de todo o grupo BES, reconhece que as competências de comunicação são uma lacuna característica do IT e apontou algumas soluções possíveis. Entre elas, Miguel Rio-Tinto referiu a importância de conhecer os processos de negócio por trás das necessidades do CEO. Rio-Tinto aconselha o IT a sentar-se com o utilizador e analisar o que é feito para complementar e clarificar a informação do CxO ou do Board, referindo que a capacidade de entrega é muito maior nesta situação. Rio-Tinto apontou também algumas estratégias de apresentação de projectos ao Board, indicando que o recurso a variáveis de impacto de negócio é fundamental; e que para uma comunicação simples mas eficaz durante a implementação, é imperativo estabelecer um calendário e KPI de implementação, de forma a poder gerir as expectativas da administração e apresentar justificações claras quando necessário.

Apesar das diferentes perspectivas CIO e Boards concordam numa posição: os CIO com competências soft são fundamentais nos Boards e, no futuro, cada vez mais: o IT vai estar tão enraizado no negócio que é imperativo ter alguém no Board que faça a ponte entre processos de negócio e tecnologia.

Para além disso, foi ainda realçada a componente ética no perfil do CIO. “No final do dia, a responsabilidade é sempre do CIO” refere Miguel Rio-Tinto. Cada vez mais, o IT tem input em todos os departamentos e é necessário uma forte componente de liderança e ética pessoal e profissional para lidar com a responsabilidade da função. A este tema, Carlos Bártolo acrescenta a necessidade de implementação de responsabilidades partilhadas entre CIO e CxO nas empresas portuguesas.

Em relação ao evento, Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal, sublinha que “só pelo conteúdo do que foi debatido e pela qualidade dos oradores, o evento já foi um sucesso. Criaram-se inputs muito válidos e úteis à comunidade de executivos de IT e estamos bastante satisfeitos com o resultado.”

Recomendado pelos leitores

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica
EVENTOS

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica

LER MAIS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa
EVENTOS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa

LER MAIS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR
EVENTOS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.