Quentyn Taylor, Director of Information Security at Canon for Europe, Middle East and Africa em 2020-4-16

OPINIÃO

O seu filho pode ser uma ciberameaça? A segurança do escritório em casa

As ciberameaças estão em crescimento à medida que as organizações colocam os seus colaboradores em casa e é importante manter a segurança enquanto trabalha fora do escritório tradicional

O seu filho pode ser uma ciberameaça? A segurança do escritório em casa

Quentyn Taylor, Director of Information Security at Canon for Europe, Middle East and Africa

À procura de problemas

Os cibercriminosos estão sempre atentos a novas oportunidades – e uma gigante é-lhes oferecida pelos colaboradores das empresas a utilizar redes fora da mesma. De acordo com novos relatórios do Centro Nacional de Cibersegurança do Reino Unido , tem-se verificado um aumento significativo de emails fraudulentos, oferecendo atualizações de segurança importantes e que na verdade infetam os dispositivos com malwares. Certifique-se de que toma as devidas precauções se receber emails desta natureza, verifique quem é o remetente e se o endereço de email corresponde a um destinatário expectável. E se alguém lhe pedir para clicar num link desconhecido, pense duas vezes.

Bloqueie os dispositivos

Um risco associado a estar em casa é que os seus filhos agora estão ao pé de si enquanto trabalha. Podem apenas ter curiosidade em saber o que o pai ou a mãe fazem todo o dia, ou querer apenas pesquisar no Google como fazer slime. No entanto, provavelmente não sabem que o seu computador de trabalho está conectado à empresa via VPN, por isso, assegure-se de que define limites: certos dispositivos devem estar fora do alcance das crianças.

Impressão segura

Se está a trabalhar em casa, provavelmente também imprime em casa. Mas lembre-se de que, muito provavelmente, o seu equipamento não possui as funcionalidades de segurança fornecidas pelas impressoras que utiliza no trabalho. Mesmo que seja utilizada apenas com a sua família, lembre-se de que, se estiver ligada à internet, a sua impressora ficará mais vulnerável a possíveis ataques. Assegure-se de que a sua rede é privada e que o acesso só pode ser feito com uma password (que não 12345).

Pense também na eliminação segura de documentos. Tal como não deve colocar o seu extrato bancário completo no lixo público, também não o deve fazer com documentos da sua empresa. Certifique-se de que destruiu ou queimou tudo o que é confidencial assim que já não precisar mais.

Mantenha-se atualizado

É provável que a sua organização se encarregue de atualizar os seus dispositivos de trabalho. Como está fora da rede da empresa, procure saber o que é preciso para os manter atualizados. Por exemplo, pode ser necessário deixar o computador ligado durante a noite para receber atualizações de antivírus e do Windows – a sua empresa vai aconselhá-lo. Se estiver a utilizar dispositivos pessoais, assegure-se de que os atualiza proactivamente para obter a melhor proteção disponível. 

Não facilite

Trabalhar em casa pode significar vestir roupa descontraída, seja calças de fato de treino ou mesmo o pijama, mas isso não significa que se possa descuidar em relação às normas da empresa. Utilize apenas aplicações, redes e localizações cloud fornecidos pela sua empresa e, por mais tentador que seja, evite ferramentas gratuitas de software na cloud para colaboração e armazenamento, que não tenham sido aprovadas pela sua organização. Podem ser fáceis de utilizar, mas podem também não ser seguras.

Se estiver a trabalhar em casa, assegure-se de que sabe manter o mesmo nível de segurança, esteja dentro das quatro paredes do seu escritório ou no sofá da sua casa.

 

por Quentyn Taylor, Director of Information Security at Canon for Europe, Middle East and Africa 

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.