2024-5-27

PARTNERS

Redes de 25 Gbps: uma atualização cada vez mais fácil e acessível

Até há pouco tempo, a atualização das redes para 10 GbE era um investimento considerável que tinha de ser cuidadosamente analisado de um ponto de vista custo/benefício. Agora, a discussão passou para as redes 25 e 100 GbE

Redes de 25 Gbps: uma atualização cada vez mais fácil e acessível

Especializada em sistemas de armazenamento em rede (NAS), a QNAP tem investido nos últimos anos em aumentar de forma significativa a velocidade das redes, sem que isso implique realizar avultados investimentos.

Hoje, a maioria dos NAS da QNAP inclui pelo menos duas portas 2.5 GbE – o “default” onde até há bem pouco tempo encontrávamos portas Gigabit. A vantagem das portas 2.5 GbE é que permitem mais do que duplicar a velocidade em redes de cobre Gigabit, tirando partido da infraestrutura existente (Cat5e).

De forma a permitir que todos os equipamentos possam aproveitar essa tecnologia, a QNAP tem também lançado switches 2.5 GbE acessíveis, bem como adaptadores e placas de expansão para NAS mais antigos e para PCs.

De 10 GBPS para 25 GBPS… e mais além

A par da transição dos adaptadores de rede Gigabit para 2.5 GbE, tornando esta velocidade no “novo normal”, a QNAP tem feito esforços no sentido de disponibilizar equipamentos acessíveis com velocidades 10 GbE, quer para redes de cobre (Cat6), quer para redes de fibra.

A empresa possui diversos modelos de NAS com conectividade 10 GbE integrada a par de outros com slots de expansão capazes de receber adaptadores 10 GbE opcionais. Ao mesmo tempo, a gama de switches 10 GbE da QNAP continua a crescer com modelos L2 e não geridos, quer com portas RJ45, quer com portas SFP+.

No mundo da tecnologia, os avanços tendem surgir de forma exponencial. A transição de redes 100 Mbps para Gigabit demorou ainda bastantes anos, mas estamos a assistir a uma rápida evolução para 2.5 GbE – basicamente sem custos face à geração Gigabit – e, paralelamente, também para 10 GbE, 25 GbE e, até, 100 GbE.

Ao executar servidores SAN, servidores de cluster e aplicações de processamento de IA, as empresas precisam de redes de 25 GbE para ultrapassar os obstáculos de desempenho de transferência de dados. A QNAP oferece uma solução completa para ajudar as empresas a realizarem rapidamente a atualização para redes de 25 GbE a um preço económico, enquanto desfrutam de baixa latência, fiabilidade e elevada compatibilidade.

Além disso, da mesma forma que é possível realizar a transição de redes Gigabit para 2.5 GbE sem mexer na infraestrutura, o mesmo se pode dizer da implementação de 25 GbE sobre redes originalmente instaladas para suporte 10 GbE: a solução de 25 GbE da QNAP é compatível com versões anteriores de SFP+ 10G, sem necessidade de substituir os dispositivos existentes.

Com os olhos nos 100 GBPS

Neste contexto, a QNAP pensa já em formas de otimizar as infraestruturas existentes e preparar as empresas para a próxima etapa: as redes 100 GbE.

Segundo Jerry Deng, Gestor de Produto da QNAP para a área do networking, “a procura por switches 100 GbE+ de ultra-alta velocidade descolou em 2023, a fim de suportar as exigências de largura de banda de novas aplicações como cargas de trabalho de IA generativa e servidores”.

No seguimento destes desenvolvimentos do mercado, a empresa lançou o QSW-M7308R-4X, o seu primeiro switch 100 GbE, “uma solução 100 GbE otimizada em termos de custo e economia de espaço para PMEs, idealmente emparelhado com NAS 25 GbE da QNAP ou outro NAS com placas de rede 25 GbE / 100 GbE para maximizar totalmente o potencial das infraestruturas de IT das organizações", explicou Jerry Deng.

Num contexto em que as empresas e os utilizadores demonstram um apetite quase insaciável por cada vez mais espaço para os seus dados, chegou o momento de olhar para os NAS e apostar agora em combinar essa capacidade com uma maior velocidade e largura de banda, de forma a tirar o máximo partido do armazenamento disponível.

Mais informações:

Redes 10 Gbps: https://www.qnap.com/solution/ high-speed-connectivity/pt-pt

Redes 25 Gbps: https://www.qnap.com/ solution/25gb-solution/pt-pt

Switch 100 GbE: https://www.qnap.com/pt-pt/ product/qsw-m7308r-4x

Placa de rede 100 Gbps: https://www.qnap.com/ pt-pt/product/qxg-100g2sf-cx6

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Qnap

Recomendado pelos leitores

ActiveSys leva Parceiros e clientes em passeio tecnológico pelo Douro
PARTNERS

ActiveSys leva Parceiros e clientes em passeio tecnológico pelo Douro

LER MAIS

Os switches mais versáteis e cost effective para core de redes para PMEs ou grandes empresas
PARTNERS

Os switches mais versáteis e cost effective para core de redes para PMEs ou grandes empresas

LER MAIS

Como incrementar a segurança do seu negócio sem perder a cabeça
PARTNERS

Como incrementar a segurança do seu negócio sem perder a cabeça

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 108 JUNHO 2024

IT CHANNEL Nº 108 JUNHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.