2020-6-16

CLOUD

Adoção de serviços cloud volta a acelerar

Dados da Canalys indicam que a adoção de serviços cloud está a voltar a acelerar, principalmente depois da China – o segundo maior mercado de cloud – voltar a abrir a sua economia

O mercado de serviços de infraestrutura cloud da China cresceu 67% no primeiro trimestre de 2020, apesar da interrupção causada pela COVID-19. De acordo com as últimas estimativas da Canalys, os gastos com serviços de infraestrutura cloud atingiram os 3,9 mil milhões de dólares

A China continua a ser o segundo maior mercado do mundo, correspondendo por 12,5% do total mundial. No primeiro trimestre de 2019, correspondia apenas a 10%, o que destaca o ritmo crescente de adoção de cloud no país como parte de projetos de transformação digital. 

Os quatro principais fornecedores de serviços cloud representaram coletivamente 81% do gasto total no primeiro trimestre de 2020. A Alibaba Cloud continua a dominar, conseguindo uma participação de 44,5%. A Huawei Cloud e a Tencent Cloud foram os principais concorrentes, com percentagens de 14,1% e 13,9%, respetivamente. Já a Baidu AI Cloud foi o quarto maior fornecedor de serviços em nuvem, aumentando a sua participação para 8,6% após outro trimestre forte. 

A mudança para a cloud irá acelerar à medida que a economia recuperar o momento após o 'shutdown’ provocado pela COVID-19, com novas oportunidades de transformação digital emergentes, financiadas por medidas de estímulo económico do governo chinês. 

"O acesso aos recursos de computação sob demanda provou ser vital durante o trimestre, à medida que a crise do novo Coronavírus aumentava", explicou Matthew Ball, analista-chefe da Canalys. “Muitas empresas conseguiram manter as operações através de trabalho remoto e acesso a dados e aplicações, enquanto os alunos continuaram a aprender através de plataformas de colaboração. Isso demonstrou a crescente importância dos serviços cloud e o papel central que desempenharam na transformação digital. Mas alguns projetos grandes, complexos e conduzidos por consultoria foram interrompidos devido a paralisações no local de trabalho, o que também afetou as negociações e os processos de licitação”. 

As medidas de estímulo da China diferem das do resto do mundo, concentrando o investimento em 5G, IA, computação cloud, veículos elétricos, IoT e robótica para reestruturar a economia e impulsionar o crescimento através da inovação.

Recomendado pelos leitores

Oracle ajuda na aceleração da migração para a cloud com programa de recompensa
CLOUD

Oracle ajuda na aceleração da migração para a cloud com programa de recompensa

LER MAIS

Investimento em infraestruturas cloud cresce 12,5% no primeiro trimestre de 2021
CLOUD

Investimento em infraestruturas cloud cresce 12,5% no primeiro trimestre de 2021

LER MAIS

Claranet anuncia solução para elevado crescimento de dados armazenados na cloud
CLOUD

Claranet anuncia solução para elevado crescimento de dados armazenados na cloud

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 79 JULHO 2021

IT CHANNEL Nº 79 JULHO 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.