2016-5-30

SERVIÇOS

IoT: receitas de sistemas inteligentes superiores a 2.2 biliões de dólares em 2020

Segundo a IDC, o aumento da inteligência em dispositivos edge e da conetividade irá aumentar os volumes de vendas de sistemas inteligentes até 2020. Prevê-se que as receitas ultrapassem os 2.2 biliões de dólares ($2.2 Trillion)

IoT: receitas de sistemas inteligentes superiores a 2.2 biliões de dólares em 2020

Os sistemas inteligentes do edge, ou dos dispositivos de Internet of Things (IoT), deverão continuar a aumentar, à medida que os processadores e a conetividade estão incorporados num número cada vez maior de dispositivos, de acordo com um relatório da IDC (Worldwide Embedded and Intelligent Systems 2015-2020 Market Forecast). Este prevê que os sistemas inteligentes cresçam a uma taxa anual composta de 7.2%, até 2020, com receitas superiores a 2.2 biliões de dólares. 

“As indústrias do IT (Information Technology) e da OT (Operational Technology) estão a evoluir para lá da Internet of Things e estão a implementar sistemas inteligentes em mercados específicos, como o retalho, a automação industrial, os automóveis e diretamente nas nossas casas. Apesar dos IT vendors e dos fornecedores de tecnologia continuarem a ver-se como os construtores do mundo da IoT, a visão, a implementação e o ecossistema estão centrados em torno da OT, com a GE, ABB, GM, Bosch, Ford, Volvo, Toyota, Samsung, Honeywell, Hitachi e outros que dispõem de décadas de conhecimento em sistemas a terem uma posição de destaque em importantes indústrias, investindo na próxima vaga de sistemas inteligentes”, indica Mario Morales, program vice president, Enabling Technologies e Semiconductors na IDC. 

Para possibilitar que a IoT tenha verdadeiramente valor, a inteligência edge, que empurra o processamento intensivo de dados e de aplicações para a ponta (edge), ou seja, para lá do core da rede, continuará a expandir-se.

O relatório identifica os segmentos com maior crescimento neste mercado de sistemas inteligentes: wearables, sistemas avançados de auxílio à condução, drones, smart homes, videovigilância, impressão 3D e serviços de telemática. “Está em curso uma transformação radical da cloud para o edge em cada um dos grandes sistemas. Num esforço para endereçar a oportunidade, tanto a infraestrutura cloud como a de edge têm de continuar a escalar-se e a suportar biliões de sistemas", refere Les Santiago, research director de Wireless e Semicondutores de IoT na IDC. “Mais inteligência no edge será um dos principais drivers de crescimento do mercado global de semicondutores nos próximos anos, contra o cenário de maturidade do mercado dos smartphones e dos PCs e um ambiente difícil no mercado das memórias ao nível do preço. Os fabricantes beneficiariam da reestruturação do seu portfólio de produtos para tirar partido desta tendência”.  

O relatório da IDC fala ainda em novos modelos de serviços a emergir com o crescimento da adoção destes sistemas e dos dados gerados.

ARTIGOS RELACIONADOS

Schneider Electric apresenta soluções de micro data center para aplicações de Edge Computing
EVENTOS

Schneider Electric apresenta soluções de micro data center para aplicações de Edge Computing

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.