David Benito, Partner Business Manager, Commvault em 2023-3-27

OPINIÃO

O Canal tem um papel fundamental na prestação de serviços na cloud, mas os dados continuam a ser críticos

Não há dúvidas de que a cloud se tornou no método preferido das empresas, especialmente as PME, para acederem à tecnologia empresarial de uma forma rentável

O Canal tem um papel fundamental na prestação de serviços na cloud, mas os dados continuam a ser críticos

David Benito, Partner Business Manager, Commvault

Sem o modelo as-a-Service, muitas destas soluções simplesmente não seriam acessíveis às pequenas empresas. Isto não significa, contudo, que o Canal se tenha tornado irrelevante. Pelo contrário, destaca o papel dos Parceiros no fornecimento das competências necessárias, consolidar ofertas para fornecer soluções integrais e, acima de tudo, dar prioridade à gestão de dados para garantir que os clientes continuem a ter uma experiência na cloud sem falhas.

Uma terra de oportunidades

Embora, teoricamente, seja possível aceder diretamente à cloud e aos modelos as-a-Service, a realidade é que a maioria das pequenas empresas não dispõe das competências, recursos e especialistas na matéria para os gerir. O Canal, no entanto, tem, o que torna o seu papel mais importante do que nunca. A externalização de serviços na cloud com um Parceiro significa que as empresas podem aceder a tecnologia, conhecimentos e recursos de classe empresarial de uma forma muito mais rentável.

A cloud não elimina o intermediário, nem a necessidade do Canal. Pelo contrário, abre-lhes novas oportunidades para acrescentarem valor e entregarem soluções que têm um impacto verdadeiramente positivo nas empresas. Para as próprias empresas, isto permite-lhes ter acesso a competências e recursos informáticos juntamente com as últimas evoluções da tecnologia, o que, por sua vez, lhes permite competir a uma escala mais global.

Soluções, não produtos

O papel do Canal está em constante mudança e, hoje, existe uma grande oportunidade para reunir diferentes Software-as-a-Service (SaaS) com outras ofertas baseadas em serviços e recursos qualificados para oferecer soluções geridas completas. O fator diferenciador aqui é ter a perícia necessária para poder entregar isto. Os fornecedores devem trabalhar com distribuidores e Parceiros para assegurar que o seu Canal é capaz de fornecer serviços e soluções de valor acrescentado. Os Parceiros devem, também, assegurar-se de que não se limitam a completar certificações para obter um pedaço de papel, mas que lhes permitem acrescentar o valor de que os seus clientes necessitam. Aqueles que sabem como aproveitar os serviços da cloud e integrá-los em soluções de fácil acesso, utilização e compreensão para o cliente são os que terão sucesso.

Não esqueçamos os dados

A cloud oferece acesso à tecnologia sem a necessidade de um orçamento para infraestruturas, e a escolha é enorme. Contudo, os dados continuam a ser críticos. Por um lado, o acesso à rede pode ser comprometido, o que significa que, mesmo que os dados estejam altamente disponíveis na plataforma na cloud, o cliente não pode aceder aos mesmos. Além disso, embora o fornecedor da cloud seja responsável por assegurar que os dados estão disponíveis, continua a ser da responsabilidade do cliente assegurar que os dados estão protegidos.

A gestão de dados e a recuperação de desastres são ofertas que os Parceiros devem incluir sempre na sua proposta de soluções, juntamente com outros elementos, como a proteção contra ransomware, oferecidos como serviço. O objetivo deve ser o de oferecer aos clientes uma solução completa, que integre múltiplas tecnologias no backend e forneça aos clientes uma experiência de frontend sem falhas através de um único painel de controlo.

É essencial lembrar que os dados são a base e o ativo mais importante de uma empresa. A rapidez e facilidade de acesso aos dados estão no centro de qualquer oferta de serviços baseados na cloud.

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.