Henrique Carreiro em 2021-2-22

OPINIÃO

Anchor

Vencendo a batalha logística das vacinas com tecnologia

A campanha para vacinar milhões de pessoas contra a COVID-19 em tempo record seria sempre um desafio monumental, mas o facto de algumas vacinas se invalidarem se não forem mantidas a temperaturas muitíssimo baixas introduz um grau adicional de complicação

Henrique Carreiro

Tal complexidade tem de ser resolvida por recurso às soluções tecnológicas adequadas, como o está a fazer o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), que está a recorrer à utilização de tecnologia de blockchain para ajudar na logística das vacinas e para monitorizar o fornecimento e armazenamento a frio das vacinas em dois hospitais.

De entre as vacinas COVID-19 aprovadas para utilização no espaço europeu, a desenvolvida pela farmacêutica americana Pfizer e pelo seu parceiro alemão BioNTech devem ser mantidas a temperaturas de -70 graus Celsius. A desenvolvida pela farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford pode ser mantida a uma temperatura normal de refrigeração, enquanto que a vacina da Moderna deve ser mantida a -20 graus Celsius.

Dois hospitais britânicos, em Stratford-upon-Avon e Warwick, estão a trabalhar com as empresas Hedera Hashgraph e Everyware para assegurar a logística da vacina Pfizer-BioNTech utilizando tecnologia blockchain.

A Hedera Hashgraph fornece plataformas de blockchain. A Everyware, plataformas de monitorização de bens e equipamentos. Com os sensores da Everyware e o sistema de blockchain da Hedera, o NHS está a utilizar um registo distribuído (ledger), que é uma componente da tecnologia de blockchain, para rastrear com precisão o equipamento de armazenamento a frio que armazena as vacinas. Um registo distribuído é um sistema digital descentralizado e sincronizado para a partilha de dados, e é em grande parte imune a problemas introduzidos nos sistemas de rastreio por erro humano.

A monitorização da temperatura contínua destas unidades de refrigeração é de extrema importância, e assegurar a integridade dos dados de processo é uma parte igualmente importante para manter a confiança nos resultados. Desta correta monitorização, muitas vidas dependem.

Recomendado pelos leitores

Tendências do Canal para 2021
OPINIÃO

Tendências do Canal para 2021

LER MAIS

Três pilares para construirmos uma Inteligência Artificial de confiança
OPINIÃO

Três pilares para construirmos uma Inteligência Artificial de confiança

LER MAIS

Employer Branding 2021
OPINIÃO

Employer Branding 2021

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 74 FEVEREIRO 2021

IT CHANNEL Nº 74 FEVEREIRO 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.