2014-1-06

SERVIÇOS

Estudo da Sage mostra disparidades na preparação para a SEPA

De acordo com um estudo realizado pela Sage, recentemente tornado público, ainda existem grandes disparidades entre os países europeus, no que diz respeito a estarem preparados para a implementação da Área Única de Pagamentos em Euros (Single Euro Payments Area - SEPA).

Estudo da Sage mostra disparidades na preparação para a SEPA

O estudo, citado em comunicado da marca, que envolveu entrevistas a 441 gestores de toda a Europa, revela que o conhecimento e a preparação para o SEPA varia entre as várias regiões, aumentando os receios de que muitas entidades não estarão ainda preparadas para a entrada em vigor da nova legislação, em Fevereiro de 2014.
Os resultados do estudo apontam Espanha como o país melhor preparado. Cerca de 88% dos inquiridos revelam não só conhecimento acerca do SEPA, mas também de que todos os débitos directos e transferências a crédito deverão estar em conformidade com a nova realidade até dia 1 de Fevereiro do próximo ano.
Em contrapartida, apenas 53% das empresas portuguesas revela conhecimento sobre o SEPA e só cerca de 49% admitiram estar a par da aproximação do prazo limite estipulado para o efeito.
“Mais preocupante é o facto de mais de metade (54%) das empresas portuguesas reconhecerem que as suas soluções de software não estão, atualmente, preparadas para aceitarem os novos códigos bancários SEPA”, sublinha a Sage. A partir de 1 de Fevereiro de 2014, os códigos de conta e de classificação de operações serão substituídos por códigos BIC e IBAN, o que vai permitir que exista apenas uma conta bancária para fazer e receber pagamentos em toda a zona SEPA.
“As empresas que não conseguirem migrar os seus sistemas para o SEPA poderão arriscar impactos negativos no cash flow e incorrerem em custos adicionais e problemas de segurança”, alerta Rui Nogueira, BU Manager Mid-Market da Sage Portugal.

www.sage.pt

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.