2021-2-24

SEGURANÇA

Advertorial

Segurança Microsoft: A melhor solução para proteger pessoas, dispositivos, aplicações e dados em qualquer lugar ou plataforma

A cibersegurança está hoje no topo da lista de prioridades de muitos dos seus clientes

Segurança Microsoft: A melhor solução para proteger pessoas, dispositivos, aplicações e dados em qualquer lugar ou plataforma

Numa altura em que o acesso à informação corporativa passou a ser realizado em múltiplas localizações, que vão muito para além das instalações físicas dos seus clientes, é fundamental a consciencialização para os perigos subjacentes. Fazer esta “transição” sem qualquer controlo de segurança adicional, contando apenas com a sensibilidade individual para boas práticas não é, de todo, uma situação ideal.

Abordagem zero trust

As abordagens tradicionais de segurança, baseadas em perímetro, simplesmente já não conseguem acompanhar a sofisticação das ameaças atuais.

Respondendo a estas necessidades, as soluções Microsoft são desenvolvidas com base numa abordagem Zero Trust.

Um modelo de Zero Trust, ao invés de supor que tudo o que está atrás da firewall empresarial é seguro, assume que há uma falha de segurança e cada pedido é verificado como se tivesse origem numa rede aberta. Ou seja, independentemente da origem do pedido ou do recurso ao qual acede, Zero Trust ensina-o a “nunca confiar, verificar sempre”. Estendendo a proteção a todos os elementos do património digital – identidade, dispositivos, dados, aplicações, infraestrutura e redes.

Depois, é preciso correlacionar a informação de todos estes elementos e ter sistemas inteligentes capazes de identificar ameaças em tempo real e agir com a rapidez necessária. Isto significa que quanto mais integradas estiverem as várias soluções de cibersegurança, melhor.

Como reforçar a segurança?

Na cloud Microsoft, o Azure Active Directory (Azure AD) é a base para a gestão de acessos e o guardião do primeiro perímetro de segurança – a identidade. E qual o motivo pelo qual é tão importante a proteção da identidade? Porque a maioria das falhas de segurança começam com passwords comprometidas. A autenticação multifator (MFA) aumenta imediatamente a segurança da sua conta ao exigir várias formas distintas de verificação para comprovar a identidade do utilizador ao iniciar sessão numa aplicação. Com o Azure AD, poderá ativar a MFA sem custos adicionais.

Adicionalmente, foram recentemente introduzidas predefinições de segurança no Azure AD, isto é, os controlos considerados fundamentais, configuráveis na área de contas e identidades, como por exemplo, o reforço da autenticação multifator (MFA) para contas administrativas e a disponibilização da aplicação móvel Microsoft Authenticator para os utilizadores.

Se adicionalmente o seu cliente procurar gerir o acesso a outros recursos, recomendamos vivamente o Azure AD Premium, uma vez que terá acesso a opções adicionais de gestão de identidade, como por exemplo, atribuir políticas de acesso condicional a aplicações, consoante o dispositivo, localização do utilizador ou criticidade da aplicação, seja ela qual for – com o Azure AD Premium terá a capacidade de centralizar todas estas políticas de segurança e a gestão de acessos de todas as aplicações corporativas (como por exemplo, SAP, Salesforce, Oracle, AWS, Google, ou até mesmo outras aplicações, on-prem) num único controlador.

Benefícios no Microsoft 365 e no Microsoft Teams

Enquanto especialista de IT, o seu cliente vai ter expetativa não só da criação de um ambiente seguro, mas também do desbloqueio de processos de colaboração e comunicação efetivos.

Para além de todos os benefícios – reinvenção e gestão do ciclo de vida das reuniões, colaboração eficiente, e possibilidade de integrar aplicações que respondem às necessidades do negócio – o que pode a segurança Microsoft fazer pela plataforma de colaboração, onde se inclui o Microsoft Teams?

Estando o Microsoft Teams inserido no Microsoft 365, beneficia da premissa fundamental com que a Microsoft desenha as suas soluções cloud: o compromisso com a segurança, privacidade e conformidade. Além da encriptação nativa, é possível adicionar camadas adicionais de segurança, como classificação e encriptação de documentos, a autenticação multifator ou criar políticas de acesso à informação, como vimos na secção anterior. Já os organizadores das reuniões, podem gerir quem participa, de que forma e quem tem acesso à informação da reunião.

Gestão de dispositivos

Os dispositivos são a fronteira final na estratégia de segurança. Afinal, é onde os dados são visualizados pelo utilizador.

À medida que os seus clientes ativam políticas de trabalho remoto, a gestão de dispositivos tem que evoluir. A Microsoft trabalha com todas as plataformas, como Windows, iOS, Android e macOS para automatizar não apenas o aprovisionamento de dispositivos, mas também a distribuição de políticas e atualizações de software.

Deverão ser aplicadas políticas de segurança de forma consistente e confiável, não apenas no próprio dispositivo, mas também nas aplicações que neles se executam. Se um dispositivo não estiver de acordo com o patch de segurança definido pelo administrador, o utilizador será solicitado a atualizar o dispositivo antes de permitir o acesso.

Ao integrar com tecnologias de segurança Microsoft 365, o Microsoft Endpoint Manager oferece um conjunto exclusivo de recursos para simplificar a gestão de segurança dos dispositivos, nos mais diversos cenários de modelo de propriedade (corporativa e BYOD). O Endpoint Manager ajuda as pessoas a trabalhar a partir de qualquer dispositivo, garantindo que apenas dispositivos e aplicações confiáveis têm acesso aos dados de trabalho. E com definição ao nível do dispositivo ou da aplicação, equilibra a privacidade e experiência do utilizador com as necessidades de segurança da organização.

Classificação de segurança da Microsoft - Microsoft Secure Score

Existem diversas questões a ter em conta acerca da proteção da informação, gestão de segurança, monitorização da segurança, etc. Não procure atalhos nestas áreas – a Classificação de Segurança da Microsoft (Microsoft Secure Score) é gratuita para todos os clientes. Para além das recomendações da Classificação de Segurança, num dashboard centralizado no centro de segurança do Microsoft 365, poderá monitorizar e trabalhar na segurança das suas identidades, dados, aplicações, dispositivos e infraestrutura do Microsoft 365.

Em suma, a Classificação de Segurança oferece uma forma de melhorar, de forma estruturada, a sua postura de segurança ao fornecer visibilidade e recomendações práticas.

Notas finais

Estes são alguns dos motivos pelos quais a Microsoft se assume como líder na área da Cibersegurança, e que se evidenciam ao aparecer no quadrante líder da Gartner em cinco tipos de solução de Cibersegurança em 2020 – Access Management, Cloud Access Security Brokers, Enterprise Information Archiving e Unified Endpoint Management – com a vantagem adicional de integrar nativamente todas estas plataformas. Por outro lado, o poder da cloud Microsoft permite a inclusão de inteligência artifical para combater de uma forma mais eficaz ataques sofisticados e ainda não conhecidos.

Por último, todas as soluções são desenhadas sob esta premissa fundamental: o compromisso com a privacidade e com a transparência sobre a recolha, utilização e distribuição dos dados dos clientes. O cliente é que gere os seus dados e decide como utilizá-los. Ao nível de compliance, a cloud da Microsoft está em conformidade com mais de 90 regulamentações internacionais, regionais e de indústria, incluindo HIPAA, GDPR, FedRAMP, SOC, FERPA. Ainda neste âmbito, a referir que a nossa plataforma cloud Microsoft Azure e o Office 365 Enterprise foram recentemente distinguidos pelo Gabinete Nacional de Segurança (GNS) com a primeira certificação de segurança cloud de grau NACIONAL RESERVADO a ser realizada em Portugal.

E não se esqueça: a melhor resposta é preparar os seus clientes. E a tecnologia é a maior defesa nesta luta.

Links úteis:

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Microsoft

TAGS

Microsoft

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.