Sara Moutinho Lopes em 2018-12-21

A FUNDO

Análise

Epson apresenta proposta de valor para os próximos tempos

O Epson Business Partner Conference Roadshow 2018 passou por Lisboa no passado dia 30 de outubro. No evento, o fabricante de soluções de impressão deu a conhecer o seu compromisso com a inovação e sustentabilidade, numa altura em que está mais focado do que nunca em crescer no B2B

Epson apresenta proposta de valor para os próximos tempos

Tecnologia, ambiente e rentabilidade: estes são os pilares pelos quais a Epson desenha a proposta de valor que entrega a Parceiros e clientes. O fabricante sublinhou no roadshow que a sua principal missão, neste momento, é a inovação – desenvolver tecnologia que aporte valor.

Este compromisso já valeu à Epson, na EMEAR, um crescimento da sua faturação, que ascendeu no ano passado aos 1700 milhões de euros de faturação. Na Península Ibérica, a Epson cresceu 9%, com uma faturação de 95,3 milhões de euros. Estes números são também reflexo do investimento da Epson na investigação e desenvolvimento que, na Península Ibérica, representa 6% da sua faturação anual, cerca de 1,4 milhões de euros por dia.

O fabricante de soluções de impressão quer continuar neste caminho rumo ao crescimento e, nesse sentido, desenvolveu um plano regional que se estenderá ao longo dos próximos cinco anos e com o qual a Epson espera alavancar as receitas de vendas em 25% e atingir a meta dos 2 mil milhões de euros em 2020.

Mercado empresarial é prioridade

A Epson trabalha 100% através do Canal de distribuição de IT e serve dois segmentos: o doméstico e o profissional. O B2B, apesar de já representar 65% do negócio da empresa, é um segmento para onde a Epson está a voltar as suas atenções: no próximo ano, o objetivo é fazer crescer esta área de negócio em 10%. “Decidimos entrar no B2B e, apesar de sermos ainda pouco conhecidos no mercado empresarial, vemos aqui uma excelente oportunidade, em parte devido à disrupção trazida pela nossa tecnologia”, disse-nos Yolanda Ortega, reseller sales manager da Epson Ibérica.

Para tal, a Epson conta com um ecossistema de Parceiros com quem trabalha lado a lado, através de um Programa de Canal onde não faltam incentivos, a começar pela realização de um plano de negócios que o fabricante desenvolve em conjunto com os Parceiros, de modo a aferir todas as suas necessidades e dar-lhes metas e recompensas à medida. Este investimento nos Parceiros conduziu a um crescimento de 34% de todos os programas de Canal do fabricante.

“A Epson investe junto dos Parceiros em iniciativas de marketing, realiza promoções, e promove o relacionamento com os clientes através de ações de formação sobre os produtos”, disse-nos Yolanda Ortega. “Nós definimos um caminho e percorremos esse caminho em conjunto com os Parceiros”.

A Epson está também a apostar nos serviços geridos. A área de MSP está em franca ascensão, na perspetiva da empresa, e esta não quer deixar escapar a oportunidade de endereçar este mercado. No seu Canal MSP, a Epson conta com uma proposta que vai mais além da venda de consumíveis: aqui privilegiam-se os serviços, o acompanhamento do cliente e a entrega de soluções à medida do tamanho de cada cliente. “Estamos a transitar do modelo transacional para o modelo as-a-service em quase todos os setores”, explicou Yolanda Ortega. Para a sales manager, mais do que tecnologia, os clientes querem valor acrescentado e retorno sobre os seus investimentos – e este modelo, para a Epson, prima por estas caraterísticas. “Portugal está muito evoluído no que diz respeito aos Managed Services e, neste momento, no mercado da impressão faz todo o sentido implementar modelos as-a-service, para que no final os clientes tenham um custo variável e uma verdadeira rentabilidade dos seus investimentos”, frisou Yolanda Ortega.

Sustentabilidade ambiental na miro dos investimentos

A sustentabilidade ambiental é outra das prioridades da Epson. Durante o Epson Business Partner Conference Roadshow 2018, também Óscar Visuña, head of business sales da Epson Ibérica, alertou para a importância da responsabilidade social corporativa para o bom desempenho de uma empresa competitiva e sustentável.

“Porque a Epson desempenha um papel importante na construção de um futuro melhor através da criação de soluções cada vez mais sustentáveis, tentamos diminuir o impacto ambiental e ajudar outros negócios a fazer o mesmo. Ser uma empresa sustentável significa oferecer aos nossos Parceiros as alternativas mais eficientes e inovadoras, ao mesmo tempo que pensamos em como contribuir da melhor forma para a sociedade”, relembrou Óscar Visuña aos Parceiros presentes.

Em linha com esta visão de negócios mais sustentáveis, a empresa apresentou no Roadshow a sua Environmental Vision 2050, cuja principal meta é a redução, em 90%, das emissões de CO2 durante a vida útil dos seus produtos e serviços. Aqui, as grandes estrelas são os equipamentos de jato de tinta, onde a Epson já investiu um total de 122,5 milhões de euros nos últimos dois anos e que culminou no lançamento da tecnologia PrecisionCore.

O funcionamento desta nova tecnologia está baseado na projeção de gotas de tinta sobre uma superfície, aplicando uma carga elétrica a elementos piezoelétricos. Estes elementos deformam-se por efeito da carga e lançam gotas de tinta, diferenciando- se do tradicional processo de aquecimento da tinta. Esta tecnologia, que pode também ser utilizada para projetar materiais líquidos sensíveis ao calor, traz para o mercado da impressão, de acordo com o fabricante, uma “enorme disrupção” relativamente à pegada ambiental das empresas face à impressão laser, ao oferecer um menor TCO, uma fatura energética mais reduzida e menos emissões de CO2.

Esta tecnologia já está a ser implementada no portfólio da Epson: “Recentemente lançámos um equipamento capaz de imprimir 100 páginas por minuto e com um consumo energético 96% inferior a outros produtos semelhantes de impressão laser”, afirmou Yolanda Ortega.

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