2024-5-14

PARTNERS

A vantagem de um painel de controlo unificado para uma gestão proativa

À medida que o mercado continua a evoluir, as empresas são cada vez mais solicitadas a oferecer serviços 24 horas por dia para apoiar as suas operações e otimizar os custos através do funcionamento da produção 24 horas por dia, 7 dias por semana. Apesar da diferença entre o mercado coberto ou a solução oferecida, todas as empresas dependem fortemente de uma infraestrutura de rede robusta para garantir operações sem problemas, tornando-a um ativo crítico para as empresas modernas

A vantagem de um painel de controlo unificado para uma gestão proativa

Abordagem de gestão de ativos

Como qualquer outro ativo da empresa, é essencial planear a manutenção dos dispositivos de rede para evitar interrupções de serviço não planeadas. Uma abordagem comum é a manutenção corretiva, em que os dispositivos são substituídos apenas depois de falharem, causando interrupções no serviço.

Em alternativa, a manutenção preventiva envolve a substituição de dispositivos antes do fim da sua vida útil nominal para minimizar as interrupções, embora isto possa encurtar a vida útil global do produto. O método mais eficiente, a manutenção preditiva, utiliza dados dos próprios dispositivos para prever a sua vida útil restante.

Independentemente da abordagem, para simplificar a manutenção do dispositivo é necessária uma ferramenta para recolher informações sobre o dispositivo, apresentá-las de forma simples aos operadores e facilitar a localização do dispositivo no edifício ou campus.

Manutenção preditiva para dispositivos de rede

Para dispositivos de rede, é crucial considerar tanto o estado preditivo do dispositivo como o tráfego de dados dentro da rede. A sobrecarga de um link ou equipamento específico pode ser tão prejudicial quanto a falha de um dispositivo em si. A Allied Telesis emprega a manutenção preditiva para todos os seus dispositivos de rede usando duas ferramentas: Vista Manager e AMF Plus.

O Vista Manager funciona como um painel de controlo gráfico, oferecendo uma visualização imediata dos dispositivos num mapa de topologia e como interface de painel único para ferramentas dedicadas à gestão preditiva. Entretanto, o AMF Plus, o Autonomous Management Framework, interage diretamente com os dispositivos para recolher as informações necessárias. O Vista Manager oferece ainda mais funcionalidades para além destas, mas a manutenção preditiva é um aspeto fundamental.

Gestão visual

Para reduzir o tempo do operador na identificação de dispositivos com mau funcionamento, o Vista Manager oferece um mapa de topologia que apresenta todos os dispositivos de rede juntamente com o seu estado. Esta abordagem garante uma visibilidade abrangente e uma gestão intuitiva, permitindo uma rápida localização dos dispositivos e uma gestão proativa. Com uma administração simplificada, minimiza os custos e a complexidade, permitindo uma resolução de problemas e uma manutenção eficientes.

Monitorização do tráfego em tempo real

Cada ligação na rede é representada no mapa com indicadores codificados por cores, oferecendo uma representação visual da utilização da rede, largura de banda e utilização de protocolos. Tanto as visualizações em tempo real como as históricas permitem uma gestão proativa da rede. Ao tirar partido desta ferramenta, torna-se possível antecipar problemas, identificando ligações sobrecarregadas e implementando soluções atempadas.

Painel de controlo de saúde

Um painel de controlo dedicado fornece uma visão geral abrangente do estado de saúde global de todos os dispositivos de rede, oferecendo acesso em tempo real ou dados históricos para um período de tempo selecionado. Os utilizadores podem navegar facilmente a partir do painel principal para inspecionar o estado e quaisquer problemas críticos associados a cada dispositivo. Da mesma forma, para o gestor de tráfego, os gráficos codificados por cores oferecem informações informativas, destacando quaisquer problemas para uma resolução proativa.

A experiência do utilizador

Reagir rapidamente a qualquer tipo de problema é crucial para minimizar ou evitar completamente as interrupções de serviço. A experiência de utilização do operador desempenha um papel fundamental na prevenção ou na minimização das avarias da rede. A abordagem de manutenção proativa do Vista Manager, que utiliza indicadores codificados por cores e mapas de topologia, garante uma resolução rápida e direta dos problemas, aumentando a eficiência e a fiabilidade globais.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Allied Telesis

Recomendado pelos leitores

ActiveSys lança solução contra ciberataques
PARTNERS

ActiveSys lança solução contra ciberataques

LER MAIS

Expo TI DATABOX 2024 focado no impacto da IA no negócio da distribuição
PARTNERS

Expo TI DATABOX 2024 focado no impacto da IA no negócio da distribuição

LER MAIS

IPBRICK faz bem à saúde
PARTNERS

IPBRICK faz bem à saúde

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.