2015-1-07

EVENTOS

CES 2015: Veículos conectados e inteligentes são um dos pontos altos

Todos os anos as marcas de automóveis exibem as suas inovações tecnológicas no CES. Nesta edição os carros estão mais inteligentes do que nunca e, sobretudo, conectados.

CES 2015: Veículos conectados e inteligentes são um dos pontos altos

Interior do F015, da Mercedes, o carro mais futurista a marcar presença na edição deste do CES.

Apesar de não ter demonstrado nenhum veículo no CES, a Ford marcou o primeiro do certame ao refletir, durante a sua apresentação, sobre a forma como os automóveis, no futuro, irão recolher informação para se adaptarem às condições da estrada ou para encontrar estacionamento. Mark Fields, CEO da empresa, anunciou durante a sua apresentação o novo plano Smart Mobility, que promete resolver os atuais desafios de transporte à escala global. O objetivo é alavancar a conectividade atual, juntamente com mobilidade e big data, para levar a cabo 25 experiências em todo o mundo. Através de software e hardware open source, os developers poderão criar soluções que ajudarão a Ford a melhorar a experiência do utilizador. A empresa também anunciou planos para desenvolver a próxima geração de carros plenamente autónomos, estando a testar o Fusion Hybrid, uma automóvel autónomo que utiliza a tecnologia da carros semi autónomos da Ford e que inclui sensores para percecionar objetos e algoritmos avançados que ajudem a identificar tráfego automóvel e pedestre. “A nossa prioridade é produzir o primeiro automóvel Ford autónomo e torná-lo acessível às massas, melhorando verdadeiramente a vida dos consumidores”.

Mas outros fabricantes de peso levaram a Las Vegas as suas inovações, caso da BMW, que começou por demonstrar um tablet Samsung (customizado pelo fabricante sul coreano para a marca) integrado com o sistema do automóvel - o “Touch Command”. Este tem ainda uma dock no banco traseiro que permite aos passageiros utilizarem o tablet para mudar as estações de rádio, ajustar os assentos e a climatização, por exemplo. A má notícia é que só deverá surgir no mercado nos próximos dois anos.

O fabricante bávaro deu ainda a conhecer a nova geração do iDrive, sistema que suporta touchscreen e controlo por gestos, recorrendo a uma câmara montada no tejadilho para reconhecer os movimentos realizados pela mão direita do condutor. E os gestos podem ser programáveis – um movimento circular pode aumentar ou baixar o volume, um afastamento com a mão pode rejeitar uma chamada.

Trata-se de um sistema similar a um já demonstrado pela Volkswagen, no Golf R Touch, e parece que esta será uma tendência nas interfaces dos automóveis nos próximos anos. A Volkswagen anunciou, aliás, que irá lançar na Europa automóveis com a plataforma Android Auto e CarPlay, integrados na sua plataforma de bordo MIB II.

Ferrari, Mercedes e Volvo já adoptaram o CarPlay, enquanto a Audi prometeu fazê-lo no final do ano.

A Audi levou o A7, ou melhor, o A7 transportou-se a si próprio (já que é self driving) de São Francisco até Las Vegas, e desta vez (ao contrário do que havia acontecido o ano passado), não houve falhas técnicas. Na sua conferência de imprensa, o fabricante deixou antever um pouco do futuro quando chamou o A7 ao palco com um smartwatch. Isto antes de dar a conhecer o novo Q7, com Android Auto e Audi Tablet para controlo do interior do carro.

Mas foi a Mercedes a marca que mais impressionou o público do CES, com o seu ultra futurístico F015, que também dispensa condutor. O design em forma de bala grita “luxo”, as cadeiras giram a 360º para criar um ambiente de lounge no interior e também é inteiramente controlado por gestos - botões e maçanetas são instrumentos do passado...

Recomendado pelos leitores

Tech Business Summit reúne empresários em Santa Maria da Feira
EVENTOS

Tech Business Summit reúne empresários em Santa Maria da Feira

LER MAIS

Tech Business Summit: “É preciso fazer subir um degrau nas competências das nossas pessoas”
EVENTOS

Tech Business Summit: “É preciso fazer subir um degrau nas competências das nossas pessoas”

LER MAIS

IT Security e Sophos organizam live event sobre adversários ativos
EVENTOS

IT Security e Sophos organizam live event sobre adversários ativos

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.