2016-2-04

OPINIÃO

Segmento dos jogos: o diamante em bruto do Canal de TI

Embora muitos pensassem que o PC estava destinado à extinção e que o segmento dos videojogos fosse sucumbir frente às consolas dedicadas, a verdade é que, contra todos os prognósticos, a indústria de jogos no PC está no seu pico de força e reivindica o seu protagonismo, abrindo assim um grande conjunto de possibilidades no setor.

Segmento dos jogos: o diamante em bruto do Canal de TI

As figuras a este respeito são claras. Tomando apenas como referência o mercado espanhol, segundo o Anuário da Indústria de Videojogos da AEVI, com dados da GFK, o consumo no setor de jogos no país respeitante a 2014 chegou aos 996 milhões de euros – um crescimento de 6,8% face ao período homólogo em 2013. Em termos globais, o mercado internacional ascendeu aos 71.600 milhões de euros e espera-se que em 2015 chegue aos 80.500 milhões de euros.

Mas o que nos leva a pensar que esta tendência não vai mudar? A resposta é o importante aumento de jogadores em todo o mundo. Os dados da Newzoo estimam que em 2014 havia 1.700 milhões de jogadores no planeta e, este ano, essa figura aumentou para os 1.900 milhões. Só no que diz respeito a Espanha, a ISFE assegura que existem cerca de 14 milhões de jogadores, ou seja cerca de 40% da população, entre os quais 23% mostraram preferir jogar em computadores.

Tudo isto só serve para destacar as oportunidades que o segmento dos jogos oferece para o canal. A rentabilidade deste mercado é altamente atrativa. É isto precisamente que motiva as empresas tecnológicas como a nossa a redobrar esforços para atender da melhor forma a este mercado.

Mas para conquistar este segmento nem todas as fórmulas valem. Se tivesse que apostar numa, seria na dos equipamentos para jogos de alto desempenho. A evolução dos videojogos, que experimentaram um salto qualitativo a nível de prestação e qualidade, significa que os utilizadores necessitam de um nível de especificação cada vez maior e, portanto, procuram dispositivos capazes de oferecer uma experiência superior.

É por isso que características como uma grande capacidade de processamento, um sistema de refrigeração avançado, a mais recente tecnologia gráfica e um som envolvente são aspetos fundamentais e praticamente necessários para vencer no mercado dos jogos.

Há quem acredite que esta é apenas uma moda passageira, mas o setor não deve cometer o erro de pensar que a tendência está próxima de acabar. Pelo contrário, tudo aponta que a indústria dos videojogos continue a ser um diamante em bruto e a crescer em importância.

 

Jaume Pausas

Marketing Manager Acer Computer Iberia

ARTIGOS RELACIONADOS

CES 2016: Acer apresenta novos notebooks premium e monitores
HARD

CES 2016: Acer apresenta novos notebooks premium e monitores

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

Mercado de TI recupera em 2024. Quais as oportunidades para o Canal?
OPINIÃO

Mercado de TI recupera em 2024. Quais as oportunidades para o Canal?

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.