2017-3-03

NEGÓCIOS

Mercado de servidores: só x86 registam aumento das receitas

As receitas provenientes do mercado de servidores caíram 2,7% durante 2016, ao passo que as unidades vendidas registaram um aumento de 0,1%. No entanto, os servidores x86, ajudados pelas vendas dos sistemas hiperconvergentes, demonstraram algum fôlego

Mercado de servidores: só x86 registam aumento das receitas

De acordo com a Gartner, a única região onde os resultados foram positivos, tanto a nível das receitas como das vendas durante o Q4 de 2016 foi a Ásia/Pacífico. Todas as outras regiões sofreram quedas, com a EMEA a registar -14,7% em termos de receitas.

“Houve alguns fatores distintos que levaram aos resultados obtidos em 2016”, refere Jeffrey Hewitt, research vice president, Gartner. “Os data centers de hiperescala cresceram e, ao mesmo tempo, conduziram a algumas substituições significativas de servidores. As empresas cresceram a uma percentagem menor à medida que continuaram a tirar partido das aplicações através da virtualização e, em alguns casos, através de service providers de cloud”.

A marca que liderou o mercado de servidores foi a Hewlett Packard Enterprise (HPE), que fechou o Q4 de 2016 com 3,4 mil milhões de dólares de receitas e uma quota de mercado de 22,9% a nível do ano completo. Ainda assim, comparativamente com o quatro trimestre de 2015, as receitas da HPE reduziram em 11%.

Os únicos fabricantes do top cinco que obtiveram crescimento de receitas no último trimestre de 2016 foram a Dell (1,8%), que ocupou o segundo lugar, e a Huawei (88,4%). Neste domínio, a HPE manteve a liderança.

No entanto, a nível de unidades vendidas, no mesmo trimestre, a Dell destronou a HPE após ter verificado um crescimento de 6,5%, tendo alcançado uma quota de mercado de 19,1%. A HPE sofreu uma queda de 19,4% e desceu assim para o segundo lugar, com 17,2% de quota de mercado. Mais uma vez, a Huawei obteve um forte crescimento durante o Q4, totalizando 64% de crescimento e uma quota de mercado de 8,4%.

A procura por servidores x86 cresceu em termos de receitas (1,1%) no Q4, no entanto as suas vendas caíram 0,3%. Em 2016, ao todo, o número de unidades vendidas aumentou 0.1% e as receitas caíram 2.7%.

“Os servidores x86 continuam a ser a plataforma predominante utilizada para construções de data centers de grande escala em todo o mundo, e o crescimento de sistemas integrados (incluindo sistemas hiperconvergentes integrados), enquanto relativamente pequena face à percentagem global do mercado de infraestrutura de hardware, premitiu também dar um impulso aos servidores x86 durante o ano”, refere Jeffrey Hewitt. "A perspetiva para 2017 sugere crescimento modesto, que será impulsionado sobretudo por implementações de service providers, enquanto o mercado empresarial demonstrará um ligeiro declínio em unidades adquiridas com um ligeiro aumento da receita".

Na EMEA

Durante o Q4 de 2016, as receitas de servidores na EMEA totalizaram 3,4 mil milhões de dólares, um declínio de 11,4% face ao mesmo trimestre de 2015.

Todos os fabricantes verificaram uma descida das receitas nesta região durante o quatro trimestre de 2016. A HPE manteve o primeiro lugar, apesar de uma queda de dois dígitos, 10,6%, quase ao mesmo nível da queda do prórpio mercado, que foi de 11,4%. A Dell e a Fujitsu foram os fabricantes menos afetados por um decréscimo exponencial.

“Os agentes do mercado enfrentam desafios crescentes, enquanto as empresas que fabricam in-house e os suppliers China-based estão a consesguir progressos significativos devido a investimentos de crescimento a longo prazo e à sua presença em mercados de tecnologia adjacentes”. salienta Adrian O'Connell.

A venda de servidores na EMEA durante o quatro trimestre alcançou o seu número mais baixo, 594 mil unidades vendidas, uma queda homóloga de 3,6%.

Na questão das vendas, mais uma vez a Dell destacou-se e, embora não tenha ainda atingido a liderança neste segmento, foi um dos poucos fabricantes que conseguiu aumentar vendas, tendo atingido uma subida de 11,4% durante o Q4 de 2016. Através do desempenho positivo, a Dell conseguiu ainda aumentar a sua quota de mercado em 3,5 pontos percentuais. A HPE manteve a liderança do número de vendas na EMEA apesar de um declínio homólogo de 16,3% que lhe custou a perda de 2,1 pontos percentuais de quota de mercado no trimestre.

Embora ainda se encontre longe dos três principais fabricantes, a Huawei claramente está a delinear o  seu caminho para o pódio e promete ser um forte concorrente no mercado de servidores. O fabricante obteve um forte crescimento de 54,6% nas suas vendas durante o último trimestre de 2016 e conta já com uma quota de mercado de 4,1%, muito próxima da da Fujitsu, que totalizou uma quota de mercado na ordem dos 4,7%.

“O ano de 2016 foi desafiante para os fabricantes de servidores na EMEA, e este momento de fraqueza não demonstra quaisquer intenções de mudança atualmente”, adverte Adrian O'Connell. “Os níveis de incerteza política e económica na EMEA não deverão diminuir a curto prazo e isto- combinado com um ambiente extremamente competitivo- tornará tudo mais difícil para os agentes do mercado. Os fabricantes de servidores terão de destacar-se pelo desenvolvimento, e correr riscos contínuos de modo a voltarem a obter crescimento na EMEA”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Vendas mundiais de servidores caem no terceiro trimestre
HARDWARE

Vendas mundiais de servidores caem no terceiro trimestre

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.