2015-8-06

EVENTOS

A Capgemini Portugal apoia a 1ª edição do SCRUMDAY Portugal

Subordinada ao tema "Como aumentar a competitividade das Tecnologias de Informação em Portugal". O SCRUMDAY Portugal - Lisbon Edition 2015 reúne equipas, gestores e decisores e para promover a utilização de práticas Agile no desenvolvimento de soluções de TI que permitam alcançar os objectivos de negócio, aumentar a competitividade, o volume de receitas e entregar valor.

A Capgemini Portugal apoia a 1ª edição do SCRUMDAY Portugal

A Capgemini, associa-se à 1ª edição do SCRUMDAY Portugal, que irá ter lugar no dia 1 de Outubro, em Lisboa.
O SCRUMDAY Portugal 2015, que irá trazer ao nosso país os mais reputados oradores e especialistas internacionais em práticas Agile, nomeadamente de SCRUM, de entre os quais se destacam: Corey Glickman (especialista mundial da Capgemini em Design e Inovação), Mário Moreira (consagrado autor, SCRUM Master e VP of Client Engagement and Agile Consultant with Emergn Ltd), Oana Juncu (especialista em desenvolvimento de software e sistema de gestão, fundadora da Comerge e Agile Transformation Facilitator), Peter Stevens (Certified Scrum Trainer na Suíça, Portugal, Itália e Índia e Co-Fundador do Scrum Breakfast Club), Steve Denning (reputado autor de vários best sellers, membro da direcção da SCRUM Alliance, fellow da Lean Software Society, ex-director do Banco Mundial e colaborador regular da Forbes) e Thomas Friend (Tenente Coronel da Força Aérea Norte Americana, Agile Consultant, PMI-ACP, CSP, PSM, CSM, AHT, Flex Coach e Project Manager com uma experiência de mais de 20 anos em vários setores de atividade, nomeadamente, e entre outros: banca, telecomunicações e energia).

O SCRUMDAY Portugal é um evento de entrada livre, mas com obrigatoriedade de registo prévio, composto por conferências, workshops, sessões de teambuilding, espaços de networking, think tanks, e muito mais, para ajudar a implementar o SCRUM nas organizações e como forma de abordar projectos complexos.

A conferência decorrerá no Hotel Tivoli, no Palacete Centro de Conferências e Eventos, em Lisboa. Iniciar-se-á com uma apresentação transmitida por webcast a que se seguirá um conjunto de relevantes apresentações dos mais consagrados especialistas nestas matérias e que irão explicar,
detalhadamente, o que são e para que servem as práticas Agile, o Scrum em particular, e a forma como podem impactar os mais variados setores de atividade (Administração Pública, Defesa, Banca, Seguros, Saúde, Tecnologias) contribuindo para acelerar a transformação digital, a entrada ou/e a sustentação das empresas no novo paradigma da Economia Digital, tornando-as mais competitivas e rentáveis.

Este importante evento contará também com um think tank, onde especialistas de todo o mundo irão colaborar e fazer um brainstorming apresentando ideias, planos e soluções para tornarem as tecnologias de informação mais competitivas em Portugal e respeitos caminhos de implementação.

A abertura da conferência será da responsabilidade de Manny Gonzalez, CEO da SCRUM Alliance, ao qual se seguirá um importante conjunto de apresentações subordinadas aos seguintes temas: “How can Portugal be a Technology and Business Leader on IT through Agile practices?”, que terá como keynote Mário Moreira; “How to connect the dots, Why Agile – Lean, are the foundation of Military/Governance methods? Agile in the Government”, que terá como keynote Thomas Friend; “How can Business and Technical Units Collaborate Effectively?” cuja keynote será Oana Juncu; e “Design Thinking 2.0 - Will LEAN Prototyping be the New Way to Design for IOT”, que terá como keynote Corey Glickman, da Capgemini América. Já da parte da tarde a conferência retomará com uma creative afternoon warm-up - "LEGO Serious Play Momentum", conduzida por Oana Juncu, a que se seguirá um debate subordinado ao tema “How to Improve Portuguese IT Competitiveness?”, moderado por Peter Stevens e no qual participam os oradores da manhã (Mário Moreira, Thomas Friend, Oana Juncu e Corey Glickman) e aos quais se irão reunir o Professor Doutor João Pinto, da FEUP e Lean Management e Hugo Lourenço, Chairman da conferência e profissional em práticas Agile.

A conferência terminará com a intervenção de Steve Denning, da Forbes e autor dos livros "Radical Management" e “Storytelling”, que irá partilhar a sua visão sobre “A Learning Consortium for the Creative Economy”. Hugo Lourenço encerrará a conferência, seguindo-se um cocktail com uma sessão de autógrafos de Mário Moreira e a apresentação do SCRUM Breakfast Club Portugal por Peter Stevens.

Ainda no âmbito do SCRUMDAY Portugal, irão ter lugar no dia 2 de Outubro dois eventos paralelos que decorrerão no período da manhã: um evento fechado e exclusivo para as Forças Armadas e Forças de Segurança, que tem como objetivo explicar as potencialidades do Agile neste setor de atividade, e onde teve origem. A apresentação fica a cargo de Hugo Lourenço e Thomas Friend, que irá explicar a forma como o Agile ajudou o FBI no Projeto Sentinela. O segundo evento, que decorrerá também da parte da manhã, e será aberto ao público, é uma sessão/workshop de Teambuilding - Lego® Serious Play®, conduzida por Oana Juncu.

Para Jorge Martins, CEO da Capgemini Portugal “As práticas Agile continuam a predominar e, de entre as várias frameworks, o SCRUM é a primeira escolha. Está comprovado que ampliam a flexibilidade, a produtividade, a entrega e que conseguem aumentar as receitas das organizações em cerca de 30%. Na Capgemini temos vindo a apostar cada vez mais em práticas ágeis, principalmente pela eficiência e liberdade de ideias que potenciam a criatividade no desenvolvimento de novos produtos, serviços ou/e resultados. Com o SCRUM transformamos o processo de gestão e entrega de um projecto complexo num projecto simples, focando-nos nas necessidades dos nossos clientes, delimitando prazos e custos, e entregando o máximo valor”.

Recomendado pelos leitores

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica
EVENTOS

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica

LER MAIS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa
EVENTOS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa

LER MAIS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR
EVENTOS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.