Henrique Carreiro em 2022-7-11

OPINIÃO

Anchor

Nadando contra a corrente da inflação

No meio da escassez de semicondutores que tem vindo a ocorrer após o pico da pandemia, uma das áreas onde os preços mais subiram foi a dos aceleradores gráficos, ou GPU

Nadando contra a corrente da inflação

Não se trata de uma questão recente, mas agudizou-se com a procura de GPU para a mineração de criptomoedas, devido à valorização que estas tiveram nos anos mais recentes – tenho os preços continuado a bater records até há pouco tempo. Agora, após as quedas significativas no mercado de cripto, muitas operações de mineração deixaram de ser rentáveis e os respetivos responsáveis começaram a desmontar máquinas e a vendê-las às peças com o objetivo de realizar capital. O mercado começou a ser inundado de GPU, o que levou a uma queda igualmente abrupta dos preços no mercado de usados, mas também retirou pressão no mercado dos novos, levando a que estejam estes componentes a ser vendidos a preços recomendados pelos fabricantes e sem a margem especulativa que muitas vezes os encarecia para além do razoável.

Como dinâmica, esta – sendo obviamente desagradável para os investidores em cripto – cria, contudo, vantagens em, pelo menos, duas outras áreas de mercado. A primeira é, como é de esperar, a de jogos. Há a possibilidade de os intervenientes neste mercado atualizarem as respetivas plataformas e darem, de caminho, um impulso a outras áreas – assim existam no mercado os circuitos para tal. A segunda, menos notória, mas não menos importante, é do mercado de plataformas para suporte a Machine Learning, e que depende fortemente da disponibilidade a melhor preço destas unidades. A pressão concorrencial levará a que os principais intervenientes no mercado de cloud venham, eventualmente, a diminuir o custo de utilização dos serviços que dependem de GPU. Mesmo para os que constroem as suas próprias máquinas, não para jogos, mas para desenvolvimento e teste de modelos em IA e Machine Learning, as notícias são igualmente boas.

As unidades de processamento gráficas tornaram-se de tal forma relevantes em todas as plataformas computacionais, dos smartphones à cloud, que podem servir como parâmetro de aferição do mercado de semicondutores em muitas mais áreas. Sim, a par com o fim da escassez no mercado de circuitos gráficos poderemos eventualmente encontrar maior disponibilidade de muitos outros circuitos e processadores. Alguns fabricantes já vieram mesmo a afirmar a possibilidade de um excesso de oferta para muitos produtos, de componentes a produtos já montados.

Numa altura em que um dos grandes desafios das economias a nível global, é o da inflação, que do setor tecnológico venha um sinal, ainda que ténue, de esperança: o de que os preços dos equipamentos informáticos voltaram a entrar em fase estável ou mesmo descendente. Dado o peso que representam no orçamento das famílias, em especial em alturas como o regresso às aulas, a verificar-se, são boas notícias a saudar, num ano que precisa especialmente delas.

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.