Israel Serrano, Country Manager da INFINIDAT para Portugal, Espanha e Andorra em 2019-7-18

CLOUD

Advertorial

Explosão dos dados: quando o tamanho não importa

A explosão no volume dos dados com que as empresas lidam diariamente já não é um fenómeno exclusivo das grandes organizações e há que dar resposta às necessidades de empresas de todos os tamanhos

Explosão dos dados: quando o tamanho não importa

Existe uma ideia pré-concebida de que o crescimento vertiginoso dos dados das empresas a que assistimos hoje é algo que apenas diz respeito – e deve preocupar – as grandes organizações. Algures no tempo isto foi uma realidade. Mas já não é. 

Com efeito, o volume de dados está a atingir níveis estratosféricos em empresas de todas as dimensões. Desde 2011, a quantidade de dados gerados mais do que duplica a cada dois anos, superando a Lei de Moore, que previa que o poder de processamento dos computadores iria multiplicar- se por dois a cada 18 meses. Para controlar e utilizar de forma benéfica toda esta informação é preciso, antes de mais nada, saber lidar com ela, independentemente do tamanho da empresa. 

Atualmente, o maior desafio das empresas ainda é desenvolver a melhor forma de usar os dados para obter informações importantes e relevantes. Nesta missão, muitas empresas começam a perceber o poder dos dados para o seu negócio e a importância de os armazenar de forma segura e fiável, além de utilizar ferramentas de gestão e proteção que possibilitem ganhos de tempo e de rentabilidade. 

Mas começam também a perceber que algo têm que fazer para gerir todos estes dados. E é nesse momento que se sentem algo “perdidas”, até porque, embora possam concordar que os dados são vitais para impulsionar a sua atividade e a sua vantagem competitiva, muitas vezes as mais pequenas não conseguem aproveitar os dados de que dispõem devido aos custos e a soluções de armazenamento pobremente desenhadas que abundam no mercado. 

E apesar deste aumento de consciência sobre a importância dos dados por parte das PME, a INFINIDAT acredita que este segmento de mercado será, ainda assim, surpreendido pela necessidade premente de lidar com esta “explosão”. 

 

O que temos para oferecer 

A INFINIDAT tem um portfólio extenso de soluções que estão especialmente adaptadas a clientes com aplicações críticas e com grandes volumes de dados. 

Estas ofertas partem da premissa de que não é preciso constar do índice PSI20 para necessitar de soluções de armazenamento críticas, já que as necessidades das empresas de hoje serão muito diferentes das de amanhã. 

É por isso que a nossa oferta para estas organizações de menor dimensão se centra em dois pilares fundamentais: flexibilidade e proximidade. No que diz respeito à flexibilidade, a INFINIDAT oferece modelos de pagamento por utilização, o que vem responder à escassez de recursos e limitações orçamentais típicas das PMEs, ao mesmo tempo que lhes permite escalar à medida do crescimento do negócio e, consequentemente, dos dados. 

A verdade é que estas empresas já não são obrigadas a optar entre desempenho, disponibilidade e custos. 

O que a INFINIDAT propõe são soluções modernas, já disponíveis, baseadas em software inteligente, que não requerem que a empresa comprometa um ou mais destes elementos. São soluções que oferecem fiabilidade, uma gestão simplificada, maior facilidade de recuperação, segurança sem precedentes e uma melhor densidade de armazenamento, sem esquecer o desempenho e sem reduzir o valor dos sistemas existentes. 

Propomos, por isso, modelos de consumo de tipo Pay per Use, em que a empresa não tem que pagar por capacidades que ainda não utiliza. Quando falamos em PME, temos que evitar aprovisionar hardware dispendioso à cabeça, proteger o seu investimento a pensar no futuro e incluir todas as funcionalidades no preço, e é isso mesmo que a INFINIDAT faz. 

 

O papel do Canal 

É aqui que entra o pilar da proximidade. A INFINIDAT é uma empresa que opera 100% por Canal e que tem plena consciência que, sem Parceiros altamente comprometidos e focados no mercado local, não seria possível crescer. 

O tecido empresarial português é em grande medida composto por pequenas e médias empresas e, graças aos nossos Parceiros estratégicos, contamos ir para além daquele que é considerado o cliente tipo das soluções de armazenamento empresariais, as grandes organizações. 

Mesmo com toda a nossa tecnologia, com a oferta certa para cada mercado, temos plena consciência de que precisamos de um Canal de Parceiros local, caracterizado por uma forte capilaridade, um conhecimento profundo do mercado e um relacionamento estreito com o cliente. 

É este nível de interligação e complementaridade que o Canal de distribuição local nos permite atingir e no qual confiamos para chegar ao mercado das PME em Portugal. 

 

Uma nova abordagem ao armazenamento 

A tecnologia de armazenamento empresarial InfiniBox elimina os problemas de desempenho, disponibilidade e escalabilidade, acelerando as aplicações críticas de negócio. 

A arquitetura de armazenamento INFINIDAT tem por base um completo conjunto de funções controladas por software, implementadas sobre hardware standard de mercado. 

O resultado é uma capacidade de vários petabytes num só rack, fiabilidade de nível mainframe com uma disponibilidade sem precedentes de 99.99999% e um nível de rendimento de mais de um milhão de IOPS. 

A separação da inovação do elemento hardware permite a adoção rápida do hardware mais recente e mais rentável. Além disso, ao entregar o software com uma plataforma de referência de hardware altamente testada, a INFINIDAT pode oferecer o primeiro sistema de armazenamento de classe empresarial verdadeiramente definido por software. 

 

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext para a Infinidat.

Recomendado pelos leitores

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas
CLOUD

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas

LER MAIS

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança
CLOUD

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança

LER MAIS

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS
CLOUD

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.