2024-5-14

VENUE

Axis Open Lisboa: “Estamos a investir e queremos apoiar o mercado português”

Esta terça-feira decorreu o evento Open Lisboa, organizado pela Axis Communications, que contou com a apresentação dos novos produtos e soluções da empresa, bem como das tendências que estão a assinalar o mercado de segurança

Axis Open Lisboa: “Estamos a investir e queremos apoiar o mercado português”

Matteo Scomegna, diretor-geral do Sul da Europa da Axis Communications

A Axis Communications organizou esta terça-feira o evento Open Lisboa, no Convento do Beato, em Lisboa, para apresentar os novos produtos da empresa e as mais recentes tendências no mercado de segurança, particularmente de videovigilância, com especial enfoque em temáticas como inteligência artificial (IA), cibersegurança, transformação digital, sustentabilidade e cloud.

O evento assinalou a celebração do 40.º aniversário da Axis. “Podemos dizer que o Open da Axis faz parte do nosso ADN desde o início”, começou por introduzir Matteo Scomegna, diretor-geral do Sul da Europa da Axis Communications. “Quando entrámos no mercado, mudámos as regras de toda uma indústria”, disse, sublinhando a importância de “colaborar e ouvir o Parceiro”, mas também de “ser transparente quando as coisas não correm como gostaríamos”.

Baseando-se em dados da Omdia, Scomegna referiu que, no que respeita a quota de mercado dos principais players do mercado de videovigilância, “mais de 70% do mercado corresponde a dez empresas. É muito importante escolher bem a empresa com a qual querem trabalhar”. Espera-se que o mercado, entre 2022 e 2027, registe um crescimento de 9.2%. No ano passado, o mercado português alcançou 43 milhões de dólares, segundo o diretor-geral do Sul da Europa.

A isto Bruno Azula, Sales Manager Iberia da Axis Communications, acrescentou que “estamos a investir e queremos apoiar o mercado português”, destacando particularmente a contratação de um novo Account Manager, Filipe Oliveira, em 2023, para “apoiar o mercado e os novos Parceiros. Estamos abertos para desenvolver novas soluções e ajudar a implementá-las no setor de segurança”, frisou Azula.

A Axis, disse, “está a crescer a dois dígitos” e um dos seus pontos-chave é o seu “ecossistema confiável”, composto por arquitetos e engenheiros, distribuidores, integradores de sistemas e fornecedores de software e hardware, que “colaboram muito estreitamente connosco”. Azula mencionou ainda a inauguração do novo Axis Experience Center, em Madrid, para oferecer aos clientes e Parceiros a oportunidade de conhecer e experimentar as mais recentes inovações e soluções de segurança.

Transformação digital, regulação e IA: as tendências no setor de segurança

 

Pedro Alfaro, Regional Manager de Southern Europe da Axis Communications

Pedro Alfaro, Regional Manager de Southern Europe da Axis Communications, centrou a sua apresentação nas mais importantes tendências que estão a marcar o setor de segurança. 

A transformação digital está a tornar-se, indubitavelmente, cada vez mais uma prioridade para qualquer empresa independentemente do setor em que opera. Para Pedro Alfaro, trata-se da “proteção de pessoas” e da “eficiência operacional” de processos, existindo uma “grande oportunidade”.

Também a regulamentação reforçada é uma tendência emergente. “Vemos cada vez mais diretivas e nós, fabricantes, temos de as considerar no desenvolvimento, na aplicação e no uso de tecnologias”, disse, salientando a necessidade da colaboração entre fabricantes, Parceiros e clientes para garantir a conformidade.

Pedro Alfaro referiu também a perspetiva do “sistema completo”, visto que um projeto “deve ser pensado na sua totalidade”, sendo essencial considerar elementos como a sua manutenção e o seu ciclo de vida.

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA), especialmente a IA generativa, e a sua repercussão no tecido empresarial está na ordem do dia. “Acreditamos que pode ajudar bastante na melhoria das analíticas e na operação e eficiência”, defendeu o Regional Manager de Southern Europe, que mencionou ainda o surgimento de regulações para a tecnologia, como o AI Act.

Luna Bianchi, Co-CEO da Immanence

 

Para abordar a temática da inteligência artificial subiu ao palco Luna Bianchi, Co-CEO da Immanence, uma start-up de consultoria que ajuda as empresas a avaliar o impacto ético e o risco da IA. “Se hoje temos a IA a tomar tantas decisões que influenciam as nossas vidas”, como a seleção de um currículo de um candidato para uma vaga de emprego, “é importante encontrarmos uma maneira de garantir que a máquina atue e decida de acordo com a complexidade humana”, alertou Bianchi.

Formar Parcerias de confiança: Genetec e Milestone

 

Alberto Alonso, Solutions Engineer Southern Europe da Axis Communications

Alberto Alonso, Solutions Engineer Southern Europe da Axis Communications, abordou a forma como a empresa procura construir a confiança nos Parceiros, nos clientes e no mercado em geral, priorizando “sempre a responsabilidade e o respeito”

O profissional mencionou quatro vertentes através da qual a empresa cultiva estes valores: “respeitar as pessoas”; “cuidar do planeta” e “pensar sempre como vamos reduzir a pegada de carbono”, através da inovação sustentável; assegurar a “ética em todas as atividades de negócio”; e “assumir a nossa responsabilidade para um mundo mais seguro contra as ameaças cibernéticas”.

Neste sentido, a Axis, disse, reconhece a importância da formação, de fornecer ferramentas úteis e de “olhar para todo o ciclo de vida dos dispositivos e toda a cadeia de valor”, bem como de “atuar em conformidade e ajudar os Parceiros a atuar em conformidade”, com certificações como a ETSI, FIPS, UN Global Compact e EcoVadis Silver.

Segundo Alberto Alonso, a empresa visa oferecer aos seus Parceiros “vídeo de qualidade”, “metadados precisos”, “dados confiáveis” e eventos. Foi neste contexto que o Solutions Engineer Southern Europe destacou dois Parceiros da Axis: a Genetec e a Milestone.

Elías Calvar, Account Executive Iberia da Genetec

 

Para Elías Calvar, Account Executive Iberia da Genetec, a Parceria com a Axis tem como principais objetivos a integração nativa em todos os dispositivos Axis, com uma arquitetura aberta, e a segurança unificada.

A Genetec Security Center, segundo explicou Elías Calvar, apresenta-se como uma plataforma com diversos módulos principais – proteção da privacidade, analítica de vídeo, comms, monitorização de intrusão, níveis de ameaça e gestão da identidade – ampliados por um portfólio de dispositivos, complementos e plugins. A plataforma permite a integração de câmaras nativas, de câmaras body-worn, VMD, ACAP e eventos de análise, entre outros.

A cibersegurança é também um pilar da Parceria, através da oferta de produtos seguros desde a conceção e seguros por defeito, bem como pela “política aberta sobre as falhas para otimizar as soluções dos clientes”, com a Autoridade de Numeração CVE.

Recentemente, a Genetec lançou a sua nova plataforma – Security Center SaaS – que procura “levar tudo isto ao mundo da cloud”, incluindo sistema on-premises, portal de Parceiros, managed appliances, apps de clientes e dispositivos direct-to-cloud (como câmaras e controladores de porta), explicou Elías Calvar.

 

Jorge García-Nieto Guitar, Channel Business Manager Iberia da Milestone

No que respeita a Parceria da Axis com a Milestone, Jorge García-Nieto Guitar, Channel Business Manager Iberia da Milestone, apresentou a plataforma aberta XProtect, que visa oferecer inovação, escalabilidade, liberdade de escolha e cibersegurança.

“Os clientes querem fazer uma compra que dure muitos anos”, afirmou Jorge García-Nieto Guitar, mencionando “a capacidade que a XProtect tem de se adaptar a qualquer projeto, com poucas câmaras ou milhares de câmaras”.

Além disto, o profissional apresentou a Axis Optimizer for Milestone XProtect, que dispõe de funcionalidades como pesquisa forense, gestão dewarped de vídeo, automação, gestor de sistemas de áudio, assistente de câmara, atualização automática, eventos em tempo real, entre outros.

Novos produtos da Axis chegam ao mercado em 2024

A Axis lançou mais de 150 produtos em 2023. Durante o evento Open, David Needham, EMEA Business Development Manager da Axis Communications, e Alexander Schütte, Global Product Manager da Axis Communications, subiram ao palco para apresentar os produtos que passarão a integrar o portfólio da empresa em 2024.

David Needham, EMEA Business Development Manager da Axis Communications

 

Este ano, chegam ao mercado um vasto conjunto de novas câmaras da Axis, incluindo panorâmicas, bullet, body-worn e explosion-protection. Uma novidade são as AXIS Dome Camera P3268-SLVE e Axis Dome Sensor F4105-SLRE, que, segundo Needham, são de aço inoxidável, sendo, por isso, úteis em ambientes agressivos, bem como para monitorização de processos e visão geral em área estéril. 

A AXIS M5526-E PTZ dispõe de 4MP com um zoom ótico de 10x, oferecendo “uma qualidade extremamente boa”, e de inputs e outputs na câmara. A panorâmica P4708-PLVE é uma câmara multidirecional 2x4K com um endereço IP, com suporte para análises de IA.

A AXIS Q18005-LE/06-LE Bullet Camera tem uma resolução de 4MP, mas possui uma lente de 4,3-137 mm, permitindo fazer zoom em qualquer distância. A Q1808-LE Bullet Camera, por sua vez, é frequentemente utilizada em aplicações como estádios desportivos.

Já a AXIS Q1961-XTE Explosion-Protected Thermal Camera foi concebida para ambientes propícios a explosões, possibilitando uma monitorização da temperatura que poderá gerar um alarme caso fique demasiado quente ou demasiado frio.

 

Alexander Schütte, Global Product Manager da Axis Communications

Ainda relativamente às novas câmaras, Alexander Schütte apresentou a AXIS D2210-VE e a AXIS 1686-DLE Radar-Video Fusion Camera, as novas adições à família de radares; a AXIS Q9307-LV Dome Camera, que oferece vídeo 5MP e áudio two-way e é resistente a limpezas químicas; e a AXIS W120 Body Worn Camera, que permite live streaming através de Wi-Fi ou de LTE/4G.

Dos dispositivos inteligentes, destaca-se o A9210 Network I/O Relay Module, que, de acordo com Schütte, é flexível e garante suporte até 128 I/O e 64 Relay. A nível de áudio, a Axis anunciou o lançamento dos produtos AXIS C1310-E Mk II Network Horn Speaker e AXIS C1610-VE Network Sound Projector, para ambientes exteriores, bem como o primeiro horn speaker protegido, o Axis XC1311 Explosion Protected Network Horn Speaker.

Relativamente à analítica, Schütte anunciou o AXIS Object Analytics, que permite a deteção de objetos baseada em IA com funcionalidades como crossline counting, e o AXIS Audio Analytics, que possibilita a análise de áudio para gerar insights acionáveis, detetando gritos e picos sonoros repentinos.

Por fim, David Needham apresentou o software de gestão de vídeo Axis Camera Station, referindo que, através de uma interface, é possível aceder a todos os produtos, incluindo câmaras, áudio e dispositivos de sistema, controladores de porta, intercomunicadores de rede, entre outros.

Ainda mais, a Axis oferece duas soluções associadas à Axis Camera Stations: a Axis Camera Station Edge, uma solução de cloud híbrida que utiliza o “poder” dos dispositivos edge da Axis, sem necessitar de um servidor ou NVR; e a Axis Camera Station Pro, concebida para operadores profissionais e ativos e com suporte para dispositivos de terceiros.

ARTIGOS RELACIONADOS

Ingecom reúne Parceiros e clientes em evento de ‘speed dating’ com fabricantes
VENUE

Ingecom reúne Parceiros e clientes em evento de ‘speed dating’ com fabricantes

LER MAIS

Ricoh: “Quando escolho um sistema [de gestão documental], tenho de garantir que evolui comigo”
VENUE

Ricoh: “Quando escolho um sistema [de gestão documental], tenho de garantir que evolui comigo”

LER MAIS

HPE Aruba Networking Live Session 2024: “Estamos a sentir a potência no mercado para soluções de rede”
VENUE

HPE Aruba Networking Live Session 2024: “Estamos a sentir a potência no mercado para soluções de rede”

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Assista gratuitamente ao Live Event de Networking
VENUE

Assista gratuitamente ao Live Event de Networking

LER MAIS

Ricoh: “Quando escolho um sistema [de gestão documental], tenho de garantir que evolui comigo”
VENUE

Ricoh: “Quando escolho um sistema [de gestão documental], tenho de garantir que evolui comigo”

LER MAIS

HPE Aruba Networking Live Session 2024: “Estamos a sentir a potência no mercado para soluções de rede”
VENUE

HPE Aruba Networking Live Session 2024: “Estamos a sentir a potência no mercado para soluções de rede”

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.