2020-3-24

SEGURANÇA

Claranet disponibiliza serviço para monitorização global de cibersegurança

O Pulse é o novo serviço da Claranet que permite a monitorização automática dos riscos de segurança dos ativos tecnológicos de uma organização, para além de gerar relatórios “inteligentes e detalhados” para que seja possível reduzir esses riscos

A Claranet Portugal lançou no mercado o Pulse, um serviço modular de cibersegurança cuja tecnologia permite às organizações - de várias dimensões - obter uma visão completa sobre os riscos dos seus ativos tecnológicos

Desenvolvido na íntegra por especialistas em cibersegurança da Claranet Portugal e disponibilizado nos vários países em que o grupo Claranet opera, o novo Pulse garante às empresas o acesso a informação valiosa sobre os riscos mais importantes para o seu negócio, disponibilizando um conjunto de dados automáticos que resultam de uma monitorização permanente e inteligente dos ativos tecnológicos. 

O Pulse classifica os riscos de A (menor risco) a F (maior risco) e divide-os por várias vertentes de análise associadas aos principais pontos e atividades de risco numa infraestrutura de IT, tais como a segurança de email, serviços expostos na Internet, credenciais, fuga de informação, phishing e atividades de hacking. 

Esta avaliação é feita regularmente, de forma automática e regular, e é produzido um relatório digital, enviado ao cliente. Esse relatório detalha cada vertente de segurança em vários vetores de risco - certificados expirados, falsos perfis, apropriação de domínios, autenticação de mensagens de email (DMARC) ou credenciais expostas, por exemplo –, com informação pormenorizada e recomendações para mitigar as ameaças detetadas. Como se trata de um serviço recorrente - subscrito anualmente - cada cliente beneficia de uma análise constante e objetiva ao seu nível de risco na Internet. 

Ao estruturar a identificação dos riscos e a sua mitigação em função de um ranking, o Pulse permite às organizações e aos seus colaboradores a adoção de posturas de melhoria contínua da segurança, levando-os a criar políticas e procedimentos corretos na utilização dos sistemas de IT e da informação. 

Mais do que uma ferramenta para detetar em tempo real os riscos associados a uma infraestrutura de IT, o Pulse é um serviço transversal de cibersegurança que atua também na solução proativa dos riscos, fornecendo aos utilizadores informações acionáveis, as melhores recomendações e práticas para os evitar, combater e resolver”, explica António Ribeiro, Cybersecurity Manager da Claranet Portugal. 

É como medir o pulso à segurança de uma empresa, detetando a qualquer momento os principais riscos que uma organização está a enfrentar a nível tecnológico. Podemos comparar este serviço ao risco de crédito que se fazem às empresas. Com o Pulse, propomos fazer uma análise objetiva do risco de segurança online”, completa António Miguel Ferreira, Managing Director da Claranet, responsável pela região da Ibéria e América Latina, para quem o lançamento do Pulse é mais um passo importante no reforço da estratégia de cibersegurança da Claranet. 

Várias das tecnologias e metodologias inteligentes de segurança que aplicamos no nosso Security Operations Center (SOC) estão agora disponíveis no Pulse. Esta ferramenta vem democratizar ainda mais a cibersegurança nas empresas de várias dimensões, fornecendo uma solução flexível e acessível, quer ao nível técnico, quer ao nível da cultura de segurança dentro de uma organização”, conclui António Miguel Ferreira.

Recomendado pelos leitores

Garmin confirma que foi vítima de ciberataque
SEGURANÇA

Garmin confirma que foi vítima de ciberataque

LER MAIS

Erro humano está ligado a 60% das falhas de segurança
SEGURANÇA

Erro humano está ligado a 60% das falhas de segurança

LER MAIS

Serviços de VPN com fuga de dados de mais de 20 milhões de utilizadores
SEGURANÇA

Serviços de VPN com fuga de dados de mais de 20 milhões de utilizadores

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 69 JULHO 2020

IT CHANNEL Nº 69 JULHO 2020

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.