2022-3-24

CLOUD

Gestão multicloud destaca-se entre as prioridades do IT no setor da saúde

Além do multicloud, a adoção de 5G e serviços baseados na inteligência artificial são as áreas onde se prevê que os gastos aumentem. A pandemia está também a levar as organizações de saúde a reforçar a estratégia de segurança, a implementar a tecnologia de autosserviço baseada em IA e a melhorar a infraestrutura de IT existente

Gestão multicloud destaca-se entre as prioridades do IT no setor da saúde

Há uma tendência global para evoluir para uma infraestrutura de IT multicloud que gere as clouds privadas e públicas de forma combinada. No entanto, pesquisas da Nutanix revelam que as organizações de saúde estão atrasadas em relação à média global nesta mesma adoção.

Entre os inquiridos na área da saúde, 30% afirma que a cloud privada é o modelo mais comum. No entanto, a adoção de uma arquitetura multicloud deverá aumentar de 27% para 51% nos próximos três anos.

"A evolução para uma infraestrutura de IT híbrida multicloud que englobe uma combinação de clouds privadas e públicas com interoperabilidade está em andamento e é necessária para que as organizações de saúde tenham sucesso", explica Joseph Wolfgram, CTO de Healthcare da Nutanix.

Os cuidados de saúde são altamente regulados e, provavelmente, têm sido mais lentos a adotar a cloud pública como uma componente genuína dos seus ambientes de IT por razões de segurança e privacidade. Embora a adoção multicloud tenha vindo a aumentar, a complexidade da gestão continua a ser um grande desafio para as organizações de saúde, com 92% dos inquiridos a concordarem que o sucesso requer uma gestão mais fácil através de infraestruturas multicloud.

Para responder aos principais desafios relacionados com a interoperabilidade, segurança, custo e integração de dados, 90% concorda que o ideal é um modelo híbrido multicloud.

No que diz no que diz na área da saúde, os principais desafios multicloud são a integração de dados através de clouds (49%), a gestão de custos (48%) e problemas de desempenho com sobreposições de rede (45%). 

A mobilidade de aplicações é importante. Todas as organizações de saúde (100%) mudaram uma ou mais aplicações para um novo ambiente de IT nos últimos 12 meses, provavelmente migrando-as de ambientes tradicionais para clouds privadas.

No entanto, 80% concordam que mover uma carga de trabalho para um novo ambiente em cloud pode ser dispendioso e demorado e citam a segurança (48%) como a razão mais frequente para se mover, ultrapassando a média de todas as indústrias (41%), seguindo-se o controlo da aplicação (38%) e a melhoria do desempenho (36%).

As principais prioridades em cuidados de saúde para os próximos 12 a 18 meses incluem a adoção de serviços 5G (47%) e AI/ML (46%), bem como a melhoria do BC/DR (45%) e da gestão multicloud (44%). Os inquiridos dizem ainda que a pandemia os levou a aumentar os seus gastos de IT em determinadas áreas, como o reforço da estratégia de segurança (62%), a implementação da tecnologia de autosserviço baseada em IA (60%), e a modernização da infraestrutura de IT existente (48%).

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais de 90% das empresas europeias têm serviços e plataformas multicloud
CLOUD

Mais de 90% das empresas europeias têm serviços e plataformas multicloud

LER MAIS

Adoção multicloud cresce 70% ano após ano
CLOUD

Adoção multicloud cresce 70% ano após ano

LER MAIS

A cloud híbrida e a multicloud vieram para ficar
A FUNDO

A cloud híbrida e a multicloud vieram para ficar

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.