Henrique Carreiro em 2021-2-22

OPINIÃO

Anchor

Vencendo a batalha logística das vacinas com tecnologia

A campanha para vacinar milhões de pessoas contra a COVID-19 em tempo record seria sempre um desafio monumental, mas o facto de algumas vacinas se invalidarem se não forem mantidas a temperaturas muitíssimo baixas introduz um grau adicional de complicação

Vencendo a batalha logística das vacinas com tecnologia

Henrique Carreiro

Tal complexidade tem de ser resolvida por recurso às soluções tecnológicas adequadas, como o está a fazer o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), que está a recorrer à utilização de tecnologia de blockchain para ajudar na logística das vacinas e para monitorizar o fornecimento e armazenamento a frio das vacinas em dois hospitais.

De entre as vacinas COVID-19 aprovadas para utilização no espaço europeu, a desenvolvida pela farmacêutica americana Pfizer e pelo seu parceiro alemão BioNTech devem ser mantidas a temperaturas de -70 graus Celsius. A desenvolvida pela farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford pode ser mantida a uma temperatura normal de refrigeração, enquanto que a vacina da Moderna deve ser mantida a -20 graus Celsius.

Dois hospitais britânicos, em Stratford-upon-Avon e Warwick, estão a trabalhar com as empresas Hedera Hashgraph e Everyware para assegurar a logística da vacina Pfizer-BioNTech utilizando tecnologia blockchain.

A Hedera Hashgraph fornece plataformas de blockchain. A Everyware, plataformas de monitorização de bens e equipamentos. Com os sensores da Everyware e o sistema de blockchain da Hedera, o NHS está a utilizar um registo distribuído (ledger), que é uma componente da tecnologia de blockchain, para rastrear com precisão o equipamento de armazenamento a frio que armazena as vacinas. Um registo distribuído é um sistema digital descentralizado e sincronizado para a partilha de dados, e é em grande parte imune a problemas introduzidos nos sistemas de rastreio por erro humano.

A monitorização da temperatura contínua destas unidades de refrigeração é de extrema importância, e assegurar a integridade dos dados de processo é uma parte igualmente importante para manter a confiança nos resultados. Desta correta monitorização, muitas vidas dependem.

Recomendado pelos leitores

A vulnerabilidade esquecida
OPINIÃO

A vulnerabilidade esquecida

LER MAIS

Importância de atualizar as redes empresariais com soluções baseadas na cloud
OPINIÃO

Importância de atualizar as redes empresariais com soluções baseadas na cloud

LER MAIS

AI e a nova escala da hiperescala
OPINIÃO

AI e a nova escala da hiperescala

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.