2024-4-03

BIZ

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

Estudo refere que maioria das organizações já estão a tomar medidas para melhorar a sua capacidade de adoção e a utilizar IA generativa para o desenvolvimento de software e aplicações

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

Oito em cada dez líderes consideram que a colaboração com Parceiros tecnológicos facilita a adoção da Inteligência Artificial (IA) generativa em escala. Esta é a principal conclusão do estudo encomendado pela NTT Data à Forrester Consulting em 2024, com o objetivo de analisar os principais fatores para a adoção de IA generativa nas empresas.

O estudo compreendeu um questionário a 248 programadores de software e aplicações, bem como a gestores de entidades globais, representando múltiplas indústrias da América do Norte, Ásia-Pacífico e EMEA.

Os resultados confirmam o crescente interesse das empresas pela IA generativa. Em concreto, 96% dos inquiridos afirmam que as suas organizações estão a tomar medidas para melhorar a sua capacidade de adoção e utilização de IA generativa. No entanto, mais de metade (55%) também afirmam que as suas organizações ainda carecem das capacidades de IT necessárias para apoiar e escalar a utilização de IA generativa em toda a organização.

Assim, 80% acreditam que a Parceria com prestadores de serviços externos pode ajudar as suas empresas a escalar mais eficazmente a IA generativa. De acordo com os inquiridos, esta colaboração ajuda as empresas a alcançarem os seus objetivos estratégicos, destacando a aceleração do time-to-market (61%) ou o aumento da produtividade na entrega de software (59%) como os objetivos mais importantes.

O estudo também destaca alguns desafios para a adoção de IA generativa. Mais de metade dos inquiridos enfatizam a falta de banda larga e escalabilidade (55%), bem como formação adequada (51%) como os principais obstáculos para as suas organizações aplicarem este tipo de tecnologia no desenvolvimento de software e aplicações.

Além disso, 60% dos inquiridos afirmam não conseguir acompanhar o ritmo necessário de mudança para ter sucesso. Esta falta de agilidade e adaptabilidade transversal às organizações contribui para que algumas entidades fiquem para trás em iniciativas estratégicas fundamentais, como melhorar a experiência do utilizador, aumentar a receita e aumentar a produtividade.

David Pereira, Head of Data & Intelligence da NTT DATA, destaca que “a IA generativa está a posicionar-se como uma ferramenta chave para as organizações em várias dimensões. No entanto, a sua implementação não está isenta de desafios, sendo essencial que as empresas contem com o apoio de Parceiros especializados nesta transição necessária para a adoção de tecnologias emergentes de forma ágil, eficiente e segura. Na NTT Data, estamos empenhados em liderar esta transformação, acompanhando os nossos clientes na integração eficaz de IA”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Salesforce lança solução de marketing com IA generativa pensada para as PME
SOFT

Salesforce lança solução de marketing com IA generativa pensada para as PME

LER MAIS

Chatbot alimentado por IA generativa melhora operação e apoio ao cliente dos CTT
BIZ

Chatbot alimentado por IA generativa melhora operação e apoio ao cliente dos CTT

LER MAIS

Microsoft lança ferramenta de red team para IA generativa
SECURITY

Microsoft lança ferramenta de red team para IA generativa

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Commvault anuncia aquisição de empresa para acelerar ciber-resiliência
BIZ

Commvault anuncia aquisição de empresa para acelerar ciber-resiliência

LER MAIS

Tecnológica portuguesa abre operações nos Países Baixos
BIZ

Tecnológica portuguesa abre operações nos Países Baixos

LER MAIS

HP lança solução para a indústria de construção em Portugal
BIZ

HP lança solução para a indústria de construção em Portugal

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.