2020-10-14

CLOUD

Nutanix lança nova solução para administrar bases de dados em cloud híbrida

O Era 2.0, da Nutanix, permite aos departamentos de tecnologia ter um modelo de consumo as-a-Service que simplifica operações e reduz os custos

A Nutanix lançou o Era 2.0, a nova plataforma de gestão de múltiplas bases de dados para ambientes cloud híbrida e multicloud, que funciona num modelo de consumo as-a-Service e ajuda os departamentos de tecnologia a simplificarem as operações e reduzirem custos, a qualquer escala e em diferentes tipos de clouds. Com este lançamento, a Nutanix anuncia ainda a ampliação do suporte para os motores Postgres e SAP HANA, assim como uma solução conjunta desenvolvida com a empresa HCL.

As empresas procuram cada vez mais soluções tecnológicas que apoiem as suas estratégias de cloud híbrida e multicloud embora – e mesmo que hajam fornecedores que oferecem mobilidade de aplicações - ainda não seja comum vermos muita inovação no que se refere à gestão de bases de dados multicloud”, afirma Bala Kuchibohtla, SVP & General Manager, Nutanix Era, Databases and Business Critical Apps na Nutanix. “A Nutanix Era 2.0 nasce já com a nossa visão, de proporcionar uma solução comum de gestão de bases de dados de maneira independente, para ser possível adaptar a qualquer modelo cloud”.

Na HCL, ajudamos os nossos clientes a acelerar os seus projetos para modernizarem as infraestruturas, graças a uma base de dados segura, escalável e preparada para a Cloud-as-a-Service. Os nossos serviços, em conjunto com a plataforma Nutanix Era & HCI, permitem que as empresas tenham uma plataforma líder na automatização de bases de dados”, assinala Kalyan Kumar, Corporate Vice President e CTO, IT Services na HCL Technologies. “Mantemos uma estreita relação com a Nutanix e, com SKALE DB, iremos dar mais um passo para ajudar os nossos clientes a otimizarem os seus recursos e dados, assim como a impulsionarem as suas iniciativas digitais”.

A Nutanix Era permite uma gestão simplificada de bases de dados, combinando a escalabilidade e o rendimento do software HCI, com a flexibilidade de serviços de bases de dados preparados para a cloud. Com a Postgres e SAP HANA, a Nutanix Era 2.0 suporta ainda Oracle, Microsoft SQL Server, MySQL e MariaDB. Entre as principais novidades do Era 2.0, destacam-se a gestão simplificada de bases de dados em múltiplas cloud e clusters, suporte para SAP HANA a qualquer escala, suporte 24/7 para PostgreSQL e uma solução de base de dados totalmente as-a-Service com HCL Technologies.

A Nutanix Era 2.0 permite construir e gerir bases de dados através de múltiplas clouds, com ferramentas, standards e políticas de segurança mais consistentes. Esta solução permite escolher a cloud mais adequada para cada base de dados, simplificar as operações de múltiplos clusters e centros de dados distribuídos, e incorporar novos casos de uso, como o aproveitamento da cloud pública para aumentar a capacidade, desenvolvimento/teste, correção de limitações de capacidade e otimização remota da performance das bases de dados.

A Nutanix adicionou ainda a capacidade do Era na gestão de um dos principais motores de bases de dados relacionais: o SAP HANA. Graças a este suporte, os clientes podem disfrutar de uma experiência de gestão com “apenas um clique”, para as implementações de SAP HANA. A Nutanix foi uma das primeiras plataformas HCI a ser certificada para scale-up com SAP HANA e mais recentemente para scale-out, simplificando as instalações mais complexas de aplicações de negócio SAP e as soluções SAP de armazenamento de dados em SAP HANA.

A Nutanix anunciou ainda a ampliação do suporte 24/7 para o sistema Postgres. Além da competência, inclui ainda um suporte completo (end-to-end) para o motor de base de dados Postgres, além da plataforma de infraestrutura e os serviços de gestão Era. Tudo isto é feito pela equipa Nutanix, que permite tempos de resolução mais rápidos.

Alguns clientes procuram uma solução onde é possível gerir cada pormenor, razão pela qual a Nutanix está a trabalhar com a empresa líder em tecnologia HCL, para criar uma oferta conjunta impulsionada para Era 2.0. Assim, a SKALE DB, uma oferta conjunta da HCL e da Nutanix, permite que as empresas possam acelerar a modernização dos dados, graças a uma solução de Base de Dados como Serviço (DBaaS) segura e escalável.

Com os níveis atuais de dispersão de informação, a gestão das bases de dados é cada vez mais complexa. Empresas de todos os tamanhos procuram soluções para simplificar as operações, desde a sua criação até à gestão e manutenção das bases de dados”, comenta Mike Leone, Senior Analyst de ESG. “No que diz respeito à cloud, o Era 2.0 é uma solução agnóstica que pode simplificar as operações e ajudar os clientes a desbloquear a mobilidade dos dados”.

Recomendado pelos leitores

Use mais cloud. Por menos
CLOUD

Use mais cloud. Por menos

LER MAIS

Crescimento do mercado de cloud será superior a 30% entre 2021 e 2025
CLOUD

Crescimento do mercado de cloud será superior a 30% entre 2021 e 2025

LER MAIS

Lenovo ThinkAgile: Simplificar as IT e acelerar o tempo de valorização
CLOUD

Lenovo ThinkAgile: Simplificar as IT e acelerar o tempo de valorização

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 73 DEZEMBRO 2020

IT CHANNEL Nº 73 DEZEMBRO 2020

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.