2020-6-16

CLOUD

Adoção de serviços cloud volta a acelerar

Dados da Canalys indicam que a adoção de serviços cloud está a voltar a acelerar, principalmente depois da China – o segundo maior mercado de cloud – voltar a abrir a sua economia

O mercado de serviços de infraestrutura cloud da China cresceu 67% no primeiro trimestre de 2020, apesar da interrupção causada pela COVID-19. De acordo com as últimas estimativas da Canalys, os gastos com serviços de infraestrutura cloud atingiram os 3,9 mil milhões de dólares

A China continua a ser o segundo maior mercado do mundo, correspondendo por 12,5% do total mundial. No primeiro trimestre de 2019, correspondia apenas a 10%, o que destaca o ritmo crescente de adoção de cloud no país como parte de projetos de transformação digital. 

Os quatro principais fornecedores de serviços cloud representaram coletivamente 81% do gasto total no primeiro trimestre de 2020. A Alibaba Cloud continua a dominar, conseguindo uma participação de 44,5%. A Huawei Cloud e a Tencent Cloud foram os principais concorrentes, com percentagens de 14,1% e 13,9%, respetivamente. Já a Baidu AI Cloud foi o quarto maior fornecedor de serviços em nuvem, aumentando a sua participação para 8,6% após outro trimestre forte. 

A mudança para a cloud irá acelerar à medida que a economia recuperar o momento após o 'shutdown’ provocado pela COVID-19, com novas oportunidades de transformação digital emergentes, financiadas por medidas de estímulo económico do governo chinês. 

"O acesso aos recursos de computação sob demanda provou ser vital durante o trimestre, à medida que a crise do novo Coronavírus aumentava", explicou Matthew Ball, analista-chefe da Canalys. “Muitas empresas conseguiram manter as operações através de trabalho remoto e acesso a dados e aplicações, enquanto os alunos continuaram a aprender através de plataformas de colaboração. Isso demonstrou a crescente importância dos serviços cloud e o papel central que desempenharam na transformação digital. Mas alguns projetos grandes, complexos e conduzidos por consultoria foram interrompidos devido a paralisações no local de trabalho, o que também afetou as negociações e os processos de licitação”. 

As medidas de estímulo da China diferem das do resto do mundo, concentrando o investimento em 5G, IA, computação cloud, veículos elétricos, IoT e robótica para reestruturar a economia e impulsionar o crescimento através da inovação.

Recomendado pelos leitores

Cisco Meraki, Networking-as-a-Service
CLOUD

Cisco Meraki, Networking-as-a-Service

LER MAIS

É altura de pensar diferente sobre a gestão da rede
CLOUD

É altura de pensar diferente sobre a gestão da rede

LER MAIS

Compreender as vantagens da Gestão de Data Centers as-a-Service (DMaaS)
CLOUD

Compreender as vantagens da Gestão de Data Centers as-a-Service (DMaaS)

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 68 JUNHO 2020

IT CHANNEL Nº 68 JUNHO 2020

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.