2015-1-07

EVENTOS

Super Alta Definição chega aos consumidores

CES 2015: Samsung apresenta SUHD TV

A Guerra entre os gigantes coreanos tem agora outra frente de batalha, o 4k SUHD da Samsung e o 4k OLED da LG. Com a japonesa Sony a apresentar no CES 2015 televisores que optimizam a imagem SD e HD para UHD, este mercado do audiovisual doméstico conhece em 2015 um novo e grande impulso

CES 2015: Samsung apresenta SUHD TV

A Samsung JS9500 SUHD é o modelo bandeira da companhia para 2015

A Samsung teve como “estrela” da sua apresentação de novidades no CES 2015 a nova linha de televisores JS9500, 4K de ecrã curvo com uma tecnologia que o fabricante denomina de SUHD.

Não sendo o “S” um acrónimo ( de Samsung? ) os novos 4k que comercialmente são genericamente chamados de Ultra High Defenition ( UHD) tem uma tecnologia de nano cristais que aplicados aos LED azuis permitem ao LCD uma melhor resposta cromática que o LCD retro iluminado com LED convencional

O fabricante alega que é a melhor imagem que a tecnologia pode dar, mas quando falamos de 4K falamos do limiar da percepção humana de resolução da imagem, logo o titulo também é reclamado por outros fabricantes com outras tecnologias em 4K nomeadamente os OLED da LG.

Os “nano cristais” já são usados pela Sony no que se chamou os “pontos quânticos” com resultados muito bons, pelo que o caminho seguido pela Samsung dá seguramente uma qualidade de imagem espetacular.

De acordo com o fabricante a tecnologia SHUD constrói uma ainda maior ampla variedade de cores, cada vez mais precisas, traduzindo-se numa expressão cromática 64 vezes superior à das TVs convencionais Samsung.
 
O mecanismo de remasterização das SUHD analisa, automaticamente, o brilho das imagens, de forma a minimizar o consumo de energia adicional, ao mesmo tempo que exibe níveis de contraste impressionantes, capazes de criar imagens com negros ainda mais escuros e um brilho 2.5 vezes mais acentuado, quando comparado com  as TVs convencionais Samsung.
 
 
Quando a Samsung introduziu o ecrã curvo em 2013, trouxe uma nova dimensão na experiência de “Home Entertainment” dos consumidores.
 
A Samsung SUHD TV JS9500 possuirá o design bisel Chamfer, que dará ainda mais profundidade ao ecrã da TV, com uma moldura elegante. O modelo JS900 SUHD TV possui um acabamento suave e com textura folhada, dando à TV a sua curva elegante a partir de qualquer ângulo.
 
Smart TV
 
A novidade para 2015 é que todas as Smart TVs da Samsung, incluindo as novas SUHD TVs, serão construídas com base no Tizen, uma plataforma de código aberto com suporte para o desenvolvimento de apps de TV, conforme o web standard.
 
Graças ao Tizen, a nova plataforma de Smart TV da Samsung não só apresenta um conjunto de novas funcionalidades, como também possibilita aos consumidores um acesso intuitivo, uma experiência de entretenimento mais integrado e mais escolhas para conteúdos.
 
A Samsung disponibilizará três novos segmentos de SUHD TVs – JS9500, JS9000 e JS8500 – em nove tamanhos de ecrã, desde as 48” até às 88”, para que os consumidores consigam adquirir, não só, a melhor imagem possível, como também uma TV que melhor se adequa às necessidades.

Nos Estados Unidos estão já estabelecidos acordos entre a Samsung e vários fornecedores de conteúdo para streaming em 4K como a Amazon, Comcast, DirectTV entre outros.

Em Portugal ainda não existe serviço de 4K, mas tanto a MEO como a NOS já declararam intenção de disponibilizar canais experimentais 4K ainda esta ano.
Porém serviços 4K de outros operadores internacionais poderão ser acedidos a partir do nosso país em streaming desde que a conectividade do consumidor esteja no mínimo entre os 15 Mbps e 20 Mbps , reais e estáveis.

Recomendado pelos leitores

Tech Business Summit: “É preciso fazer subir um degrau nas competências das nossas pessoas”
EVENTOS

Tech Business Summit: “É preciso fazer subir um degrau nas competências das nossas pessoas”

LER MAIS

Tech Business Summit reúne empresários em Santa Maria da Feira
EVENTOS

Tech Business Summit reúne empresários em Santa Maria da Feira

LER MAIS

IT Security e Sophos organizam live event sobre adversários ativos
EVENTOS

IT Security e Sophos organizam live event sobre adversários ativos

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.