Carlos Costa, Pre-sales Engineer da TP-Link Portugal em 2022-11-28

OPINIÃO

Porque vai a Hiper automação mudar tudo?

Assinar um documento eletronicamente, resolver dúvidas através de chatbots ou comunicar com os nossos eletrodomésticos era impensável há anos atrás

Porque vai a Hiper automação mudar tudo?

Esta evolução não se limita apenas à esfera pessoal e doméstica, mas atingiu também o local de trabalho para transformar os seus processos e tornar as empresas mais eficientes, ágeis, sustentáveis e com vista a uma melhor experiência do cliente. Por todas estas razões, não é descabido pensar que a Hiper automação será uma das principais tendências tecnológicas que sem dúvida marcará a próxima década.

Este conceito, que não envolve apenas a mecanização de tarefas manuais, engloba a automatização rápida e eficiente de qualquer processo empresarial através da utilização integrada de ferramentas de aprendizagem de máquinas e tecnologias de ponta, tais como Inteligência Artificial, Machine Learning, Big Data, automação de processos robóticos (RPA) ou Low Code, entre outros; com o objetivo de permitir que as capacidades humanas se concentrem em tarefas estratégicas de maior valor, tais como a tomada de decisões, a interpretação de dados ou a aplicação do pensamento crítico.

Porque é a hiper automação importante?

A Hiper automação é um elemento-chave no processo de transformação digital das empresas, pois irá impulsionar o seu crescimento, inovação, produtividade, eficiência e competitividade nos seus respetivos sectores. O avanço da Inteligência Artificial e a consciência da digitalização das empresas contribuíram para o impulso da Hiper automação, um mercado que ascende atualmente a mais de 540 mil milhões de dólares em todo o mundo e que deverá atingir 600 mil milhões de dólares em 2022 - em 2020, estes números situavam-se em 481,56 mil milhões de dólares.

Graças a esta tendência tecnológica, as empresas são capazes de enfrentar os desafios do futuro de forma mais eficiente, uma vez que os trabalhadores são libertados do desempenho de funções repetitivas e de baixo valor para se concentrarem em funções mais relevantes e rentáveis.

Vantagens da hiper automação

A automatização não só melhora o desempenho das empresas e a experiência dos próprios empregados, como tem muitos outros benefícios:

  • Integrar tecnologias disruptivas: IA, ML, RPA, PNL são algumas das tecnologias que, quando utilizadas nas operações quotidianas da empresa, permitem que os processos funcionem mais rápida e eficientemente e minimizam o erro humano.
  • Custos operacionais mais baixos: A combinação de tecnologias de Hiper automação com processos operacionais redesenhados gera economias de custos para as empresas de até 30% até 2024, de acordo com a Gartner. De facto, um relatório da Deloitte confirma que até 2020, as empresas que adotarem a automatização de processos aumentarão as receitas em 9% e reduzirão os custos numa média de 24%.
  • Melhora a proatividade e satisfação dos trabalhadores: graças à Hiper automação, os trabalhadores não têm de gastar o seu tempo em tarefas repetitivas e enfadonhas que não acrescentam valor, aumentando assim a sua motivação, produtividade e competitividade, uma vez que podem dedicar o seu conhecimento e atividade produtiva a tarefas que exigem mais deles.
  • Acelera tarefas complexas: Tecnologias como o machine learning ajudam a automatizar e acelerar a execução de tarefas complexas que anteriormente dependiam das capacidades e habilidades humanas.
  • Impulsiona a transformação digital: O investimento na tecnologia necessária para uma Hiper automação eficaz ajuda a transformar digitalmente as empresas.

Numa sociedade cada vez mais dependente da tecnologia, as empresas estão a ser forçadas a passar por uma transformação digital para não serem deixadas de fora. Felizmente, têm numerosas ferramentas e processos, tais como a Hiper automação, que estão a avançar a passos largos para os ajudar a estabelecerem-se no mundo digitalizado. Para além de automatizar processos e dar maior peso à tecnologia, as empresas aumentam a sua flexibilidade, competitividade e eficiência e reduzem custos. Este é sem dúvida um investimento que compensa a longo prazo.

Recomendado pelos leitores

A vulnerabilidade esquecida
OPINIÃO

A vulnerabilidade esquecida

LER MAIS

Importância de atualizar as redes empresariais com soluções baseadas na cloud
OPINIÃO

Importância de atualizar as redes empresariais com soluções baseadas na cloud

LER MAIS

AI e a nova escala da hiperescala
OPINIÃO

AI e a nova escala da hiperescala

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.