2018-4-03

NEGÓCIOS

Marketing & Vendas

Marketing: especializar para vencer

A sua empresa precisa de se fazer rodear de quem entende bem o seu negócio, conhece o mercado em que se insere como ninguém e sabe exatamente o que fazer para o ajudar a atingir objetivos

Marketing: especializar para vencer

Nos dias de hoje, o marketing é determinante para o sucesso de qualquer negócio, e ainda mais no mercado das TIC, onde tudo acontece mais depressa, a inovação é constante e os ciclos de vida dos produtos são cada vez mais curtos.

Perante isto, há um caminho a seguir: a especialização. Efetivamente, as empresas só terão a ganhar se trabalharem com parceiros especializados e, como tal, possuidores dos imprescindíveis know-how e networking, que lhes permitem oferecer soluções à medida de cada cliente. Uma agência especializada garante melhores resultados, pois cada ação é pensada de forma a trazer melhores resultados para sua estratégia comercial, gerando mais notoriedade, captando mais oportunidades e retendo ais clientes.

As agências que compreendam o negócio dos seus clientes e tenham experiência no sector são, assim, uma mais-valia para todas as empresas. Com efeito, uma das grandes vantagens competitivas das agências especializadas face às restantes é o seu profundo conhecimento do negócio, o que possibilita uma correta análise e diagnóstico das solicitações dos clientes. E é isso que permite desenhar e desenvolver ações e definir os fatores críticos fundamentais para o sucesso desses mesmos clientes.

 

Serviços à medida do Cliente

Quanto mais especializada a agência, mais vastos e desenvolvidos podem ser os serviços, sempre numa ótica de adequação às necessidades de cada cliente. Das várias opções existentes, podem salientar-se, a título de exemplo, os programas operacionais de marketing de canal, os planos integrados de criação de procura – através de ações de lead generation, e outros serviços complementares da área de vendas. Na sua busca pela agência certa é, por isso, determinante avaliar o seu nível de especialização e conhecimento do setor de atividade onde a sua empresa se move. É também fundamental escolher uma agência de marketing que se preocupe primeiramente em entender o seu negócio, mapear as suas necessidades e determinar o que deve ser melhorado. É um erro escolher uma agência que se move indiscriminadamente por qualquer setor de atividade, sendo mera executora de um pacote de ações de marketing pré-definido, onde o foco reside totalmente na quantidade de posts nas redes sociais, no número de campanhas de email marketing, etc. Ou seja, pacotes prontos a usar, standard, do tipo one fit all, sem qualquer especialização ou serviços à medida do cliente.

O exemplo dos eventos

Na organização de um evento, por exemplo, e para além do evento em si, uma agência especializada no sector tem a capacidade de reunir o público certo e, terminado o evento, garantir que os participantes são contactados e, desta forma, detetar eventuais oportunidades de negócio. E, pasme-se, ainda lhe sai mais barato do que tentar fazê-lo internamente! É verdade: contratar um serviço especializado na realização de eventos do setor pode ser a saída ideal para reduzir custos na sua empresa. Ao delegar a responsabilidade da organização desses eventos a colaboradores internos, independentemente da área em que atuam, está a impedir que esses profissionais se dediquem à execução das suas tarefas diárias.

Além disso, como esses profissionais geralmente não têm o conhecimento técnico necessário para realizar eventos, é possível que ainda perca dinheiro devido a uma má gestão dos recursos, com erros na contratação de fornecedores e na compra de produtos e serviços relativos ao evento. Ao optar uma empresa especializada não só na gestão de eventos, como no seu próprio negócio, sabe que pode contar com profissionais com a qualificação necessária para entender os objetivos por detrás da realização de cada evento.

Como a equipa que presta o serviço é altamente especializada no seu setor de atividade e comprometida com os resultados, pode ajudar a identificar o tipo de evento mais adequado aos seus objetivos e especificar ações interessantes, de acordo com o perfil do negócio. Além disso, com a ajuda destes peritos dedicados ao seu mercado ou segmento de mercado, todo e qualquer evento pode gerar um relatório completo de resultados, que facilite o cálculo do retorno do investimento quando for o caso e que mostre o que teve sucesso e o que pode ser melhorado.

 

Sérgio Azevedo | Managing Director da Streamroad Consulting

ARTIGOS RELACIONADOS

Tendências de marketing para este ano
NEGÓCIOS

Tendências de marketing para este ano

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.