2025-7-01

PARTNERS

Databox celebra 40 anos com edição especial do EXPO TI Databox: “Queremos aproximar pessoas”

A Databox voltou a reunir os Parceiros do setor tecnológico no Centro de Congressos do Estoril, numa edição especial do EXPO TI Databox com um novo formato, mais dinâmica e centrada na inovação, na proximidade com os Parceiros e na transformação digital

Databox celebra 40 anos com edição especial do EXPO TI Databox: “Queremos aproximar pessoas”

A 15.ª edição do EXPO TI Databox regressou ao Centro de Congressos do Estoril, no dia 16 de maio, com um novo formato, celebrando os 40 anos da empresa e reafirmando o seu papel central no setor das IT em Portugal.

Na sessão de abertura, André Reis, CEO da Databox, afirmou que esta é “uma edição especial, pensada para aproximar pessoas e promover a inovação”. Com dois palcos, um dedicado a apresentações e debates estratégicos, e outro a sessões rápidas e interativas, o evento reuniu mais de 50 expositores, proporcionando um ambiente dinâmico de networking, partilha de conhecimento e apresentação de novas soluções.

“Acreditamos que conhecer o negócio das pessoas é essencial”, sublinhou André Reis, reforçando o compromisso da Databox com a proximidade aos seus parceiros. Com mais de 2.500 clientes, a empresa mantém um forte investimento em stock, soluções personalizadas e condições comerciais competitivas.

Mercado de IT em Portugal em forte crescimento

Victor Ivanov, Business Intelligence Consultant da Context, apresentou uma análise ao mercado europeu de IT, destacando Portugal como um dos países com melhor desempenho em 2025. Segundo o especialista, o país registou um crescimento de 11% no primeiro trimestre face ao período homólogo, totalizando cerca de 400 milhões de euros em vendas.

“Portugal teve um arranque de ano francamente positivo”, referiu, destacando que “há sempre oportunidades, especialmente no mercado empresarial”. Neste segmento, os revendedores PME e corporativos foram os principais impulsionadores do crescimento.

O analista identificou três forças transformadoras que estão a moldar o setor: cadeias de abastecimento, transição energética e inteligência artificial. “A longevidade dos equipamentos, a preparação para a IA e a necessidade de infraestruturas energéticas eficientes são os principais motores da mudança”.

Em Portugal, categorias como servidores, consumíveis de impressão e garantias destacaram- se pelos maiores crescimentos. O orador concluiu com uma mensagem otimista: “Independentemente do cenário económico, o canal de IT continua a crescer acima do PIB. Onde há necessidade de tecnologia, há sempre oportunidade”.

Asus

Nelson Martins, Channel Manager da Asus, iniciou a sua intervenção com felicitações à Databox pelos seus 40 anos, aproveitando para reforçar a missão da marca: “Na Asus, dedicamo- nos à busca impensável pela inovação.” Destacando a forte presença da empresa no mercado, sublinhou que “a marca Asus tem uma presença muito forte no mindset dos consumidores em Portugal”, algo que atribuiu a uma equipa “100% portuguesa”. A apresentação centrou-se na gama profissional Asus, composta por soluções “rápidas, flexíveis e inteligentes”, destinadas a empresas de todas as dimensões. “Temos crescido, naturalmente, em parceria com a Databox, os Parceiros e os clientes”, concluiu.

Samsung

Jorge Horta, Enterprise Business Sales Manager da Samsung, destacou a aposta contínua da marca na inovação e na construção de um ecossistema tecnológico completo. “Somos mais do que um fabricante de equipamentos”, afirmou, referindo a existência de 40 centros de I&D e sete centros de design em todo o mundo. A Samsung procura “ir além dos limites com propostas de inovação”, com destaque para soluções como a SmartSense, que permite a gestão remota de equipamentos através de Wi-Fi. “Queremos ser um game changer na indústria”, frisou. Horta apresentou ainda várias gamas de produtos e reforçou a ambição da marca em manter-se na vanguarda tecnológica, com ferramentas como a nova plataforma cloud VXTI e uma forte integração de inteligência artificial nos dispositivos móveis.

Mesa-redonda "Inteligência Invisível"

Na mesa-redonda “Inteligência Invisível”, os oradores debateram o impacto da inteligência artificial no quotidiano e nas empresas, com foco na sua aplicabilidade transversal em contextos domésticos, empresariais e industriais.

Frederico Tomé, Technical & Presales Manager da Samsung, destacou que “a tecnologia tem como missão facilitar a vida das pessoas, e comunicar melhor os seus benefícios é essencial”.

Isabel Reis, Iberia Managing Director da Dell Technologies, salientou a importância de uma abordagem sustentável e integrada, dando como exemplo os data centers e a eficiência energética: “Hoje, controlar e automatizar os consumos é fundamental, sobretudo com o crescimento exponencial dos GPU”.

Por sua vez, António Capela, Managing Director da FSAS Technologies, alertou para os riscos crescentes no ciberespaço e defendeu o uso da IA na antecipação de comportamentos maliciosos: “a inteligência artificial ajuda-nos a antecipar perigos e a proteger as organizações de forma mais proativa”.

Pedro Coelho, Managing Director e End User Lead da HP, realçou a necessidade de capacitar Parceiros e utilizadores: “A nossa missão passa por criar conhecimento, partilhar tendências e ajudar cada um a identificar oportunidades reais de negócio com o apoio da IA”.

A sessão terminou com um apelo à colaboração ativa entre empresas, Parceiros e consumidores para uma adoção responsável e eficaz da chamada “inteligência invisível”, que promete transformar a forma como vivemos e trabalhamos.

Dell Technologies

Cláudia Fernandes, Client Product Manager da Dell Technologies, destacou a reformulação profunda do portfólio da empresa, que passa de sete marcas para três verticais: Dell, Dell Pro e Dell Pro Max. “Mais simples do que isto é impossível”, afirmou, referindo-se à nova estrutura que visa facilitar a escolha conforme o perfil do utilizador. A introdução da AMD no ecossistema da Dell foi também destacada como resposta às exigências da inteligência artificial nos postos de trabalho. “Esta é a verdadeira transformação do posto de trabalho”, sublinhou, alertando para a necessidade de preparar os clientes para a transição tecnológica. A IA foi apresentada como o novo eixo de diferenciação dos processadores, com destaque para o papel dos NPU, medidos em TOP, e a sua adequação aos diferentes perfis de utilizador, desde os consumidores de conteúdos até aos criadores de modelos avançados.

LG

Durante a sua intervenção, Luís Lameiras, Diretor da Área Information Display B2B da LG, recordou os marcos mais relevantes da empresa no setor da sinalética digital em Portugal: “Há 25 anos falávamos de monitores CRT e CD-ROM, hoje temos uma oferta imensa e inovadora”. Entre os projetos emblemáticos, destacou a instalação de mais de 5.500 ecrãs para as apostas Placard, o maior contrato europeu de licenciamento SuperSign, e a maior instalação mundial da LG num estádio, com 2,6 km de LED linear. “Mesmo sendo um país pequeno, conseguimos feitos impressionantes, graças aos nossos parceiros”. Lameiras destacou ainda a aposta em soluções inovadoras, como painéis solares transparentes, LED curvo e sistemas de videoconferência imersivos, reafirmando o compromisso da LG com a qualidade e continuidade dos serviços: “Fazê-los é um desafio, mas mantê-los a funcionar é ainda maior.”

Quick Sessions

A tarde do evento foi marcada pelas Quick Sessions, em que os patrocinadores e fabricantes Parceiros da Databox apresentaram as inovações que pretendem lançar na segunda metade de 2025.

Encerrando a 15.ª edição do EXPO TI Databox, João Pedro Reis, CEO da Databox, considerou que “correu lindamente, superou as expectativas inclusivamente”, destacando a forte adesão dos fabricantes, patrocinadores e clientes. Entre os participantes, marcaram presença “vários clientes, que são clientes há 40 anos”, um testemunho da longevidade da Databox. A presença de novos Parceiros e projetos reforça também o dinamismo do evento, consolidando-o como “um evento de extremo sucesso no nosso mercado IT”.

Expositores EXPOTI Databox

Abysm Gaming

A Abysm Gaming, uma marca de componentes para computadores no mercado há mais de 20 anos, apresentou soluções de gaming e para ambientes profissionais, além de novas componentes com Inteligência Artificial (IA) integrada.

ASUS

A Asus apresentou a sua linha profissional de portáteis, desktops e all-in-one, incluindo um pequeno sorteio na sua banca no EXPO TI Databox.

AOC e Philips

A AOC apresentou a sua gama de LED para profissionais, o seu novo Dual Monitor, novos monitores gaming - com aposta nos monitores OLED – e todos os novos monitores da gama profissional.

Avast Business

A Avast apresentou uma consola de serviços, onde se pode associar a segurança, o patch management, o controlo remoto e o cloud backup.

Aver

A Aver, uma empresa fabricante de soluções de videoconferência e videocolaboração, apresentou as mais recentes soluções tanto em termos de colaboração para salas de reuniões, como câmaras certificadas para o setor da saúde, as soluções de broadcast e soluções para o setor da educação.

Bose

Aos Parceiros presentes no EXPO TI Databox, a Bose apresentou o seu novo auricular com tecnologia ultra para não danificar o canal auditivo, tal como a restante linha de auriculares, desde os auriculares internos com noise canceling aos headsets, passando pelas linhas colunas de Bluetooth e soundbars.

Brother

A Brother expôs a sua gama de impressoras de etiquetagem, e também contactou com os Parceiros para alertar sobre os seus programas de sustentabilidade.

Canon

A Canon apresentou a sua gama completa, incluindo equipamentos de impressão, através da linha Maxify, e os equipamentos de digitalização, com os novos scanners que permitem armazenar diretamente os documentos digitalizados para cloud.

Comax Group

A Comax Group, através das suas marcas Alecto, Lenco e Nedis, apresentou os novos produtos de consumo para cliente final em diversas áreas.

DDC Group

Nesta edição do EXPO TI Databox, a DDC Group, através das suas marcas Conceptronic, Equip e LevelOne, apresentou os novos UPS para empresas de todas as dimensões, uma nova gama de switches industriais e todo o seu portfólio de racks.

D-Link

A D-Link procurou estar juntos dos Parceiros na 15º edição do EXPO TI Databox proporcionando momentos de convívio e networking com os Parceiros presentes.

Dell Technologies

A Dell Technologies mostrou o seu novo rebrand dos novos produtos de posto de trabalho profissional, além dos seus acessórios. As grandes novidades do fabricante estão relacionadas com a performance dos novos produtos da empresa fabricante.

Epson

A Epson apresentou a sua gama de impressoras com foco no consumo reduzido de energia para os serviços públicos, destacando o compromisso com a sustentabilidade e a eficiência energética. Além disso, a marca revelou a sua nova gama de videoprojectores, oferecendo soluções avançadas para ambientes corporativos e educacionais, com destaque na qualidade de imagem, conectividade e baixo impacto ambiental.

Ewent

A Ewent partilhou os seus armários de carregamento de tablets e portáteis, principalmente focado para o setor da educação, com sistema e inteligente de carregamento dos equipamentos.

Fujifilm

A Fujifilm apresentou as suas novas soluções de armazenamento de dados “chave na mão”, com hardware e software indicado e produzido pela empresa para preservar os dados durante muito tempo, e as gamas das câmaras Instax, bem como as suas impressoras associadas para projetos B2B.

FSAS Technologies

A FSAS Technologies demonstrou o seu rebranding novo e as suas novas soluções de equipamentos para data centers, incluindo um produto para IA generativa.

Hikvision

A Hikvision revelou as suas novas soluções de videovigilância, como monitores, salas de visualização e LED walls, equipamentos de switching, e demais equipamentos da área de segurança eletrónica.

Hisense

Na área de exposição do EXPO TI Databox, a Hisense apresentou dois novos equipamentos: um novo projetor de longa distância e um micro LED de sete polegadas.

HP

Com foco voltado ao Canal comercial, a HP apresentou toda a sua nova linha de computação com inteligência artificial integrada. No segmento de impressão, apresentaram os seus novos produtos de impressão.

HPE

A HPE revelou no EXPO TI Databox as novas propostas de servidores towers e rack, e as novas soluções para o mercado de SMB.

HPE Aruba Networking

Aos Parceiros presentes, a HPE Aruba Networking convidou os Parceiros a integrar-se nos seus programas de fidelização, com oportunidades de cash back e networking com potenciais Parceiros.

Huawei

A Huawei apresentou os novos pontos de acesso e a plataforma all-in-one, onde os Parceiros podem ter acesso aos dados processados pelos pontos de acesso.

Kaspersky

A Kaspersky demonstrou os seus produtos de consumo, tendo alterado a sua gama há pouco mais de um ano, apresentando agora soluções de segurança para empresas de todas dimensões.

Lenovo

Em exposição no EXPO TI Databox, a Lenovo apresentou o seu lema de “AI for all”, através da disposição de todas as suas soluções de inteligência artificial e apresentou as novas soluções com IA integrada.

Lexmark

A Lexmark destacou os novos equipamentos A3 da Serie 9, totalmente fabricados com tecnologia da empresa, com foco na sustentabilidade dos equipamentos e impressões.

Lifetech

A Lifetech apresentou a sua ampla gama de periféricos acessíveis e funcionais — incluindo teclados, ratos, headsets, leitores de cartões, malas, hubs e cabos — direcionada a utilizadores domésticos, profissionais e instituições, com ênfase no preço competitivo.

LG

A LG procurou demonstrar a Parceria estabelecida com a Databox, que celebra 25 anos, apresentando as evoluções ao longo dos anos de Parceria com a distribuidora.

Metronic

A Metronic apresentou diversas marcas que ainda não estavam inseridas no mercado de IT português, com produtos de conectividade, smartwatches, produtos de áudio, produtos didáticos para crianças, e uma variedade de produtos sustentáveis.

Napofix

A Napofix aproveitou a feira da Databox para estar perto dos Parceiros que diariamente trabalham o seu produto. Enquanto marca, pretende lançar entre 50 e 60 novos produtos, tanto para o mercado de consumo como o mercado profissional.

Norton

A Norton demonstrou as vantagens de trabalhar com a empresa, neste caso na proteção dos seus revendedores, como a Databox.

Port Designs

A Port Designs, uma empresa de malas de transporte para equipamentos de IT, apresentou a sua gama de malas, mochilas e acessórios de mobilidade para tablets e portáteis, bem como uma nova gama de acessórios com o nome Port Connect.

Samsung

Com foco no mercado de smartphones, a Samsung apresentou a integração de inteligência artificial nos seus produtos, com novas funcionalidades de IA.

Schneider Electric

A Schneider Electric revelou a sua nova UPS de gaming e o seu novo equipamento off-grid, uma solução com bateria e um painel solar para manter os grandes eletrodomésticos a funcionar em caso de uma falha de energia.

Silver

A Silver expôs as suas gamas de televisores e outros produtos, como cadernos smart e uma nova marca de colecionáveis de futebol.

Sony

A Sony apresentou soluções na área das câmaras com inteligência artificial e monitores antirreflexo. A principal câmara apresentada consegue reconhecer o género e a idade do utilizador, tal como monitorizar o tempo em que um monitor é utilizado pelo utilizador.

Targus

A Targus demonstrou as suas novidades em termos de bagagem para equipamentos tecnológicos, bem como acessórios que lançaram ao longo do ano passado.

Tendit

A Tendit apresentou os seus serviços de renting de equipamentos tecnológicos para auxiliar Parceiros a ajudar os seus clientes finais na transformação digital.

TP-Link

A TP-Link apresentou duas gamas de produtos focados na área de enterprise. Através da marca Omada demonstrou as suas soluções de business Wi-Fi, switching e routing e apresentou, também, a sua gama de videovigilância.

Trust

A Trust expôs as suas oportunidades nas áreas de SMB e B2B, tal como novos produtos e acessórios como ratos e headsets.

Verbatim

A Verbatim marcou presença no evento para apresentar a sua nova imagem, uma imagem mais jovial para um público mais abrangente, e a sua nova gama de produtos de armazenamento de dados, cabos, hubs, powerbanks e acessórios para telemóveis.

ViewSonic

A ViewSonic apresentou o seu ecrã de signage tátil e portátil para os setores de hotelaria e serviços, com diversas funcionalidades para uma utilização mais simples.

Vogel's

Este ano, a Vogel’s demostrou as suas mais recentes novidades no segmento das instalações LED, tanto como monitores e as estruturas para as suas soluções LED.

Xerox

Além do seu equipamento de impressão A4, a Xerox apresentou a sua gama de consumíveis para equipamentos de outras marcas, onde os consumíveis da empresa são compatíveis.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Databox

Recomendado pelos leitores

A Jornada da ALSO: Conquistas e Perspetivas para o Futuro
PARTNERS

A Jornada da ALSO: Conquistas e Perspetivas para o Futuro

LER MAIS

ActiveSys promove confiança no Douro: "Os negócios são feitos entre pessoas"
PARTNERS

ActiveSys promove confiança no Douro: "Os negócios são feitos entre pessoas"

LER MAIS

Infraestrutura redundante, operação ininterrupta: o caso de sucesso da Browning Portugal
PARTNERS

Infraestrutura redundante, operação ininterrupta: o caso de sucesso da Browning Portugal

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 118 JUNHO 2025

IT CHANNEL Nº 118 JUNHO 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.