2016-11-30

NEGÓCIOS

Taxa de adoção de dispositivos móveis nas empresas ainda é baixa

Embora a mobilidade seja cada vez mais uma palavra de ordem, a verdade é que a sua implementação do posto de trabalho ainda não está madura.Os desktops continuam a estar num lugar de destaque nas empresas

Taxa de adoção de dispositivos móveis nas empresas ainda é baixa

Estas conclusões foram obtidas através do 2016 Gartner Personal Technologies Study, realizado entre junho e agosto de 2016 e que inquiriu mais de 9 mil profissionais do Reino Uniddo, EUA e Austrália.

De acordo com os dados do estudo, 35% dos colaboradores de empresas receberam PCs portáteis, onde estão incluídos os conversíveis. A adoção dos conversíveis enquanto dispositivo profissional ainda se encontra baixa, embora tenha vindo a subir gradualmente nos últimos tempos. Assim, a Gartner espera que mais colaboradores de empresas venham a receber PCs conversíveis durante os próximos três anos, devido, sobretudo, às atualizações do Windows 10.

Quando se juntam os desktops e os portáteis, onde estão incluídos os convertíveis, então 75% dos colaboradores receberão pelo menos um tipo de PC nos países maduros.

A contrastar com esta realidade estão os dispositivos móveis. Segundo a analista, a maioria dos smartphones que são utilizados no posto de trabalho são dos próprios profissionais, apenas 23% dos inquiridos revelou ter recebido qualquer tipo de dispositivo móvel ad empresa.

A baixa adoção de dispositivos móveis corporativos sublinha o facto de que um grande número de dispositivos móveis pessoais são utilizados no local de trabalho”, refere Mikako Kitagawa, principal research analyst, Gartner. “Além disso, mais de metade dos colaboradores que utilizaram smartphones no emprego confiam apenas no seu smartphone pessoal”.

A utilização de tablets pessoais ainda está mais atrás do que a de smartphones pessoais. Apenas 21% dos colaboradores utilizam tablets- quer estes sejam corporativos ou pessoais.

“Na era da mobilidade, é surpreendente que a utilização corporativa de smartphones e tablets não seja tão alta como a de PCs, mesmo quando a utilização dos dispositivos pessoais é tida em conta”, salienta Mikako Kitagawa. “Enquanto é verdade que o custo de oferecer dispositivos móveis pode escalar rapidamente, a utilização adequada dos dispositivos móveis consegue aumentar a produtividade, o que pode facilmente justificar custos extra”.

Para a Gartner, quando as empresas facultam aos seus colaboradores um dispositivo empresarial, eles sentem-se satisfeitos com os mesmos. Menos de 20% dos inquiridos referiram não estarem satisfeitos com os seus dispositivos corporativos. O níveld e satisfação é maior com tablets e smartphones, comparativamente com os desktops e os portáteis.

“A utilização de dispositivos pessoais no local de trabalho não é uma novidade, mas os resultados do estudo confirmam que esta tendência se tornou num novo padrão do posto de trabalho. Dois terços dos auscultados pelo estudo referiram que utilizam o seu dispositivo pessoal para trabalhar”, indica Mikako Kitagawa. “Os smartphones e os phablets são os dispositivos pessoais maisutilizados para trabalhar, com 39% dos colaboradores a utilizarem este tipo de equipamentos, comparativamente com apenas 10% dos que indicara, que unicamente utilizam smartphones e phablets corporativos”.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.