Carlos Costa, Pre-sales Engineer da TP-Link Portugal em 2022-11-28

OPINIÃO

Porque vai a Hiper automação mudar tudo?

Assinar um documento eletronicamente, resolver dúvidas através de chatbots ou comunicar com os nossos eletrodomésticos era impensável há anos atrás

Porque vai a Hiper automação mudar tudo?

Esta evolução não se limita apenas à esfera pessoal e doméstica, mas atingiu também o local de trabalho para transformar os seus processos e tornar as empresas mais eficientes, ágeis, sustentáveis e com vista a uma melhor experiência do cliente. Por todas estas razões, não é descabido pensar que a Hiper automação será uma das principais tendências tecnológicas que sem dúvida marcará a próxima década.

Este conceito, que não envolve apenas a mecanização de tarefas manuais, engloba a automatização rápida e eficiente de qualquer processo empresarial através da utilização integrada de ferramentas de aprendizagem de máquinas e tecnologias de ponta, tais como Inteligência Artificial, Machine Learning, Big Data, automação de processos robóticos (RPA) ou Low Code, entre outros; com o objetivo de permitir que as capacidades humanas se concentrem em tarefas estratégicas de maior valor, tais como a tomada de decisões, a interpretação de dados ou a aplicação do pensamento crítico.

Porque é a hiper automação importante?

A Hiper automação é um elemento-chave no processo de transformação digital das empresas, pois irá impulsionar o seu crescimento, inovação, produtividade, eficiência e competitividade nos seus respetivos sectores. O avanço da Inteligência Artificial e a consciência da digitalização das empresas contribuíram para o impulso da Hiper automação, um mercado que ascende atualmente a mais de 540 mil milhões de dólares em todo o mundo e que deverá atingir 600 mil milhões de dólares em 2022 - em 2020, estes números situavam-se em 481,56 mil milhões de dólares.

Graças a esta tendência tecnológica, as empresas são capazes de enfrentar os desafios do futuro de forma mais eficiente, uma vez que os trabalhadores são libertados do desempenho de funções repetitivas e de baixo valor para se concentrarem em funções mais relevantes e rentáveis.

Vantagens da hiper automação

A automatização não só melhora o desempenho das empresas e a experiência dos próprios empregados, como tem muitos outros benefícios:

  • Integrar tecnologias disruptivas: IA, ML, RPA, PNL são algumas das tecnologias que, quando utilizadas nas operações quotidianas da empresa, permitem que os processos funcionem mais rápida e eficientemente e minimizam o erro humano.
  • Custos operacionais mais baixos: A combinação de tecnologias de Hiper automação com processos operacionais redesenhados gera economias de custos para as empresas de até 30% até 2024, de acordo com a Gartner. De facto, um relatório da Deloitte confirma que até 2020, as empresas que adotarem a automatização de processos aumentarão as receitas em 9% e reduzirão os custos numa média de 24%.
  • Melhora a proatividade e satisfação dos trabalhadores: graças à Hiper automação, os trabalhadores não têm de gastar o seu tempo em tarefas repetitivas e enfadonhas que não acrescentam valor, aumentando assim a sua motivação, produtividade e competitividade, uma vez que podem dedicar o seu conhecimento e atividade produtiva a tarefas que exigem mais deles.
  • Acelera tarefas complexas: Tecnologias como o machine learning ajudam a automatizar e acelerar a execução de tarefas complexas que anteriormente dependiam das capacidades e habilidades humanas.
  • Impulsiona a transformação digital: O investimento na tecnologia necessária para uma Hiper automação eficaz ajuda a transformar digitalmente as empresas.

Numa sociedade cada vez mais dependente da tecnologia, as empresas estão a ser forçadas a passar por uma transformação digital para não serem deixadas de fora. Felizmente, têm numerosas ferramentas e processos, tais como a Hiper automação, que estão a avançar a passos largos para os ajudar a estabelecerem-se no mundo digitalizado. Para além de automatizar processos e dar maior peso à tecnologia, as empresas aumentam a sua flexibilidade, competitividade e eficiência e reduzem custos. Este é sem dúvida um investimento que compensa a longo prazo.

Recomendado pelos leitores

O otimismo que alimenta o que está para vir
OPINIÃO

O otimismo que alimenta o que está para vir

LER MAIS

Projetos para fábricas de semicondutores de AI com a mão de Sam Altman
OPINIÃO

Projetos para fábricas de semicondutores de AI com a mão de Sam Altman

LER MAIS

10 M, um susto?
OPINIÃO

10 M, um susto?

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 104 FEVEREIRO 2024

IT CHANNEL Nº 104 FEVEREIRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.