Henrique Amaro, Business Lead Manager da Alcatel-Lucent Enterprise em 2025-6-27

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O impacto da IA nas comunicações e redes empresariais

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais popular e acessível à maioria das pessoas com serviços como ChatGPT e Canva

O impacto da IA nas comunicações e redes empresariais

Henrique Amaro, Business Lead Manager da Alcatel-Lucent Enterprise

No entanto, a IA também promete ser um divisor de águas no setor de comunicações e redes empresariais, com aplicações concretas para qualquer setor. Como acontece com qualquer grande mudança, a IA apresenta ameaças e oportunidades que precisam ser previstas e avaliadas para que seu potencial seja efetivamente aproveitado.

ALE e a IA

A Alcatel-Lucent Enterprise dedica-se a oferecer serviços de ponta habilitados por IA que agreguem valor tangível aos nossos clientes, atendendo às suas necessidades específicas com precisão e cuidado. Nossa abordagem é sustentada por um firme compromisso com a responsabilidade ambiental, a gestão de riscos de segurança cibernética, considerações éticas, eficiência e controle de custos, a proteção da privacidade de dados e a conformidade com as regulamentações de IA e cibersegurança.

A estratégia da ALE é suportada numa base de expertise tecnológica interna e uma sólida rede de parcerias com instituições académicas e empresas de DeepTech em toda a Europa. Esse ecossistema permite-nos aproveitar os avanços mais recentes em IA e integrá-los nas nossas soluções.

IA nas comunicações

A nossa expertise abrange uma ampla gama de domínios de IA, incluindo GenAI, visão computacional ou Processamento de Linguagem Natural (PLN), com foco em tratamentos de voz, com base numa vasta experiência em comunicações de voz em tempo real. Selecionamos e disponibilizamos o serviço de IA certo para atender às necessidades e restrições específicas de cada cliente.

Relações com o cliente

Como mencionado acima, a experiência do cliente é a principal área onde empresas e instituições governamentais esperam os impactos positivos da IA. As empresas estão investindo fortemente em IA Generativa (GenAI) e outras soluções de IA para aprimorar o atendimento ao cliente por meio da automação e personalização, visando tempos de resposta e satisfação otimizados. Ferramentas de GenAI, como assistentes virtuais e chatbots, são amplamente utilizadas para lidar com as consultas iniciais dos clientes, libertando representantes humanos para se concentrarem em tarefas mais complexas. Essa mudança tem sido particularmente forte nos setores bancário, de retalho e de serviços de software, onde as funções de atendimento ao cliente habilitadas por IA criam fluxos de receita e reduzem custos.

Produtividade dos funcionários

Ferramentas de produtividade baseadas em GenAI estão a transformar o ambiente de trabalho, especialmente por meio de fluxos de trabalho automatizados e insights de dados que reduzem tarefas repetitivas e auxiliam no processo de tomada de decisão com base em modelos de dados. O IDC relata que empresas na região EMEA alocam mais de 20% de seus orçamentos de TI para tecnologias emergentes, incluindo GenAI. Aproximadamente 42% das organizações relataram melhorias significativas na produtividade e na eficiência operacional após a implantação de ferramentas colaborativas habilitadas para IA. Exemplo a plataforma ALE Rainbow (tradução simultânea, resumo de minutos das reuniões, ChatBots como o ALIE.

IA nas redes de dados

AIOps (Inteligência Artificial para Operações) utiliza tecnologias de IA, como machine learning e GenAI, para otimizar o gerenciamento de redes, automatizando tarefas, melhorando a eficiência operacional e permitindo a resolução proativa de problemas. A solução OmniVista Network Advisor é um exemplo prático de aplicação de IA.

Deteção de anomalias

A AIOps destaca-se na identificação de anomalias em redes de dados. Essa capacidade permite a deteção oportuna de problemas, a análise das causas e a recomendação de ações corretivas. Análise de tendências de desempenho.

Algoritmos de IA analisam dados históricos de desempenho para prever possíveis interrupções e recomendar mudanças na infraestrutura para um desempenho ideal. Isso garante que as redes possam se adaptar às mudanças nas demandas e escalar adequadamente conforme as necessidades dos negócios evoluem.

Resolução proativa de problemas

Esta funcionalidade utiliza análise de dados e machine learning para prever possíveis falhas. Os dados gerados são analisados continuamente para identificar padrões que historicamente ocorrem antes dos problemas, para que o sistema possa tomar medidas corretivas com antecedência.

Automação de tarefas de gestão

O GenAI traduz métricas e registos de rede numa descrição em linguagem natural do estado da rede, além de produzir gráficos visuais. Em seguida, utilizando informação fornecida de forma livre, gera configurações formais, que são aplicados à rede. Essa abordagem otimiza significativamente a curva de aprendizagem de um sistema de gestão de rede. Permite que os administradores se concentrem em tarefas alinhadas aos negócios, delegando detalhes técnicos de baixo nível ao mecanismo GenAI.

Conclusão

A IA abre novas oportunidades para que as empresas explorem áreas de comunicação e redes que a tecnologia sozinha não conseguiria atingir. A ALE está a investir recursos significativos de pesquisa e desenvolvimento em aplicações práticas e abrangentes no setor de comunicações e redes para permitir que nossos clientes e parceiros aproveitem alguns dos recursos ilimitados oferecidos pela tecnologia de IA, respeitando as regulamentações e a privacidade dos utilizadores.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Alcatel-Lucent Enterprise

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