Filipa Barros, Managing Consultant IT, Michael Page em 2023-2-24

OPINIÃO

Liderança

Quais serão as tendências do mercado de IT em 2023?

As tendências no mundo de IT para 2023 apresentam uma perspetiva positiva para os profissionais relacionados com esta área. As inovações tecnológicas estão a mudar completamente o modo como as empresas gerem e potenciam o seu negócio e é esperado que os profissionais de IT acompanhem essa evolução

Quais serão as tendências do mercado de IT em 2023?

Filipa Barros, Managing Consultant IT, Michael Page

Apesar da recessão global, espera- se que o setor de IT cresça cerca de 5% em 2023. Este crescimento deverá ser alimentado pela crescente procura de serviços tecnológicos, tanto no setor privado como no público. Globalmente, é provável que o mercado de recrutamento nesta área seja marcado por uma maior procura por funções mais ligadas à inovação e tecnologias emergentes.

Continuará a haver grandes mudanças no mundo da tecnologia, resultantes da evolução tecnológica e da criação de novas plataformas. Aqui estão algumas das maiores tendências de IT que esperamos ver durante este ano:

  1. A evolução do Wireless. Esta tecnologia continuará a evoluir, com avanços ao nível dos smartphones e conexões IoT wireless.
  2. Artificial Intelligence (AI) e Machine Learning (ML) serão também uma tendência e serão usadas para criar processos e experiências de utilizador mais eficientes. Setores como a banca e seguros, saúde, comércio a retalho e farmacêuticas já têm vindo a fazer uma forte aposta em AI/ML e é expectável que o continuem a fazer.
  3. A Realidade Aumentada e a Realidade Virtual continuarão a ser populares. Uma das principais tendências a observar em 2023 é a utilização crescente da realidade virtual na educação. Isto deve-se ao seu potencial para tornar a aprendizagem mais imersiva e interativa, bem como à sua capacidade de dar informações mais detalhadas do que os formatos tradicionais. Além disso, espera-se que a indústria veja um crescimento contínuo nas aplicações de jogos e das redes sociais.
  4. Blockchain. Esta tecnologia continuará a ser adotada, com aplicação em diferentes industrias, incluído tecnologia, setor financeiro e saúde.
  5. Internet of Things (IoT). O desenvolvimento IoT continuará a crescer e haverá um aumento do uso de sensores e smart devices para um melhor rastreamento e gestão de dados por parte das empresas. Atualmente, as tecnologias IoT já fazem parte da realidade de indústrias como a automóvel, saúde e logística, mas prevê-se que esta ganhe cada vez mais adeptos noutros setores.

Como resultado, os candidatos com experiência nestas tecnologias serão muito procurados.

Outro tema chave que marcará o ano de 2023 será o recrutamento distribuído. Com o trabalho remoto cada vez mais enraizado nas empresas, estas tendem a optar por descentralizar as suas equipas, numa tentativa de encontrar os melhores talentos. De acordo com um artigo da Forbes, até ao final de 2023, 43% dos profissionais de IT estarão a trabalhar num formato de equipa distribuída.

Porque é que as equipas distribuídas estão a ganhar popularidade no mercado de IT? São várias as razões.

Em primeiro lugar, as equipas distribuídas têm-se mostrado mais eficientes e eficazes do que as equipas tradicionais. Em segundo lugar, este tipo de equipas permite aos empregadores expandir geograficamente a sua força de trabalho, encontrar novos talentos e profissionais mais especializados. Finalmente, acredita-se que estas equipas sejam mais capazes de sobreviver no caso de uma crise.

Apesar das vantagens das equipas distribuídas, elas continuam a apresentar alguns desafios. Primeiro, são equipas que requerem um elevado nível de comunicação e coordenação entre os seus membros. Para além disso, também se tornam mais difíceis de gerir, criar relações e engagement. Por último, estas requerem frequentemente práticas de trabalho mais flexíveis e ágeis.

Apesar dos desafios, é provável que a tendência das equipas distribuídas continue a crescer no campo do IT. Isto deve-se às vantagens que estas oferecem, tais como eficiência, flexibilidade e eficácia.

Continuará a existir uma forte procura de profissionais de IT nos próximos anos, pois o mundo tornar-se-á cada vez mais móvel e digital. À medida que a tecnologia se torna mais complexa e automatizada, haverá também uma procura crescente de profissionais de IT mais qualificados e especializados.

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.