2018-4-16

CLOUD

Estocolmo passará a ser aquecida por data centers

Acordo celebrado entre a Digiplex e a companhia elétrica Stockholm Exergi levará a que o calor em excesso produzido em data centers locais seja reaproveitado para a rede de aquecimento urbano da cidade

Estocolmo passará a ser aquecida por data centers

Fachada do data center Digiplex na cidade de Estocolmo

A Digiplex e a Stockholm Exergi, a principal fornecedora de energia da capital sueca, vão usar o excesso de calor dos servidores de data centers para aquecer o equivalente a 10 mil residências.

As duas empresas dizem que seu acordo de reutilização de calor em larga escala é o primeiro do mundo no qual um data center operacional com trocadores de calor ar-ar indiretos evaporativos é adaptado para transferir o excesso de calor para a rede de aquecimento de uma cidade.

A Digiplex afirma que um data center progressivo precisa de explorar todas as opções de redução da sua pegada de carbono, visto que os centros de dados são responsáveis ​​por dois por cento das emissões anuais de CO2 do mundo e três por cento do consumo mundial de energia.

“Cada vez que navegamos na internet, fazemos streaming de uma série de TV ou usamos a cloud, um processo começa num data center", disse o CEO da Digiplex, Gisle Eckhoff. "Se dito centro de dados for um buraco negro de energia movido a combustíveis fósseis que emite excesso de calor para a atmosfera, estamos, como indivíduos, a contribuir para as mudanças climáticas.”

Acrescentou também que a digitalização precisa de apoiar a melhoria da sustentabilidade, e usar o excesso de calor do centro de dados da Digiplex em Estocolmo para aquecer milhares de domicílios é um exemplo do que pode ser alcançado.

"Esta parceria com a Stockholm Exergi é um grande passo à frente, que pode permitir que a atividade digital dos moradores contribua para o aquecimento das suas próprias casas".

Cerca de 90% de todos os edifícios em Estocolmo estão conectados à rede de aquecimento urbano, o que faz da capital sueca uma das poucas cidades do mundo onde é viável a reutilização de calor em larga escala dos data centers.

O acordo também se integra bem nos planos ambiciosos da cidade de Estocolmo para operações ecológicas, com base no uso mais inteligente da tecnologia.

A presidente da câmara de Estocolmo, Karin Wanngård, disse que a digitalização deve andar de mãos dadas com o desenvolvimento da tecnologia ambiental.

"Utilizar soluções tecnológicas inteligentes para aproveitar ao máximo as sinergias entre o calor recuperado dos centros de dados e as necessidades de aquecimento da cidade é parte do objetivo ambiental de nos tornarmos livres de combustíveis fósseis até 2040", disse Wanngård. "Estou determinada a transformar Estocolmo numa hub importante de data centers sustentáveis".

Recomendado pelos leitores

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas
CLOUD

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas

LER MAIS

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança
CLOUD

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança

LER MAIS

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS
CLOUD

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.