2017-10-10

VENUE

Canalys Channels Forum 2017

Canalys: Ambiente de grande otimismo no maior evento de Canal da Europa

Os Parceiros de Canal da Europa estão a crescer mais de 7% em 2017 e os distribuidores 4%, avançou Steve Brazier, presidente da Canalys e an trião do maior evento do Canal de IT na EMEA, o Canalys Channels Forum, que decorreu em Veneza

Canalys: Ambiente de grande otimismo no maior evento de Canal da Europa

Steve Brazier, Presidente e CEO da Canalys

A 10ª edição do Canalys Channels Forum celebrou-se dias 4 e 5 de Outubro em Veneza, Itália, com a participação de 1.000 parceiros europeus e os principais vendors do mercado. Durante dois dias, marcas como a HP, HPE, Dell EMC, Lenovo e Schneider Electric, entre outras, explicaram a sua estratégia e antevisão para os próximos anos, na voz dos seus principais lideres.

O evento iniciou-se com o keynote do CEO e analista da Canalys, Steve Brazier, que avançou que o atual trimestre será o melhor em termos de crescimento dos últimos 10 anos, prevendo que o crescimento do Canal esteja assegurado para os próximos três, a um ritmo não inferior a 5% ao ano. O hardware não está morto Outras previsões da Canalys para os próximos dois anos incluem o dado de que o hardware, incluindo o PC, continuará a ser 50% da receita do Canal em 2020 verificando-se um aumento de preços, com o hardware a voltar a dar margem em muito segmentos. Ciclicamente alguns segmentos do hardware serão “comoditizados” para logo renascerem depois de reinventados - O PC estava morto para o Canal e o armazenamento brilhava ainda há pouco tempo, mas agora é o armazenamento que está "comoditizado" e o PC que volta a brilhar.

"Não há nenhuma evidência que nos diga que o hardware no seu todo vá deixar de ser o principal motor do Canal nos anos vindouros”, disse. Steve Brazier deixou ainda uma previsão onde arrisca a sua reputação como analista: a Microsoft abandonará o Surface em 2019, por razões de margem, mas também por razões de relações com os seus OEM face ao emergir do OS da Google. Sobre a cloud, avança que vai estar cada vez mais dependente da distribuição “two-tier”, ou da colaboração entre vendors, distribuidores e Parceiros em pelo menos metade dos negócios realizados pelos providers gigantes. 

 

Quatro dos maiores parceiros europeus concordam num ponto central: escutar onde o cliente quer estar, não onde a indústria que devem estar

 

Crescimento por mercados Verticais

Os verticais identificados como os de maior crescimento são:

  • Retalho – Analítica, digital signage, omnichannel, stock rotativo.
  • Indústria – IoT, robótica, analítica do Supply Chain; Educação – Segurança, smart buildings e bem-estar.
  • Saúde – Medicina à distância, Imagiologia com inteligência artifical, prevenção da infeção hospitalar.
  • Transportes – Veículos autónomos, controlo de acesso, manutenção preventiva baseada em analítica, gestão de frotas.
  • Agricultura – Controlo de pragas, irrigação inteligente, hidropónica computorizada, vigilância por drones.
  • Finança – Análise da compliance, deteção de fraude, balcões virtuais.
  • Governos – Smart cities, saúde pública, gestão de resíduos, conetividade.

 

Crescimento por tecnologias

O Edge Computing é tido já como o maior drive de crescimento nos próximos anos por parte dos analistas da Canalys. O on-premises está de volta, e são as novas tecnologias da cloud privada e híbrida que permitem este desenvolvimento. Segurança – Nos próximos anos as tecnologias de segurança continuarão a crescer acima da média do mercado, puxadas pelos exemplos de avultados prejuízos operacionais e de capital, consequência de falhas de grande dimensão que vão sendo conhecidas.

Os grandes gigantes da Cloud continuarão a crescer, e com eles os serviços que os Parceiros disponibilizam. Porém, o crescimento do investimento dos grandes players continuam a ser maior que o crescimento das suas vendas, o que poderá desacelerar a prazo a própria cloud, assim como as crescentes questões de compliance, onde ganha território o edge.

A chamada de atenção final aos Parceiros de Canal acaba por ser surpreendente, com o presidente da Canalys a afirmar que, para muitos Parceiros, a forma tradicional de conduzir o negócio e servir o cliente continua a ser a forma mais lucrativa de atuar, e que os Parceiros devem ser cautelosos sobre propostas disjuntivas dos fabricantes, propostas essas que já provaram no passado não serem por vezes favoráveis, nem ao Canal nem ao cliente. “Escutem o vosso cliente, ele que decida onde quer estar. Não deem tanta importância aos vendors e ao analistas sobre onde o vosso cliente deveria estar”.

Recomendado pelos leitores

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR
VENUE

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR

LER MAIS

HP renova gama profissional com IA para “humanizar a experiência colaborativa”
VENUE

HP renova gama profissional com IA para “humanizar a experiência colaborativa”

LER MAIS

IT Security Conference apresenta Parceiros
VENUE

IT Security Conference apresenta Parceiros

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.