Henrique Carreiro em 2024-2-08

OPINIÃO

Anchor

Projetos para fábricas de semicondutores de AI com a mão de Sam Altman

O CEO da OpenAI, Sam Altman, tem estado ativamente a promover um plano de criação de uma rede global de fábricas de circuitos integrados dedicadas à produção de semicondutores especificamente concebidos para aplicações de inteligência artificial

Projetos para fábricas de semicondutores de AI com a mão de Sam Altman

Este ambicioso empreendimento marca uma diferença significativa da abordagem tradicionalmente seguida por muitos líderes nas áreas de IA, já que envolve um modelo de integração vertical, um pouco ao jeito do que a Apple faz no seu ecossistema, embora Altman esteja a fazê-lo individualmente e não como OpenAI. Adicionalmente, a Apple faz “outsourcing” do fabrico dos semicondutores, coisa que não aconteceria neste caso.

A decisão de Altman de prosseguir o caminho do fabrico de circuitos integrados decorre de uma preocupação crescente sobre, por um lado, o número ainda reduzido de participantes nesta área específica, dominada pela Nvidia, e também ao receio de escassez na oferta face à procura crescente, à medida que a tecnologia de AI permeia vários sectores da economia. O crescimento das aplicações de AI, em particular desde o lançamento do ChatGPT da OpenAI, alimentou um aumento da procura do poder computacional e das capacidades de processamento necessárias para executar estes modelos – e os que vierem a surgir. Recentemente, a Meta, anunciou estar a criar um data center de 800 milhões de dólares apenas para endereçar casos de uso de AI.

Para fazer face a esta iminente escassez de oferta, Altman encetou conversações com vários potenciais investidores, incluindo a G42 e a SoftBank Group Corporation. Estas conversações, ainda em fase inicial, têm como objetivo assegurar o financiamento substancial, de muitos milhares de milhão de dólares, necessário para construir e manter uma rede de fábricas de última geração.

O âmbito do empreendimento do projeto de semicondutores de Altman vai para além do fabrico; engloba a colaboração com os principais fabricantes na área, como a Intel, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) e a Samsung Electronics Company. Estas Parcerias garantirão que a iniciativa de fabrico de chips da OpenAI se alinhe com os mais recentes avanços na tecnologia de semicondutores.

Os esforços de Altman para estabelecer uma cadeia de fornecimento de semicondutores autossuficiente refletem a sua convicção de que uma ação proativa é crucial para evitar um potencial estrangulamento no desenvolvimento da AI.

Apesar dos potenciais desafios e complexidades envolvidos neste empreendimento, a visão de Altman para um ecossistema de semicondutores de AI representa um ousado passo em frente para garantir o avanço contínuo da tecnologia de AI. Ao assumir o controlo da cadeia de fornecimento de semicondutores, Altman e, com ele, a OpenAI, podem gerir melhor os recursos críticos necessários para alimentar os seus esforços inovadores de investigação e desenvolvimento. Por outras palavras, apesar de o avanço parecer assombroso, ainda vamos apenas nos primórdios da AI.

Recomendado pelos leitores

O otimismo que alimenta o que está para vir
OPINIÃO

O otimismo que alimenta o que está para vir

LER MAIS

10 M, um susto?
OPINIÃO

10 M, um susto?

LER MAIS

A importância do 5G na transformação da sociedade
OPINIÃO

A importância do 5G na transformação da sociedade

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 104 FEVEREIRO 2024

IT CHANNEL Nº 104 FEVEREIRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.