2023-10-02

EVENTOS

O IT Channel é Media Partner do Also Channel Trends+Visions 2023

Conheça as novidades do ALSO Channel Trends+Visions 2023

HP, Intel, Lenovo, ManageEngine, Microsoft e Samsung revelam alguns planos para o Canal e deixam no ar algumas das novidades que vão trazer ao evento do próximo dia 13 de outubro, na Quinta dos Barões, em Vila Nova de Gaia

Conheça as novidades do ALSO Channel Trends+Visions 2023

Leading the Way” é o lema deste novo formato dedicado a Parceiros do Canal de TI, um tema que pretende posicionar a ALSO como propulsor de tendências tecnológicas para o presente e para o futuro do mercado tecnológico português. Conheça as novidades dos Parceiros Diamond do evento do qual o IT Channel é Media Partner.

 

Quais são as principais novidades que vão trazer ao Canal no ALSO Channel Trends+Visions 2023?

 

Miguel Saldanha, Diretor de Canal HP: Iremos apresentar as novas soluções de mobilidade da HP, com especial foco nas experiências otimizadas de colaboração presentes nas nossas plataformas HP Elite e no máximo compromisso com a sustentabilidade que hoje em dia leva a HP a assumir uma postura “Go Beyond” em que procuramos ir além do que o mercado já exige aos fabricantes. Iremos também apresentar soluções de computação pessoal de alto desempenho, para os cientistas de dados e criadores de conteúdos, onde atualmente se destaca o lançamento das novas workstations portáteis ZBook, agora disponíveis com arquiteturas Intel e AMD.

 

Patricia Pozuelo Real, EMEA Partners Technical Director, Intel: Antecipando a Lei de Moore, propusemo-nos a disponibilizar 5 nós em 4 anos. No espaço do cliente, isso começou com a entrega do Intel 7 nos nossos produtos ADL e RPL no mercado atual e a Família Meteor Lake é o próximo passo, como o nosso produto líder na nova tecnologia de processo Intel 4. Existem quatro pilares-chave em torno dos quais projetamos o Meteor Lake. Estabelecemos esses pilares no início do programa, há vários anos, e eles serviram para orientar as decisões que tomámos sobre o produto à medida que desenvolvíamos a arquitetura e o design.

Propusemo-nos a construir o nosso SOC para cliente mais eficiente em termos de energia de sempre. Para muitos dos utilizadores de PC de hoje, a vida útil da bateria é tão importante quanto o desempenho e o MTL destacar-se-á em ambos os aspetos. Concebemos o Meteor Lake como a verdadeira entrada das experiências de IA no PC para cliente. Como o Pad disse: "Vemos o PC de IA como um ponto de inflexão crítico para o mercado de PC nos próximos anos, que rivalizará com a importância do Centrino e do Wi-Fi no início dos anos 2000". Como resultado, implementámos pela primeira vez um motor de IA neural dedicado que chamamos de NPU.

Propusemo-nos a fornecer um desempenho de GFX integrado revolucionário capaz de alcançar as mesmas experiências que anteriormente só eram possíveis com GFX discretos. O Meteor Lake é o ponto de partida para o nosso próximo nó de processo da Intel de próxima geração, o Intel 4, trazendo avanços revolucionários em eficiência de desempenho energético.

 

Rui Gouveia, Responsável negócio de Canal da Lenovo Portugal: A inovação está no ADN da Lenovo e, como tal, temos sempre muitas novidades para mostrar. Diria que, ao nível de produto vamos mostrar o nosso portfólio mais recente, pensado para melhorar a experiência do utilizador, por exemplo na área da mobilidade, ou ao nível da qualidade de áudio e vídeo. Temos novas ferramentas preditivas de SW para otimizar o desempenho dos dispositivos dos clientes. Temos também um aumento do uso da inteligência artificial nas ferramentas de colaboração, na gestão da bateria dos dispositivos ou no incremento da segurança, só para citar alguns exemplos. Ao nível da relação com os Parceiros, continuamos a investir no nosso Programa de Canal, Lenovo 360, aumentando os incentivos para Parceiros que sejam simultaneamente de IDG (dispositivos) e ISG (soluções para datacenter) e criando um nível novo de Parceria, Elevate, para aqueles que estão a iniciar o caminho de Parceria com a Lenovo. Na categoria Elevate os Parceiros podem crescer ao seu ritmo, propondo um target trimestral que se ajuste com o seu plano de negócio. Ajustámos também o nosso modelo de certificações para que os Parceiros sejam especialistas acreditados na hora de desenhar soluções para os clientes. Ainda ao nível das Parcerias, alargámos o nosso programa LEAP - Lenovo eXpert Achievers Program à área de IDG. O LEAP é um programa de recompensas de vendas, formação e certificações, disponível para todos os Parceiros registados no nosso portal LenovoPartnerHub.com.

 

Andrés Mendoza, Technical Manager da ManageEngine: A Manage Engine irá apresentar as suas mais recentes soluções alimentadas por IA que podem ajudar as equipas de TI a automatizar tarefas, melhorar a eficiência e resolver problemas de forma mais rápida. Estas soluções incluem: 

  • ServiceDesk Plus AI: Esta solução utiliza a IA para automatizar tarefas repetitivas, como o encaminhamento e resolução de tickets, libertando a equipa de TI para se concentrar em trabalhos mais estratégicos. (Em breve estará disponível em espanhol e em outras línguas);
  • Soluções baseadas na cloud: A Manage Engine destacará as suas soluções baseadas na cloud que podem ajudar empresas de todos as dimensões a gerir a sua infraestrutura de TI de forma mais eficiente e económica.

Produtos em destaque:

  • ServiceDesk Plus Cloud: Esta solução é uma plataforma de assistência baseada na cloud que pode ajudar empresas de todas as dimensões a fornecer suporte 24/7 aos seus utilizadores;
  • Site 24/7 Cloud: Esta solução é uma plataforma de monitorização de infraestrutura de TI baseada na cloud que pode ajudar empresas de todos os tamanhos a manter os seus sistemas de TI em funcionamento.

Além disso, gostaríamos de mencionar o Programa de Capacitação de Parceiros. A ManageEngine lançou este ano um novo programa de certificação em espanhol e, em breve, em português/inglês para ajudar os Parceiros a vender e implementar as suas soluções de forma mais eficaz. Este programa oferece aos Parceiros uma variedade de benefícios, como formação, apoio de marketing e apoio técnico. Acesso a um portal exclusivo para Parceiros, materiais de marketing, etc. Realizamos eventos personalizados com Parceiros exclusivamente para a sua base de clientes, como eventos de pequeno-almoço, eventos de meio dia, jantares, entre outros.

 

Abel Aguiar, Executive Director & Board Member, Partner Channel Microsoft: As principais novidades que levaremos ao Canal serão centradas na Inteligência Artificial (IA). Atualmente, com a democratização do acesso à IA, com destaque para a sua aceleração através da IA Generativa, há um potencial enorme no mercado para entender cada vez melhor esta nova onda tecnológica e como é que a IA amplifica o conhecimento humano e exponencia a nossa criatividade em prol da humanidade. Em Portugal trabalhamos, faz muitos anos, com os nossos clientes, quer no setor privado quer no setor público, e Parceiros na área de Data e IA com muitos casos de sucesso incluindo também, mais recentemente, vários casos de utilização IA Generativa vários deles do domínio público.

No ALSO Channel Trends+Visions 2023 abordaremos três dimensões: 

  1. Em primeiro lugar, o papel dos Copilots de IA que estarão presentes em qualquer experiência na Cloud Microsoft, em todas as nossas áreas de solução, como colaboração, processos de negócio, criação de aplicações, cibersegurança ou criação de código;
  2. Em segundo lugar, a importância do Canal no que diz respeito à construção de aplicações para os clientes finais, assentes nos nossos serviços Azure AI, de modo a acelerar a transformação dos seus negócios e a potenciar a aplicabilidade da IA;
  3. Por último mas não menos importante, a relevância que os Parceiros de solução poderão conseguir no mercado ao serem capazes de adicionar IA às suas aplicações SaaS, à sua propriedade intelectual, para que possam consolidar ainda mais a sua posição no mercado como catalisadores de transformação do negócio dos clientes.

Sendo verdade o interesse elevado pela sociedade na IA, também o é na forma como a tecnologia está disponível – que deve primar pela confiança e segurança. Sem dúvida que este tem de ser um esforço conjunto, entre empresas, governos e consumidores de IA, para garantir que inovamos mas de uma forma eticamente responsável. 

 

Pedro Miguel Fernandes, Head of Sales, Retail & B2B Channel Samsung: A próxima edição do ALSO Channel Trends+Visions 2023 é uma oportunidade para a Samsung promover não só as mais-valias dos recém-lançados equipamentos “dobráveis”, o Galaxy Z Fold5 e o Galaxy Z Flip5, como também para apresentar a sua gama de equipamentos robustos que oferecem uma eficiência extra aos dispositivos Samsung, mesmo em condições adversas. Uma gama preparada para AR (Realidade Aumentada) e para tornar os ambientes de trabalho mais interativos. Tudo isto aliado à classificação de padrão internacional de IP68, estas unidades estão preparadas para resistir à água, poeira e areia.

Além dos equipamentos, o foco estará também nas soluções que a Samsung tem vindo a desenvolver e a colocar no mercado que garantem a segurança dos nossos Parceiros e clientes, como a plataforma de segurança Samsung Knox que garante, logo à partida, um bloqueio para possíveis ciberataques através dos dispositivos móveis.

Serão Parceiros Diamond no evento. Qual a relevância de estar com este nível de Parceria no ALSO Channel Trends+Visions 2023?

 

Miguel Saldanha, HP: Sendo a ALSO um dos nossos principais distribuidores locais e internacionais, não podíamos deixar de participar nesta iniciativa de forma significativa. Quando a ALSO nos lançou este desafio, ficou claro logo de início que era muito importante para a HP aproveitar esta oportunidade para reforçar a sua Parceria e estar mais próximo do seu Canal de revendedores.

 

Patricia Pozuelo Real, Intel: A Intel tem um compromisso sólido e uma forte ligação com todo o ecossistema de distribuição. No caso da ALSO, é um Distribuidor Autorizado da Intel há mais de dez anos, e ao longo de todos esses anos construímos juntos uma Parceria sólida e confiável em vários países. No que diz respeito à região da Península Ibérica, começámos recentemente a colaboração, mas já identificámos uma excelente oportunidade para impulsionar o negócio em conjunto em todo o território.

 

Rui Gouveia, Lenovo Portugal: A ALSO é um dos líderes no fornecimento de soluções tecnológicas da indústria e um Parceiro fundamental no desenvolvimento do nosso negócio. Apoiamos este evento que nos parece muito relevante para aproximar os fabricantes dos Parceiros, para fomentar networking, potenciar negócios, falar de novas tecnologias, tendências e partilha de visões e desafios comuns. A Lenovo é uma empresa que, como é reconhecido, privilegia o Canal, e faz parte da nossa estratégia estar sempre ao lado dos Parceiros.

 

Andrés Mendoza, ManageEngine: Certamente sim. O Grupo ALSO é um dos nossos principais distribuidores no mercado europeu e possui uma vasta experiência e conhecimento no setor de distribuição. Após a aquisição estratégica da Ireo, estamos confiantes de que acrescentarão um elevado valor, não apenas para os revendedores, mas também para os clientes. Com o nosso suporte atempado, estamos positivos de que ajudarão a expandir o negócio a um ritmo dinâmico e excederão as nossas expectativas nos próximos anos.

 

Abel Aguiar, Microsoft: É com entusiasmo que a Microsoft se associa, através do mais alto nível de parceria, ao evento ALSO Channel Trends+Visions 2023. Para nós, a parceria com a ALSO tem já vários anos de colaboração e é importante estarmos ao lado de um Parceiro relevante para a Microsoft como a ALSO é.

Acreditamos que é um momento importante para partilharmos a nossa visão para o Canal, as novidades da nossa oferta nas várias áreas de solução e as ações que os nossos Parceiros podem tomar para tirar o maior partido dos nossos programas, com enfoque em investimentos, incentivos e capacitação. Mas é também um momento para receber feedback do Canal, entender onde podemos trabalhar melhor, como podemos ser mais eficazes em conjunto para superar as expectativas dos nossos clientes.

Simultaneamente, será um momento relevante para testemunhar a estratégia da ALSO in loco, no seguimento da aquisição da jp.di por parte da ALSO, e como este novo contexto multinacional trouxe sinergias para a execução da sua operação em Portugal. 

 

Pedro Miguel Fernandes, Samsung: Somos Parceiros da ALSO há mais de 20 anos, um dos nossos distribuidores de referência para as diversas áreas de negócio e setores de atividade em que a Samsung se insere. Nesse sentido, vemos este evento como uma excelente oportunidade para estarmos lado a lado com a equipa da ALSO e apresentar, uma vez mais, as melhores soluções tanto ao nível dos equipamentos, como ao nível de serviços e soluções, nomeadamente, em termos de segurança e operabilidade.

Qual a sua visão e planos para o desenvolvimento do Canal em conjunto com a ALSO Portugal?

 

Miguel Saldanha, HP: Estamos neste momento a desenvolver, em conjunto com a ALSO, uma série de iniciativas que têm como alvo estarmos mais juntos do nosso Canal de proximidade, com melhor suporte e maior rapidez. Para além disto, e aproveitando a extensão internacional e forte portfólio de serviços do ALSO Group, a HP está a trabalhar com a ALSO Portugal na possibilidade de incorporar no negócio local alguns serviços de valor acrescentado.

 

Patricia Pozuelo Real, Intel: A nossa estratégia conjunta de entrada no mercado será baseada em três premissas principais: Aproximar-nos do ecossistema português através de iniciativas que nos permitam criar valor sustentável ao longo do tempo para todo o Canal; alavancar e promover a preferência pelas soluções da Intel, sendo a ALSO um elemento-chave para garantir o crescimento dos negócios; continuar a transformar o negócio para satisfazer as necessidades atuais dos clientes, juntamente com os interesses futuros, em alinhamento com as estratégias globais de ambas as empresas.

 

Rui Gouveia, Lenovo Portugal: Ao nível de estratégia para o Canal, apostamos em três vetores - Enable, Connect, Grow. Queremos habilitar os Parceiros com o portfólio mais completo e competitivo do mercado e dotá-los de formação e ferramentas que respondam às suas necessidades. O nosso portal de Parceiros está em constante melhoria e o feedback dos parceiros é excelente, destacando a sua simplicidade e rapidez que permite, aumentando o número de parceiros inscritos diariamente. A ALSO apoia-nos na divulgação, tanto desta ferramenta, como do nosso Programa de Canal. Em relação ao segundo pilar, queremos fortalecer a nossa relação com os Parceiros e disponibilizar especialistas que suportem o seu negócio, e nesse aspeto a ALSO também desempenha também um papel muito relevante. Por último, queremos que os Parceiros sejam recompensados pelo seu investimento na Lenovo para poderem crescer connosco, tanto em volume de negócio como em rentabilidade.

 

Andrés Mendoza, ManageEngine: A ManageEngine é uma marca reconhecida no mercado ibérico para o segmento de PMEs. Estamos agora a avançar para o mercado empresarial de grande porte, onde a marca desempenha um papel crucial. Como marca, estamos prontos para apoiar o nosso Parceiro de negócios a investir nas áreas certas para construir um ecossistema que inclua a captação, o desenvolvimento e o suporte dos Parceiros de Canal certos. Para começar, vamos lançar uma plataforma exclusiva de formação e certificação online em língua portuguesa, que pode ser usada para formar recursos em funções como vendas, pré-vendas e implementação. Estamos prontos para investir na realização de seminários técnicos periódicos para aprimorar as suas habilidades, permitindo-lhes vender e dar suporte aos seus clientes de forma mais eficaz. Para Canais qualificados, investimos em eventos para criar novas oportunidades para a marca entre os seus clientes existentes.

 

Abel Aguiar, Microsoft: A nossa visão para o Canal passa por construirmos e vendermos IA Microsoft, aplicações na Cloud, serviços e dispositivos com os Parceiros, capacitando as pessoas e as organizações para conseguirem mais, para serem mais produtivas. No último evento mundial da Microsoft para Parceiros em julho, o Inspire, foi anunciado o novo programa para Parceiros chamado Microsoft AI Cloud Partner Program (MAICPP). A adição de IA ao nome do programa revela a importância redobrada que a Microsoft está a dedicar a esta nova vaga tecnológica.

O desenvolvimento do Canal passará, por um lado, por uma ligação clara entre capacitação dos Parceiros e das suas equipas e a elegibilidade para captar mais oportunidades no mercado e incentivos. Os clientes finais procuram Parceiros que os possam ajudar e acompanhar neste caminho de transformação tecnológica que tem um impacto enorme nos seus negócios. Se tivermos em conta que cerca de 80% das empresas em Portugal não têm uma pessoa dedicada ao IT dentro da organização e associarmos a isso a dificuldade existente em contratar pessoas com as qualificações necessárias para esta área fica evidente o papel crucial que os Parceiros desempenham bem como, consequentemente, a enorme oportunidade para rentabilizarem os seus recursos.

Em Portugal, contamos com mais de 4.000 Parceiros Microsoft, após um crescimento de 33% entre 2018 e 2022, e o potencial de negócio para os Parceiros é crescente dada a transversalidade e penetração da tecnologia Microsoft em território nacional. Com este contexto, é notória a importância que um distribuidor Microsoft, como a ALSO, tem pois acaba por representar a Microsoft no contacto directo com muitos destes mais de 4.000 Parceiros. É uma missão exigente mas que estamos certos que a ALSO tem reunidas as condições necessárias para nos ajudar a apoiar o Canal na transformação, que tem vindo a ocorrer nos últimos anos, para uma maior prestação de serviços em detrimento da pura revenda. 

 

Pedro Miguel Fernandes, Samsung: A Parceria de longa duração com a ALSO tem-nos dado a possibilidade de escalar a nossa ação comercial e o desenvolvimento da nossa estratégia de Canal (smb, corporate l, vars, etc.), estratégia esta fundamental para conseguirmos transmitir a nossa mensagem quer de clientes B2B como de B2C, uma vez que o nosso modelo de negócio é 100% indireto. Aquilo a que propomos desde sempre é que iremos continuar focados em desenvolver tecnologia que permita responder às necessidades atuais dos nossos parceiros. Esse é sem dúvida o nosso propósito e o caminho a percorrer.

 

O IT Channel é Media Partner do Also Channel Trends+Visions 2023

 

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