2021-2-16

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Mercado da robótica de consumo cresce durante o confinamento

As medidas de confinamento social obrigaram as pessoas a permanecer em casa mais tempo do que o habitual, o que tem impulsionado a venda de diferentes dispositivos para uma casa digital

Mercado da robótica de consumo cresce durante o confinamento

A robótica pessoal evoluiu para fornecer dispositivos muito completos que estão a ganhar força junto do consumidor, especialmente em categorias como robots de limpeza, mas também em novos dispositivos eletrónicos para uma casa digital. 

Durante as diferentes fases de confinamento impostas no ano passado, os consumidores optaram por digitalizar mais as suas casas para usufruir de mais conforto e expandir as possibilidades oferecidas para  um estilo de vida digital, que tem beneficiado o mercado da robótica doméstica.

De acordo com as mais recentes pesquisas da ABI Research, o mercado da robótica de consumo não conseguiu ultrapassar as dificuldades do ano passado, mas aumentou o seu valor muito mais do que o esperado. O mercado fechou 2020 com receitas de cerca de 10,5 mil milhões de euros, mais 4,3% do que os especialistas previam.

No relatório, os especialistas indicam que, apesar das dificuldades na cadeia de abastecimento no primeiro semestre do ano, os fornecedores de robots domésticos como o iRobot e os Ecovacs, entre outros, tiveram um bom desempenho durante o terceiro e quarto trimestres. Isto deveu-se a uma mudança na abordagem dos consumidores, que desviaram ainda mais os gastos para as famílias que pretendiam adquirir comodidades da era digital, incluindo a robótica dos consumidores.

Como explica Jonathan Collins, diretor de investigação em casa inteligente da ABI Research, "Em 2020, duas tendências fundamentais convergiram para impulsionar a adoção de robótica de cuidados domiciliários. Em primeiro lugar, os consumidores estavam mais interessados em produtos de limpeza robótica, mas o seu interesse surgiu quando as ofertas de fornecedores resolveram muitos problemas com um apelo limitado dos consumidores. Em segundo lugar, as linhas de produtos expandiram-se para fornecer capacidades a preços mais baixos, com maior eficiência operacional e melhores capacidades de limpeza".

O interesse dos consumidores aumentou graças às novas funcionalidades que os fabricantes integraram nestes robots, como câmaras, filtros HEPA e especialmente lâmpadas de esterilização UV, uma ferramenta muito útil para a desinfeção doméstica.

Para já, o mercado da robótica doméstica baseia-se quase inteiramente nos robots de limpeza, mas os especialistas da ABI Research acreditam que devido à explosão do mercado no ano passado, a robótica de consumo está a evoluir para o conceito de robótica pessoal/social, o que inclui categories emergentes de robots que serão dedicados aos cuidados de doentes, idosos e crianças, ou até à educação.

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