2024-4-11

PARTNERS

O impacto do computer vision na sociedade: tendências e desafios

Num mundo cada vez mais tecnológico, o computer vision tem vindo a desempenhar um papel crucial em diversas áreas. Descubra como esta tecnologia está a moldar o nosso presente e a influenciar o nosso futuro, com Bruno Bento, Portugal Regional Sales Manager da Hikvision

O impacto do computer vision na sociedade: tendências e desafios

Bruno Bento, Portugal Regional Sales Manager de Hikvision

Quais são alguns exemplos de aplicações do computer vision?

Computer vision ou IA é atualmente utilizada no quotidiano e está cada vez mais presente na nossa vida, seja na capacidade de utilização de imagens e tratá-las para serem usadas em segurança, trânsito, deteção e proteção contra incêndios, logística, saúde, transportes, entre outras. Hoje em dia uma grande parte das pessoas já a utiliza por exemplo nos seus smartphones.

Como caracteriza o desenvolvimento do computer vision a nível mundial e em Portugal?

É uma tecnologia em enorme expansão a nível mundial, incluindo Portugal, embora que de uma forma mais lenta. Em Portugal recentemente começou a desenvolver-se muito na utilização, por exemplo em sistemas de segurança em especial associada à videovigilância. A capacidade que hoje em dia as câmaras têm de IA com autoaprendizagem que permitem por exemplo o reconhecimento facial e identificação de pessoas, de género, aglomerados de pessoas, classificação automática de objetos, por onde circulam mais, gestão de trânsito, enfim, são cada vez mais as aplicações.

A indústria do computer vision tem registado um crescimento significativo nos últimos anos. Quais são os principais fatores que têm contribuído para o seu crescimento?

Penso que a necessidade natural de evolução tecnológica e também da espécie humana. Por natureza os humanos tendem sempre a evoluir e procurar desenvolver tecnologia que melhore a sua qualidade de vida. A procura de reduzir a intervenção humana ou mesmo facilitar essa intervenção para conseguirmos tornar mais fácil a nossa vida. Dou por exemplo a utilização de câmaras de trânsito para termos a informação de quantos veículos circulam, a classificação dos veículos, que periodos do dia à mais trânsito e a partir daí poder-se fazer uma melhor gestão do trânsito, reduzir a poluição, melhorar a circulação de pessoas e bens, etc.

De que forma é que a popularização crescente da Inteligência Artificial e do machine learning impulsionaram o mercado, nomeadamente de vigilância e segurança?

Estima-se que o mercado da videovigilância cresca cerca de 10% até 2030 e que dessa percentagem cerca de 25% seja com utilização de IA. A utilização das câmaras, que já não são apenas câmaras, mas que são sensores associados a IA e deep learning podem transmitir-nos praticamente aquilo que pretendermos. Deixou de ser uma solução de segurança inteligente para ser um sensor que nos permite melhorar a operacionalidade de uma instituição, cidade, fábrica, empresa e até mesmo na nossa vida pessoal.

O computer vision é particularmente conhecido pela sua utilização nos setores de vigilância, controlo de acessos e segurança. Mas de que forma é que outros setores podem usufruir desta tecnologia emergente?

Penso que o computer vision ou IA podem ser utilizadas em todos os setores da sociedade. A utilização por exemplo na saúde para facilitar e ajudar no diagnóstico de doenças; nos transportes é muito interessante a capacidade de analisarmos por exemplo se um motorista fala ao telémovel, se mostra sinais de cansaço. Até no desporto é muito importante para um clube analisar as movimentações dos jogadores, o posicionamento, as distâncias percorridas, velocidade. E analisar o caudal dos rios, o que pode ajudar na prevenção de cheias, por exemplo.

Em que consistem as soluções de computer vision e de que forma é que a sua adoção pode beneficiar os Parceiros de Canal?

Cada vez mais os Parceiros procuram soluções inovadoras e os benefícios da utilização de computer vision traz-lhes uma melhor operacionalidade, redução de custos, redução da falha humana, gestão de tempo e muito importante uma melhor experiência de utilização dos sistemas.

Que desafios é que esta tecnologia pode trazer para os Parceiros?

A adaptação das empresas e pessoas a esta tecnologia será o maior desafio porque passarão para um outro nível de gestão e operacionalidade.

O que é que os clientes estão à procura no que diz respeito ao computer vision?

Cada vez mais os Parceiros procuram soluções inovadoras e todas as soluções que melhorem a segurança e operacionalidade das suas empresas. Na segurança procura-se cada vez mais a capacidade de deteção, análise e identificação automática sem a intervenção humana e com a maior fiabilidade possível. Hoje já se consegue fiabilidades perto dos 100% nalguns sistemas.

Que tendências prevê para o setor em 2024 e nos próximos anos?

A utilização de computer vision em smart cities, Industry 4.0 e alterações climáticas deverão ser as tendências.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Hikvision

Recomendado pelos leitores

Experiência virtual otimizada com as soluções NVIDIA
PARTNERS

Experiência virtual otimizada com as soluções NVIDIA

LER MAIS

Potencializar a produtividade e o futuro dos postos de trabalho
PARTNERS

Potencializar a produtividade e o futuro dos postos de trabalho

LER MAIS

Mantenha todos os utilizadores seguros e ligados, em qualquer cloud, com Cisco SASE
PARTNERS

Mantenha todos os utilizadores seguros e ligados, em qualquer cloud, com Cisco SASE

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.