António Correia, Sales Manager da WatchGuard Technologies em 2023-9-28

OPINIÃO

O que é o ciberseguro e como é que beneficia os MSP?

No atual cenário de ameaças, é essencial que as empresas tenham uma boa estratégia de cibersegurança, apoiada por um seguro de responsabilidade civil cibernética

O que é o ciberseguro e como é que beneficia os MSP?

António Correia, Sales Manager da WatchGuard Technologies

O custo médio global de uma violação de dados, atualmente, chega a US $ 4,45 milhões, de acordo com dados da IBM. No entanto, um inquérito de 2022 destaca que apenas 19% das empresas afirmam que o seu seguro cobre mais de seiscentos mil dólares.

Apesar de seu apelo para seguradoras e clientes, esses números indicam os desafios que o setor de ciberseguros está a enfrentar. No entanto, os benefícios que proporciona vão claramente além da proteção financeira, uma vez que o seguro pode atuar como um aliado útil para as empresas em caso de um ciberataque. 

A escalada a que assistimos nos ataques às cadeias de abastecimento e nos ataques "watering hole", por exemplo, tornou a cobertura de ciberseguro de terceiros essencial para qualquer empresa e MSP que pretenda manter uma boa relação com os seus clientes e fornecedores quando ocorre uma falha na segurança de dados. Mas, também é verdade que compreender como funciona o seguro, o que protege e o que não protege, pode ser confuso. A subscrição tornou-se uma tarefa complexa, uma vez que é difícil quantificar o risco cibernético em termos exatos, o que significa que as seguradoras exigem agora o cumprimento de critérios rigorosos de cibersegurança para reduzir a sua própria responsabilidade.

O que é o ciberseguro?

O ciberseguro é uma apólice que oferece uma certa cobertura para o potencial impacto, tanto a nível da reputação como financeiro, de uma interrupção da atividade resultante dos efeitos de um ciberataque.

No entanto, compreender o ciberseguro no contexto atual pode ser complicado. Para o entender da melhor forma possível, é necessário compreender, primeiro, as diferentes opções de cobertura existentes.

  • Seguro de primeira parte: cobre uma empresa contra ciberataques ou violações e reduz os encargos financeiros associados a um evento, protegendo assim uma empresa individual;
  • Seguro contra terceiros: cobre as empresas em caso de reclamações de terceiros. Neste sentido, pagaria as despesas legais e judiciais, os acordos e as sentenças judiciais, bem como as coimas por incumprimento.

5 vantagens de ter um ciberseguro

Para os MSP, ter uma apólice de ciberseguro é crucial, uma vez que têm acesso a dados confidenciais dos clientes que têm de salvaguardar. As empresas que optam por um ciberseguro obtêm os seguintes benefícios:

1 - Gestão da reputação:

Um ciberataque pode prejudicar a reputação de uma empresa, bem como corroer a confiança dos clientes e ter um impacto negativo em novas oportunidades de negócio. As apólices de ciberseguro incluem frequentemente serviços de gestão da reputação para ajudar a mitigar os impactos não financeiros e servir como apoio de relações públicas para a empresa afetada, minimizando os danos e restaurando a reputação da empresa.

2 - Apoio jurídico:

Este serviço de apoio pode ajudar as empresas a compreender as obrigações regulamentares, tais como os requisitos de notificação de violação de dados, e ajudar a desenvolver uma estratégia eficaz para responder a multas ou outras questões legais.

3 - Apoio à continuidade do negócio:

Muitas políticas incluem assistência no desenvolvimento de um plano para a continuidade do negócio no caso de uma falha de segurança. Isso inclui a mudança para sistemas de backup para recuperação de dados, bem como a restauração de dados e sistemas e a retomada das operações normais.

4 - Despesas de investigação forense e responsabilidade civil:

Este tipo de apólice pode cobrir indemnizações a terceiros afectados por uma falha de segurança, bem como custos legais, cobrindo ainda os custos de contratação de peritos para investigar o incidente.

5 - Formação dos empregados:

As apólices de ciberseguro também costumam incluir o acesso a programas de formação para ajudar os funcionários a compreender os riscos associados às ciberameaças, bem como fornecer instruções sobre como preveni-las, procurando reduzir o risco de um ciberataque.

Como escolher a apólice correta para a sua empresa MSP

Compreender os requisitos do ciberseguro pode ser complicado. As necessidades variam muito, consoante a dimensão, o tipo de empresa, o sector e o nível de risco associado à sua infraestrutura. Eis algumas das principais condições a ter em conta ao subscrever um ciberseguro:

  • Cobertura específica: confirme que a apólice oferece uma cobertura adequada e apropriada para os riscos específicos que a sua empresa enfrenta, uma vez que estas necessidades podem variar de uma empresa para outra;
  • Conformidade legal e regulamentar: é imperativo garantir que o ciberseguro está em conformidade com os requisitos legais que regem a empresa e o sector em que opera;
  • Limites de cobertura adequados: verifique se os limites que cobrem os potenciais danos financeiros em caso de ciberataque cobrem suficientemente os custos;
  • Exclusões e limitações: as exclusões e os limites da apólice devem ser analisados cuidadosamente para compreender quais os atos ou tipos de incidentes que não estão cobertos.

Para evitar confusão, as pequenas e médias empresas podem contar com os MSP para aconselhá-las sobre a cobertura de seguro correta para seus negócios e fornecer orientações sobre como cumprir os requisitos das seguradoras ao solicitar uma apólice.

Recomendado pelos leitores

Intel Lunar Lake: Uma nova era para os computadores pessoais
OPINIÃO

Intel Lunar Lake: Uma nova era para os computadores pessoais

LER MAIS

Aumentar a agilidade digital entre as PME: A mudança para a consultoria estratégica em todo o Canal
OPINIÃO

Aumentar a agilidade digital entre as PME: A mudança para a consultoria estratégica em todo o Canal

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.