2020-10-14

CLOUD

Nutanix lança nova solução para administrar bases de dados em cloud híbrida

O Era 2.0, da Nutanix, permite aos departamentos de tecnologia ter um modelo de consumo as-a-Service que simplifica operações e reduz os custos

Nutanix lança nova solução para administrar bases de dados em cloud híbrida

A Nutanix lançou o Era 2.0, a nova plataforma de gestão de múltiplas bases de dados para ambientes cloud híbrida e multicloud, que funciona num modelo de consumo as-a-Service e ajuda os departamentos de tecnologia a simplificarem as operações e reduzirem custos, a qualquer escala e em diferentes tipos de clouds. Com este lançamento, a Nutanix anuncia ainda a ampliação do suporte para os motores Postgres e SAP HANA, assim como uma solução conjunta desenvolvida com a empresa HCL.

As empresas procuram cada vez mais soluções tecnológicas que apoiem as suas estratégias de cloud híbrida e multicloud embora – e mesmo que hajam fornecedores que oferecem mobilidade de aplicações - ainda não seja comum vermos muita inovação no que se refere à gestão de bases de dados multicloud”, afirma Bala Kuchibohtla, SVP & General Manager, Nutanix Era, Databases and Business Critical Apps na Nutanix. “A Nutanix Era 2.0 nasce já com a nossa visão, de proporcionar uma solução comum de gestão de bases de dados de maneira independente, para ser possível adaptar a qualquer modelo cloud”.

Na HCL, ajudamos os nossos clientes a acelerar os seus projetos para modernizarem as infraestruturas, graças a uma base de dados segura, escalável e preparada para a Cloud-as-a-Service. Os nossos serviços, em conjunto com a plataforma Nutanix Era & HCI, permitem que as empresas tenham uma plataforma líder na automatização de bases de dados”, assinala Kalyan Kumar, Corporate Vice President e CTO, IT Services na HCL Technologies. “Mantemos uma estreita relação com a Nutanix e, com SKALE DB, iremos dar mais um passo para ajudar os nossos clientes a otimizarem os seus recursos e dados, assim como a impulsionarem as suas iniciativas digitais”.

A Nutanix Era permite uma gestão simplificada de bases de dados, combinando a escalabilidade e o rendimento do software HCI, com a flexibilidade de serviços de bases de dados preparados para a cloud. Com a Postgres e SAP HANA, a Nutanix Era 2.0 suporta ainda Oracle, Microsoft SQL Server, MySQL e MariaDB. Entre as principais novidades do Era 2.0, destacam-se a gestão simplificada de bases de dados em múltiplas cloud e clusters, suporte para SAP HANA a qualquer escala, suporte 24/7 para PostgreSQL e uma solução de base de dados totalmente as-a-Service com HCL Technologies.

A Nutanix Era 2.0 permite construir e gerir bases de dados através de múltiplas clouds, com ferramentas, standards e políticas de segurança mais consistentes. Esta solução permite escolher a cloud mais adequada para cada base de dados, simplificar as operações de múltiplos clusters e centros de dados distribuídos, e incorporar novos casos de uso, como o aproveitamento da cloud pública para aumentar a capacidade, desenvolvimento/teste, correção de limitações de capacidade e otimização remota da performance das bases de dados.

A Nutanix adicionou ainda a capacidade do Era na gestão de um dos principais motores de bases de dados relacionais: o SAP HANA. Graças a este suporte, os clientes podem disfrutar de uma experiência de gestão com “apenas um clique”, para as implementações de SAP HANA. A Nutanix foi uma das primeiras plataformas HCI a ser certificada para scale-up com SAP HANA e mais recentemente para scale-out, simplificando as instalações mais complexas de aplicações de negócio SAP e as soluções SAP de armazenamento de dados em SAP HANA.

A Nutanix anunciou ainda a ampliação do suporte 24/7 para o sistema Postgres. Além da competência, inclui ainda um suporte completo (end-to-end) para o motor de base de dados Postgres, além da plataforma de infraestrutura e os serviços de gestão Era. Tudo isto é feito pela equipa Nutanix, que permite tempos de resolução mais rápidos.

Alguns clientes procuram uma solução onde é possível gerir cada pormenor, razão pela qual a Nutanix está a trabalhar com a empresa líder em tecnologia HCL, para criar uma oferta conjunta impulsionada para Era 2.0. Assim, a SKALE DB, uma oferta conjunta da HCL e da Nutanix, permite que as empresas possam acelerar a modernização dos dados, graças a uma solução de Base de Dados como Serviço (DBaaS) segura e escalável.

Com os níveis atuais de dispersão de informação, a gestão das bases de dados é cada vez mais complexa. Empresas de todos os tamanhos procuram soluções para simplificar as operações, desde a sua criação até à gestão e manutenção das bases de dados”, comenta Mike Leone, Senior Analyst de ESG. “No que diz respeito à cloud, o Era 2.0 é uma solução agnóstica que pode simplificar as operações e ajudar os clientes a desbloquear a mobilidade dos dados”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Nutanix e Intel lançam laboratório de inovação em Parceria
NEGÓCIOS

Nutanix e Intel lançam laboratório de inovação em Parceria

LER MAIS

Fujitsu aumenta desempenho de aplicações baseadas em Nutanix
NEGÓCIOS

Fujitsu aumenta desempenho de aplicações baseadas em Nutanix

LER MAIS

Nutanix Portugal reúne 300 profissionais na sua primeira conferência online
EVENTOS

Nutanix Portugal reúne 300 profissionais na sua primeira conferência online

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.