Sérgio Azevedo, Managing Partner da Streamroad Consulting em 2023-3-21

OPINIÃO

Marketing & Vendas

Seja de confiança!

Perceba a importância de desenvolver uma estratégia de confiança corporativa e como usar esse requisito para conquistar (e manter) profissionais, clientes e Parceiros

Seja de confiança!

Aproveitar uma negociação para criar um relacionamento faz com que as suas hipóteses de fechar um negócio sejam maiores. Esta frase, que terá sido proferida por Francis Bacon em 1597, retrata, com perfeição, a importância do relacionamento nas negociações.

E, no centro desse relacionamento, terá que estar obrigatoriamente um sólido sentido de fiabilidade e confiança.

Todos sabemos que a relação de confiança é importante em todas as esferas de nossa vida e o ambiente corporativo não é exceção! Pense em qualquer relação duradoura, como por exemplo uma amizade ou um casamento. Um dos pilares de relacionamentos que duram muito tempo é a confiança. Nas empresas não é diferente.

Frequentemente as empresas, após terem conquistado o cliente, não realizam ações adequadas para estabelecer um relacionamento duradouro. É fundamental alimentar esta relação, estar disponível para responder a dúvidas e solicitações, ser proativo e procurar as melhores soluções que garantam a satisfação do cliente. Mas também passar uma imagem de solidez, sustentabilidade, de que é uma empresa estável e que o relacionamento pode ser mantido no médio-longo prazo.

Mas esta questão não é apenas importante nas relações entre empresas e clientes. Cada vez mais, os negócios assentam em Parcerias entre empresas: Parcerias técnicas, fornecedores qualificados, parcerias comerciais, entre outras. Iniciar estas Parcerias e mantê- -las com estabilidade ao longo do tempo é um grande desafio. É necessário existir muita confiança entre Parceiros para as manter e fazer progredir. Porque, como se costuma dizer, os contratos só servem quando as coisas correm mal.

Entregue o que promete

Se promete algo para atrair clientes ou convencer Parceiros de negócio, faça questão de cumprir. Não existe outra opção!

Começar uma relação profissional sem cumprir um acordo é como começar uma construção com maus alicerces: o projeto começa logo à partida com grande risco de desmoronar.

E, sempre que possível, tente inclusive superar as expectativas e entregar mais do que prometeu. Mas nunca faça menos! Se estiver em dúvida do que é capaz de entregar, seja modesto nessas promessas. 

Cumprir o que promete é essencial para gerar confiança com os outros. É um ciclo: a partir do momento em que faz promessas e cumpre-as, as pessoas consequentemente irão associá-lo a uma figura fiável e essa imagem irá consolidar-se, levando ao fortalecimento das relações. E não se esqueça que gerar confiança é muito mais difícil do que destruí-la. Se cometer erros e deixar de cumprir o que promete, a sua imagem será danificada e as pessoas deixarão de vê-lo como alguém fiável, seja na qualidade de fornecedor, seja como parceiro de negócios.

A reputação é uma construção de histórias com os seus clientes e Parceiros. Não é sobre o que diz que vai fazer, mas sobre o que já fez e continua a fazer. 

Portanto, para garantir um futuro promissor na nova economia, comece hoje por analisar os pontos de contacto/relação com os seus clientes e parceiros e por medir o quanto está a fazer para construir (ou desconstruir) a confiança e a garantir a sustentabilidade da sua empresa – e de si próprio - nesta nova economia da reputação. 

Sérgio Azevedo

Managing Partner da Streamroad Consulting

 

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