2022-3-02

SERVIÇOS

Edge vai corresponder a 27% de toda a computação em 2026

O edge está a crescer, com 34% dos profissionais da indústria de data centers a projetarem ou no meio de implementações significativas

Edge vai corresponder a 27% de toda a computação em 2026

Um investimento significativo a nível da indústria na computação de edge mudará o perfil do ecossistema do centro de dados nos próximos quatro anos. A componente edge vai crescer 29% durante esse período, passando de 21% do total da computação para 27% em 2026, como aponta um novo inquérito global aos profissionais da indústria de data center conduzido pela Vertiv.

34% dos profissionais estão a projetar ou estão no meio de significativas implementações edge. Um quarto já implementou novos sites edge construídos de propósito, sendo que toda a atividade no edge está a crescer, mas os participantes do inquérito também prevêem um aumento de 150% nos locais centrais e aumento da atividade na cloud.

De acordo com o inquérito, a percentagem de recursos informáticos implementados na cloud pública deverá crescer de 19% para 25% em 2026.

"Os próximos cinco anos vão remodelar o panorama do data center, movendo-se cada vez mais computação edge, ao mesmo tempo que fortalecerá as instalações empresariais no centro das redes híbridas modernas", afirma Martin Olsen, vice-presidente global de estratégia e transformação edge na Vertiv. "O futuro da computação tem tudo a ver com velocidade e latência, e a única maneira de satisfazer a necessidade é construir o edge".

A pesquisa também revelou a mudança de perfil edge. 29% dos locais têm entre cinco e 20 racks, e 13% têm mais de 20 racks, o que significa mais potência. 28% dizem que as suas instalações precisam de entre 21 e 200 kW, e 14% dizem que a procura de energia excede os 200 kW

A sustentabilidade está a desempenhar um papel importante em novas e planeadas implementações edge. 77% dos centros utilizam ou planeiam utilizar sistemas UPS de baixa potência. Além disso, 40% planeiam utilizar energias renováveis; 31%, arrefecimento eficiente em termos de água; 29% tecnologias dinâmicas de suporte à rede; e 19%, refrigerantes com um baixo potencial de aquecimento global (GWP).

Embora a segurança e a disponibilidade sejam as principais prioridades para os participantes na implementação de sites edge, o inquérito destacou algumas práticas de design e operação atuais que poderiam reduzir a capacidade dos locais de computação edge para atingir estes objetivos à medida que o número de sites se expande.

TAGS

Edge

ARTIGOS RELACIONADOS

Investimento europeu em edge deverá crescer a dois dígitos
NEGÓCIOS

Investimento europeu em edge deverá crescer a dois dígitos

LER MAIS

Edge AI e portátil reciclado marcam tecnologia em 2022
NEGÓCIOS

Edge AI e portátil reciclado marcam tecnologia em 2022

LER MAIS

Computação em nuvem está a tornar-se no "novo normal"
CLOUD

Computação em nuvem está a tornar-se no "novo normal"

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.