2016-10-31

SOFTWARE

Pagamentos contactless a ganhar terreno em Portugal

O estudo da Mastercard, ”Innovation Payments Barometer”, revela que as compras online estão a fazer cada vez mais parte do dia-a-dia dos portugueses, que se mostram recetivos a pagaments contactless e à validação biométrica no lugar do PIN

Pagamentos contactless a ganhar terreno em Portugal

De acordo com o estudo, 50,7% dos inquiridos afirmam efetuar compras online todos os meses, sendo que o pagamento das mesmas é efetuado com recurso ao seu cartão bancário. Paralelamente, verifica-se ainda que os cartões bancários têm já uma penetração superior a 90% e que continuam a ser o meio de pagamento mais utilizado pelos portugueses.

A Mastercard revela ainda que  37% dos inquiridos referem ter desistido, nos últimos seis meses, pelo menos uma vez, da compra que estavam a fazer online, precisamente por causa do método de pagamento disponível na respetiva loja virtual. As desistências em compras online ficaram, ainda, a dever-se a fatores como custos elevados de entrega dos produtos (41%) ou aparente menor segurança da loja virtual onde estavam a comprar (45%).

Para Paulo Raposo, country manager da Mastercard em Portugal, “o estudo mostra que os portugueses estão a acompanhar a digitalização da economia e dos pagamentos, estão bem informados e recetivos a novas soluções de pagamento e reconhecem nestas soluções as vantagens da rapidez e da comodidade, enquanto drivers fundamentais para uma adesão gradual à sua utilização”.

Se a rapidez para concluir uma transação é importante nas compras online, ela é também muito relevante nos pagamentos em loja. Nesse sentido, a recente introdução da solução contactless, que permite pagamentos com cartão até 20 euros sem introdução do PIN, está a ganhar terreno em Portugal. O estudo da Mastercard indica que praticamente metade dos detentores destes cartões diz utilizar esta solução pela rapidez, conforto e segurança.

Assim, nota-se uma tendência de crescimento na utilização da solução contactless, com 1/3 dos inquiridos a afirmar ter usado este método, pelo menos uma vez, nos últimos três meses. Outro terço dos inquiridos referiu já ter tentado usar, mas ou o equipamento na loja não estava a funcionar (46,6%) ou não suportava esta tecnologia (37,9%).

Segundo este estudo, 27,9% dos portugueses afirmam já ter usado pelo menos um dos métodos de pagamento disponíveis através do telemóvel (incluem-se nestes métodos, por exemplo, o pagamento de estacionamento público, através de APPs).
 
A maioria dos portugueses tem um conhecimento generalizado sobre a panóplia de soluções eletrónicas de pagamento disponíveis no mercado e mostra-se disponível para experimentar as soluções mais inovadoras. Entre os fatores que contribuem para a adoção crescente destas inovações de pagamento está a garantia de segurança dada aos consumidores, nomeadamente com a introdução de métodos biométricos de validação, como a impressão digital ou reconhecimento da retina.

Concretamente em Portugal, mais de 40% dos inquiridos no estudo da Mastercard estão recetivos à validação biométrica do pagamento, em alternativa ao tradicional PIN. Destes, 65% dizem preferir a impressão digital, sobretudo por tornar o pagamento mais rápido.

No que respeita aos outros novos modelos de pagamento eletrónico, o estudo da Mastercard revela que os portugueses estão disponíveis para os utilizar e dizem mesmo (cerca de 50%) que as carteiras digitais são as que usariam com maior probabilidade.

Recomendado pelos leitores

Sage potencia crescimento das PME com lançamento de Copilot
SOFTWARE

Sage potencia crescimento das PME com lançamento de Copilot

LER MAIS

Salesforce introduz IA generativa no Slack
SOFTWARE

Salesforce introduz IA generativa no Slack

LER MAIS

Microsoft disponibiliza Copilot Pro globalmente
SOFTWARE

Microsoft disponibiliza Copilot Pro globalmente

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.