Carlos Costa, Pre-Sales Engineer, Networking Technical Support, TP-Link em 2020-2-26

OPINIÃO

Wi-Fi 6: Consumo voraz das redes Wi-Fi impulsiona crescimento tecnológico no mercado WLAN, criando oportunidades de negócio para as empresas e consumidores

O abundante acesso à informação mudou a maneira como vivemos e trabalhamos

Wi-Fi 6: Consumo voraz das redes Wi-Fi impulsiona crescimento tecnológico no mercado WLAN, criando oportunidades de negócio para as empresas e consumidores

Carlos Costa, Pre-Sales Engineer, Networking Technical Support, TP-Link

A infraestrutura de rede Wi-Fi continua a evoluir para fazer face, não apenas à crescente necessidade de dados, mas também ao volume de utilizadores que exige um acesso mais fluído à informação, maior nível de segurança e capacidade de suportar mais dispositivos ligados. O Wi-Fi 6, a última geração da tecnologia Wi-Fi, vai desempenhar um papel fundamental para dar resposta às necessidades nos mercados domésticos e empresariais. Baseado na norma IEEE 802.11ax, o Wi-Fi 6 em comparação à geração anterior, vai penetrar no mercado e revolucionar as soluções de Domótica, de Videovigilância e interligar soluções IoT/SMB em casa ou no local de trabalho. Está previsto superar receitas no valor de 6,6 mil milhões de dólares até 2025, a nível mundial.

Alguns pontos pertinentes sobre o 802.11AX

Ao contrário da norma 802.11ac que apenas opera na frequência de 5GHz, o Wi-Fi 6 802.11ax vai atuar nas duas frequências de 2,4GHz e 5GHz, com a previsão de estar também disponível em 6GHz. Ao incorporar ambas as frequências, vamos também ter acesso às normas 802.11a/b/g/n/ac. O Wi-Fi 6 combina duas tecnologias inovadoras do setor - OFDMA e 1024-QAM - para melhorar a velocidade, aumentar a eficiência e reduzir o congestionamento em ambientes de alta densidade. Só vamos beneficiar destas duas tecnologias quando todos os equipamentos Wi-Fi na infraestrutura de rede cumprirem com a norma 802.11ax. O Wi-Fi 6 expande a banda Wi-Fi de 80MHz para 160MHz, duplicando assim os canais e espaço de comunicação, permitindo desenvolver ligações mais rápidas. OFDMA (Orthogonal Frequency-Division Multiple Access) é usado para aumentar significativamente a eficiência. Por analogia, as ligações Wi-Fi podem ser vistas como uma linha de camiões que entregam pacotes de dados para os dispositivos dos clientes. Com o Wi-Fi 802.11ac, cada camião podia entregar apenas um pacote (“pacote de dados”) a um equipamento de rede Wireless de cada vez. No entanto, com o OFDMA, cada camião entrega, simultaneamente, vários pacotes a vários equipamentos.

Com o 1024-Quadrature Amplitude Modulation (QAM), cada símbolo carrega dez bits em vez de oito bits, melhora a velocidade bruta em 25% em comparação com o 802.11ac 256- QAM. Assim, os clientes wireless já podem assistir a streams de alta qualidade 4K (conteúdos em 4K estão a ficar padronizados) em casa, no hotel ou nos centros comerciais. Estudos apontam para uma estimativa de consumo mensal global de 278 mil petabytes em 2021, devido aos streams e serviços associados a conteúdos de alta qualidade áudio e vídeo.

A combinação das tecnologias QAM, MU-MIMO e OFDMA no Wi-Fi 6, equivalem a uma taxa de transferência de dados máxima de 9,6Gbps, em comparação com 3,5Gbps no Wi-Fi 5. Uma mais valia para a atual massificação das comunicações Wi-Fi e serviços cloud.

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.