2020-4-29

SEGURANÇA

Kaspersky fornece ferramentas para proteger teletrabalho

Com a ferramenta Cloud Discovery, um administrador de IT pode assegurar o cumprimento das políticas de segurança corporativa, ao controlar a utilização não autorizada de aplicações e sites potencialmente inseguros por parte dos colaboradores

Kaspersky fornece ferramentas para proteger teletrabalho

De acordo com o relatório “State of Remote Work”, quase todos os colaboradores (99%) gostariam de trabalhar remotamente de vez em quando. Esta realidade demonstra que esta preferência dos colaboradores pode facilmente tornar-se numa obrigação. Em março desde ano, grandes empresas líderes no seu setor, como a General Motors, a Apple e a JP Morgan, e também empresas de menor dimensão, colocaram os seus funcionários em teletrabalho devido à pandemia COVID-19. 

Perante este cenário, torna-se cada vez mais importante para os administradores assegurar que tanto a informação corporativa, como a de cada colaborador, permanecem privadas e em segurança. A utilização do SaaS ajuda o negócio e os colaboradores a serem ágeis, a trabalharem remotamente e a ficarem conectados, mesmo que não consigam estar no escritório. Mas, apesar de terem ao seu dispor os serviços corporativos autorizados, os trabalhadores podem escolher utilizar outras aplicações por vontade própria ou misturarem aquelas que utilizam para trabalhar com as que utilizam na sua vida privada, originando aquilo que é conhecido como “shadow IT”.  

Sejam apps de conversação, serviços de partilha de ficheiros ou outro tipo de ferramentas mais pequenas para trabalhar ou para outras necessidades pessoais nos dispositivos corporativos, o nível de segurança em tais aplicações podem ser fraco ou mínimo. Mesmo que sejam utilizadas com boa intenção sem a aprovação dos departamentos de IT, ao fazê-lo, os colaboradores poderão comprometer dados da empresa ou expor a mesma a uma infeção por malware, que, por sua vez, pode ameaçar a sua reputação. 

O Kaspersky Endpoint Security Cloud ajuda agora os administradores de IT a garantir maior transparência nas IT corporativas e a assegurar que apenas serviços de cloud de confiança são utilizados dentro da sua organização. A ferramenta “cloud discovery” vai permitir-lhes estabelecer uma lista de serviços cloud autorizados que correspondem às políticas de segurança corporativa e garantir que essa mesma lista é cumprida. A informação sobre que tipo de serviços ou aplicações podem ser utilizadas fica visível num painel de controlo onde o administrador poderá fazer alterações no acesso às mesmas para cada tipo de utilizador, definindo privilégios para diferentes grupos de utilizadores de acordo com as necessidades intrínsecas ao seu trabalho. 

Ainda assim, para ajudar as organizações a manter as suas caixas de email e outras ferramentas de colaboração seguras na cloud, o Kaspersky Endpoint Security Cloud inclui também o Kaspersky Security for Microsoft Office 365. Esta última solução garante proteção para todas as aplicações do Microsoft Office 365, incluindo as ferramentas Exchange Online, OneDrive, SharePoint Online, e a segurança da partilha de documentos através do Microsoft Teams. A proteção contra ameaças por email é ativada a partir de um mecanismo anti-phishing baseado em rede neural, que utiliza mais de mil critérios para detetar emails de phishing, bem como bases de dados de URL maliciosas, anti-spoofing e prevenção específica que impede que estes emails fiquem comprometidos. Adicionalmente, a verificação de ficheiros carregados no SharePoint Online, OneDrive e Microsoft Teams assegura que não contêm malware e que este não se espalha pelos endpoints corporativos. 

O trabalho remoto pode tornar-se naturalmente para muitas empresas a única forma de manter as suas operações e os seus negócios ativos, durante estes tempos turbulentos. Isto leva a desafios extra para todos os administradores de IT e todos aqueles que garantem a cibersegurança dentro da sua empresa – porque elas precisam de alguém que controle as IT «invisíveis», de forma a que os seus dados corporativos não sejam prejudicados e para que não fiquem expostas a ciberameaças. O Kaspersky Endpoint Security Cloud oferece, numa só solução, as ferramentas necessárias para as empresas poderem fazer este controlo, juntamente com um endpoint comprovado e proteção para o Microsoft Office 365”, explica Sergey Martsynkyan, Head of B2B Product Marketing da Kaspersky.

ARTIGOS RELACIONADOS

O que as PME devem fazer para implementar teletrabalho
NEGÓCIOS

O que as PME devem fazer para implementar teletrabalho

LER MAIS

COVID-19: O impacto nas empresas e no trabalho remoto
NEGÓCIOS

COVID-19: O impacto nas empresas e no trabalho remoto

LER MAIS

Como as empresas portuguesas estão a trabalhar remotamente
NEGÓCIOS

Como as empresas portuguesas estão a trabalhar remotamente

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.