Camila Vidal em 2019-10-04

NEGÓCIOS

Case Study

Prio Energy adota Intercept X da Sophos para melhorar segurança

O Intercept X da Sophos foi a escolha da Prio Energy para proteger os seus sistemas. A implementação esteve a cargo da Bizdirect

Todo o parque informático da Prio Energy dispõe agora de segurança otimizada através do Intercept X da Sophos. A implementação esteve a cargo da Bizdirect e começou em abril de 2017, como projeto piloto, e dirigido a um grupo restrito de utilizadores. Hoje, a solução de segurança já não se encontra em fase de testes e estende-se a todos os utilizadores.

O desafio

A Prio Energy sentiu a necessidade de inovar a capacidade tecnológica e melhorar a segurança dos seus sistemas informáticos. Era preciso cumprir requisitos como o controlo, previsão e antecipação de ataques avançados ou a organização de um maior volume de dados – desafios a que a solução Intercept X da Sophos era capaz de responder, e de forma centralizada, sendo capaz de “assegurar uma maior eficiência da gestão de todas as equipas”, refere a Sophos.

A solução

Com dois escritórios na zona de Aveiro e cerca de 600 colaboradores, a Prio Energy considerou a solução Intercept X da Sophos como a que melhor respondeu às necessidades de proteção, nomeadamente de todos os EndPoints.

A implementação começou em 2017 e, superados os testes iniciais, a Prio Energy estendeu a solução para todos os utilizadores.

Para a decisão da empresa foi relevante a possibilidade que a Sophos oferece de testar antes de adquirir os seus serviços. Segundo Alberto Rodas, Diretor de Prevenção da Sophos Ibéria, a “filosofia” da empresa assenta na possibilidade de “qualquer empresa/pessoa poder experimentar os nossos produtos. Através da internet, com um simples registo é possível descarregar qualquer produto e testá-lo”. “A Sophos oferece uma liberdade completa de testes, para que o cliente, se o desejar, realize de forma totalmente autónoma as validações que considere necessárias. Evidentemente, se assim pretender também o podemos acompanhar através da nossa rede extensa de Parceiros, como foi o caso da Prio Energy que escolheu o Parceiro BizDirect”.

A centralização de produtos, a relação qualidade/ preço e a existência de tecnologias avançadas que melhoram a segurança da empresa foram também fatores importantes para esta escolha.

Alberto Rodas refere que “são cada vez mais as empresas com maior dependência nas suas equipas de IT, chegando ao ponto de que a indisponibilidade deles implique mesmo a paragem total da produção. A Sophos Central Intercept X Advance é reconhecida como uma das melhores soluções do mercado, permitindo assim o máximo de segurança à Prio Energy para manter as suas equipas fora de perigo e seguras, resultando num serviço sem interrupções, assegurando a sua disponibilidade, e dessa forma, produtividade”. O responsável aponta ainda que esta “é a solução mais segura do mercado”, já que o seu sistema de deteção de técnicas de exploração “está muito à frente de qualquer aproximação reativa de patches ou procura de vulnerabilidades”. A Sophos considera o Central Intercept X Advance “extremamente fácil de gerir, pelo que é impossível que ocorram falhas de configuração nos produtos Sophos, como ocorrem com outros produtos, eliminando assim outra oportunidade para o atacante: produtos mal geridos acabam por ser as oportunidades perfeitas para eles”. A Sophos diz eliminar o problema de diferentes “silos” de segurança, e Alberto Rodas acredita que a gestão da segurança fica simplificada, bem como o trabalho dos responsáveis por ela, “evitando o investimento de horas, semanas, ou meses, na gestão de diferentes produtos”.

Os resultados

Uma das vantagens apontadas pela equipa que acompanhou o projeto piloto foi o facto de deixar de ser necessária uma tão frequente intervenção externa. Outros benefícios apontados pela Prio Energy foram a redução de tempo despendido com atualizações e a implementação de regras e procedimentos de segurança, o aumento da eficiência e o aumento do conhecimento da infraestrutura e impacto nos equipamentos.

Rui Costa, Administrador de Sistemas da Prio Energy, destaca a “simplicidade na implementação, consola de gestão centralizada, updates efetuados de forma automatizada, alertas por e-mail com as anomalias identificadas, criação de regras a nível aplicacional, portos, serviços”, elementos que fazem da solução Intercept X da Sophos “uma solução inovadora e com capacidade para uma proteção mais segura, que correspondeu ao que pretendíamos e continua a responder às nossas necessidades”, afirma o responsável da Prio Energy.

Recomendado pelos leitores

Schneider Electric estabelece Parceria com a Brinc
NEGÓCIOS

Schneider Electric estabelece Parceria com a Brinc

LER MAIS

Primavera distingue Parceiros do ano
NEGÓCIOS

Primavera distingue Parceiros do ano

LER MAIS

Gfi compra i2S para crescer no setor dos seguros
NEGÓCIOS

Gfi compra i2S para crescer no setor dos seguros

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 61 OUTUBRO 2019

IT CHANNEL Nº 61 OUTUBRO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.