2017-7-11

OPINIÃO

Falsificar TI

O custo real dos consumíveis de impressão falsificados

A falsificação é um grande negócio e um grande problema. Isso não só afeta as empresas e o comércio global pela perda de receita, danos de reputação e queda da confiança dos consumidores, mas também pode ter um impacto maior na sociedade, danificar o emprego e ajudar a financiar o crime internacional, muitas vezes organizado

O custo real dos consumíveis de impressão falsificados

Infelizmente, o mercado de produtos de contrafacção não mostra sinais de diminuição. A Europol advertiu que a produção e distribuição de produtos falsificados é uma rota cada vez mais atractiva para criminosos organizados que desejam "diversificar a sua gama de produtos". Recentemente, lançou uma campanha [2] que destaca a crescente ameaça de produtos falsificados, vendidos on-line.

É um problema que os fabricantes de impressoras têm no mundo inteiro. A maior exigência de consumíveis de impressão, como a tinta e o toner, causou um aumento acentuado da quantidade de produtos de impressão falsificados que aparecem no mercado, e o crescimento da venda online só facilitou a operação dos falsificadores.[1]

A triste verdade é que alguns consumidores, que optam por comprar tinta e toner originais, feitos pelo fabricante da sua impressora, acabam por ser vítimas desse crime - muitas vezes mesmo sem querer, até que surjam problemas. Alguns são vendidos mais baratos - mas legalmente – como produtos alternativos e, na pior das hipóteses, alguns são fornecidos como produtos da marca completamente falsos. Ofertas atraentes que comunicam preços muito reduzidos on-line, permitem economizar algum dinheiro no momento, mas o consumidor ou o negócio geralmente acabam no final por ficar prejudicados.

Em primeiro lugar, o uso de consumíveis não Originais pode causar problemas de desempenho e fiabilidade. Testes feitos pela Buyers2 Lab mostraram que os cartuchos de tinta HP originais superam os alternativos não HP, produzindo em média mais 50% de páginas. O mesmo teste revelou que mais de 40% dos cartuchos de tinta não-HP falhavam ou estavam mortos á chegada ou expiram prematuramente. Se a sua impressora for interrompida como resultado da utilização de tinta ou toner falso, pode ter problemas com a garantia do seu fabricante, tornando-se não aplicável. Os ganhos de curto prazo simplesmente não valem os potenciais problemas a longo prazo.

A contrafacção pode ter um impacto maior na sociedade, alcançando muito mais que o utilizador final. Por exemplo, cerca de 2,5 milhões de postos de trabalho nas regiões do G20 foram perdidas devido ao crescimento da falsificação e da pirataria, de acordo com as estimativas da BASCAP.[2]  Além disso a The Imaging Supplies Coalition estima [3] que a contrafacção tem um impacto global de US $3 bilhões na indústria de consumíveis de impressão, todos os anos.

Aqueles que estão por trás da venda de produtos falsificados de impressão geralmente criam os seus negócios exclusivamente em contrafacção. Em outros casos, misturam produtos ilegítimos e originais e vendem-os juntos ao mesmo tempo, tornando mais difícil detectar falsificações. Essas técnicas sofisticadas significam que está a ficar cada vez mais difícil apanhar os culpados por trás da venda desses produtos ilegais. É por isso que os fabricantes de impressoras, como a HP, estão ativamente envolvidos em medidas de anti-falsificação. O que não só ajuda os parceiros de canal, como os clientes a garantir que estão a vender a qualidade correta e os produtos legítimos, mas também apoia a nossa sociedade na tentativa de erradicar essa fatia da indústria de falsificação.

Trabalhamos com as autoridades locais de todo o mundo para investigar e apreender produtos falsificados, para ajudar a manter os clientes seguros de adquirerem produtos de má qualidade e/ou ilegais. Por exemplo, em apenas seis meses do ano passado, de maio a outubro de 2016, a HP trabalhou com as autoridades em toda a EMEA para apreender 1,9 milhão de produtos falsificados.

Com a contrafacção de mercadorias, especialmente produtos de impressão que crescem a um ritmo alarmante, tanto as empresas como os consumidores precisam de star mais atentos á tinta e ao toner que estão a comprar. 

Os clientes podem identificar produtos de contrafacção de três formas fáceis:

  1. Digitalize a caixa

    Use o seu smartphone para verificar o código QR, num selo de segurança de cartuchos HP - será automaticamente guiado para onosso ecrã de validação.
     
  2. Verifique os rótulos

    Os cartuchos HP são fornecidos com um rótulo de segurança holográfica, para validar a autenticidade e um rótulo de evidência inviolável com instruções claras, para identificar se o produto foi inferido.
     
  3. Topo online

    Pode também validar o número de série dos nossos rótulos de segurança on-line em hp.com/go/ok

 

Adquira produtos de impressão através de revendedores respeitáveis. Os clientes não devem ter problemas se estiverem a comprar  cartuchos de impressora e tinta de toner em estabelecimentos respeitáveis e revendedores comerciais. Os produtos falsos de impressão são um problema real - mantenha-se alerta e esteja à frente dos criminosos, seguindo estes simples passos para detectar, denunciar e evitar falsificações.

[2] https://www.oecd.org/sti/38707619.pdf

[3] http://www.isc-inc.org/detection.html

 

João Ferrão, Gestor de Categoria de Soluções Profissionais de Impressão

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