Sérgio Azevedo, Managing Partner da Streamroad Consulting em 2023-12-15

OPINIÃO

MKT & Vendas

No meio é que está a virtude

A dinâmica do mundo dos negócios está em constante evolução, e os profissionais das áreas comerciais e marketing desempenham um papel fundamental na adaptação das empresas às mudanças do mercado

No meio é que está a virtude

Sérgio Azevedo, Managing Partner da Streamroad Consulting

Escolher empresas de menor dimensão pode ser o melhor caminho para os profissionais de marketing e vendas

Uma das decisões cruciais que estes profissionais enfrentam ao moldar as suas carreiras é escolher o tipo de empresas onde querem começar.

E, nessa busca, pode surgir a dúvida sobre se seria mais sensato perseguir uma oportunidade numa grande multinacional ou começar por uma organização de menor dimensão.

Ambos os ambientes têm as suas vantagens e desafios, mas neste artigo exploraremos as inúmeras vantagens de optar por uma carreira em vendas e marketing em empresas de média dimensão.

Destacaria, desde logo, como a mais importante das vantagens o facto de, ao contrário do que sucede nas grandes organizações, as empresas de média dimensão permitirem uma proximidade muito maior entre quem está a começar e a iniciar um percurso de crescimento profissional e quem dirige a organização.

Até porque as empresas mais pequenas têm, tradicionalmente, menos hierarquia. Em comparação com grandes corporações, existem menos camadas de gestão, o que pode resultar numa estrutura mais ágil, facilitando a comunicação direta com os líderes da empresa.

E mais do que facilitar a comunicação, estabelece-se em muitos casos uma relação de mentoria, que permite ao profissional aprender mais e de uma forma mais intensa, ao contrário do que acontece na generalidade das grandes empresas, onde a probabilidade de existir este tipo de relação é mais reduzida.

Associada ao que acabo de referir, há a vantagem de uma maior visibilidade e impacto. Numa empresa de menor dimensão, o profissional pode ter um papel mais proeminente e um impacto direto nas estratégias de vendas e marketing. A sua contribuição é geralmente mais visível e valorizada, o que pode ser gratificante para sua carreira.

Depois, uma aprendizagem mais abrangente. Em empresas de menor dimensão, os profissionais muitas vezes têm a oportunidade de desempenhar uma variedade de funções e adquirir valências e capacidades em várias áreas, o que pode proporcionar uma aprendizagem mais ampla e versátil.

Também a cultura de trabalho é mais próxima. Nas organizações mais pequenas é comum ter uma cultura de trabalho mais próxima e colaborativa, onde o profissional pode trabalhar mais de perto com outros departamentos, o que facilita a comunicação e a partilha de ideias.

Crescer com a empresa

Outro dos grandes benefícios de optar por uma organização de menor dimensão prende-se com as oportunidades de crescimento, que podem ser mais acessíveis. Se a empresa está em crescimento, o profissional pode assumir um papel de liderança à medida que a organização se expande.

Poderá, também, estar mais próximo dos clientes, já que muitas vezes terá a oportunidade de construir relacionamentos mais regulares e ligações mais estreitas, conduzindo a uma compreensão mais profunda das necessidades do cliente e a uma maior capacidade de atendê-lo de forma personalizada.

Por último, destaco a flexibilidade e a capacidade de inovar, frequentemente incentivadas em ambientes empresariais mais pequenos, permitindo ao profissional mais liberdade para experimentar novas abordagens de vendas e marketing.

Mas, mesmo tendo em conta todos estes benefícios, é importante lembrar que este tipo de empresas também apresentam os seus desafios, como por exemplo recursos mais limitados.

Portanto, o meu conselho para a opção entre trabalhar numa grande organização ou numa empresa de menor dimensão deve ser baseada nos objetivos de carreira, capacidades e preferências pessoais do profissional. O que é mais importante é encontrar um ambiente de trabalho que corresponda às suas metas, onde se sinta reconhecido e onde possa prosperar.

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.