2015-7-14

OPINIÃO

Prevenir para não remediar

Acidentes e situações de crise acontecem. É aceite e até recorrente. Mas não é tolerável que aconteçam sem que antes tenham sido tomadas todas as medidas para antecipar os problemas e reduzir as respetivas consequências. Trata-se de uma atitude de responsabilidade que deve estar bem presente em qualquer organização, especialmente quando existe a dependência de sistemas de TI para a realização de operações críticas.

Prevenir para não remediar

João Rodrigues, vice-presidente, IT Business, Schneider Electric

Um gestor de TI deve assegurar uma série de precauções no sentido de minimizar o tempo de inatividade quando um acidente ou crise despoleta. Entre estas, destaca-se a importância de proteger a rede de quaisquer falhas de energia; garantir que todos os equipamentos estão seguros na eventualidade de interrupções na corrente; e assegurar que os sistemas operativos são desligados graciosamente, sem comprometer informação.

Modems e routers devem sempre estar ligados a uma UPS. A rede das empresas é a coluna vertebral dos negócios contemporâneos e, apesar de modems e routers não consumirem muita energia, sem eles os processos operacionais não podem continuar. Assim, garantir um back-up de energia para estes equipamentos críticos deve ser uma prioridade, antes que tarde de mais.

No caso de uma emergência que se prolongue no tempo, é necessário garantir a autonomia tanto das principais UPS num edifício como de todas as secundárias que protegem equipamentos indispensáveis para o funcionamento das operações. Porém, a condição das UPS mais pequenas, instaladas e dispersas por toda a organização, tende a não ser verificada com tanta frequência. Para que a atividade da empresa nunca seja comprometida, importa dispor de UPS alternativas que em pouco tempo substituam as danificadas. Priorizar os vários equipamentos de TI e garantir a segurança dos essenciais pode, no futuro, revelar-se um investimento com um retorno muito significativo.

Por fim, existem soluções de software para a gestão de equipamentos de TI que automaticamente migram servidores virtualizados. Estes softwares asseguram que, caso necessário, os equipamentos sejam desligados de forma gradual e na ordem correta, evitando a disrupção de processos informáticos. Empresas especialistas e líderes em gestão de energia oferecem estas soluções para download, de forma gratuita, nos seus respetivos sites online.

Pequenos cuidados e investimentos podem vir a representar a solidez de uma organização nos seus momentos-chave. Pelo contrário, uma atitude sem o esforço estratégico de mitigar os riscos pode implicar prejuízos graves para qualquer negócio. Na verdade, uma empresa prevenida vale por duas.

Recomendado pelos leitores

Como a IA Generativa está a transformar o mundo dos negócios
OPINIÃO

Como a IA Generativa está a transformar o mundo dos negócios

LER MAIS

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.