Carlos Vieira, Country Manager da WatchGuard para Portugal e Espanha em 2020-8-12

OPINIÃO

MSSP: quatro formas de a automatização melhorar o seu negócio

À medida que empresas de todos os tamanhos enfrentam a evolução a um ritmo alucinante do cenário das ciberameaças, a procura por soluções de segurança nunca foi tão premente

MSSP: quatro formas de a automatização melhorar o seu negócio

Carlos Vieira, Country Manager da WatchGuard para Portugal e Espanha

Os cibercriminosos não discriminam quando se trata de selecionar as suas vítimas e as empresas de média dimensão continuam a ser um alvo de eleição para os cibercriminosos. Apesar de serem menores do que as grandes companhias, não é por isso que deixam de ter no seu património de ativos uma grande riqueza de dados, ao mesmo tempo que contam com menos recursos para se defender. Este problema é agravado com a expansão das suas iniciativas de transformação digital, que já estavam em andamento antes da crise global de saúde da COVID-19, que as obrigou a uma aceleração forçada devido à necessidade de dar rapidamente suporte e segurança a uma força de trabalho remota recém-criada.

Estas são apenas algumas das razões pelas quais as empresas estão cada vez mais a recorrer aos fornecedores de serviços de cibersegurança geridos (MSSP) como consultores de confiança e a forma mais eficaz – e financeiramente acessível - de obter suporte e competências na proteção das suas redes.

Mas os MSSP precisam de evoluir também, para se conseguirem manter um passo à frente daqueles que, a todo o custo, tentam penetrar nas redes dos seus clientes. Precisam, por isso, de ter automatização de elevado grau incorporada nas suas ofertas de segurança, para assim acompanhar o ritmo da sofisticação e o volume cada vez maior das ameaças, e conseguir escalar para responder às necessidades crescentes e em constante evolução dos seus clientes.

Em seguida identificamos as quatro formas como os MSSP podem melhorar a sua oferta de segurança através da automatização:

  1. Elimine a lacuna de competências - Em todo o mundo, a lacuna de competências de segurança continua a aumentar. Isto coloca as empresas em concorrência com praticamente todos os outros empregadores para contratar especialistas qualificados na matéria. O MSSP gasta normalmente centenas de horas de trabalho por semana a limpar, reparar e/ou corrigir problemas em redes, aplicações e dispositivos dos seus clientes. Com a maioria dos dispositivos a funcionar agora fora da empresa, responder adequadamente a ameaças torna-se um desafio - especialmente sem os recursos de segurança necessários. O uso da automação para acelerar os processos de deteção, classificação e correção de ameaças pode ajudar a libertar a sua equipa e a garantir que esta dedica mais atenção às tarefas que o ajudarão a fazer crescer o seu negócio.
  2. Simplifique as implementações de segurança - Mesmo antes do surto da COVD-19, a implementação de appliances de segurança em locais remotos era muitas vezes um desafio dispendioso e exigia demasiados recursos a muitos MSSP. Agora, com menos pessoas nos escritórios e centros de dados e com as restrições significativas em viagens, exigir que um membro da sua equipa esteja fisicamente presente para uma implementação pode ser simplesmente insustentável. Usar a cloud para isso com ferramentas de automatização pode eliminar grande parte da mão-de-obra envolvida na configuração de firewalls nas instalações dos clientes, sem ter que sair de casa ou do escritório. Com as soluções certas, os dispositivos de segurança podem ser pré-configurados na cloud e enviados aos clientes que apenas têm que os ligar e garantir que a Internet está operacional. A partir daí, as configurações automatizadas são aceites e pode gerir a segurança do seu cliente remotamente a partir de qualquer local.
  3. Ofereça uma gestão completa da rede - Além da proteção, as suas soluções de segurança também devem aproveitar os recursos automatizados fornecidos por outras ferramentas de gestão existentes no seu arsenal. Ao integrar a sua segurança com as plataformas de Professional Services Automation (PSA) e Remote Monitoring Management (RMM) que já está a usar, consegue gerir melhor as redes dos seus clientes sem sobrecarregar a sua equipa com ferramentas de gestão adicionais. A integração da sua oferta de firewall, por exemplo, pode ajudar a simplificar a gestão de serviços end-to-end, incluindo ticketing, relatórios automatizados e sincronização automática de informações do dispositivo.
  4. Bloqueie mais ameaças no gateway - Impedir que um ataque entre no ambiente do seu cliente é a melhor maneira de o manter seguro. No entanto, a natureza em rápida evolução das ciberameaças significa que rastrear e bloquear manualmente todos os ataques é quase impossível. Quando armado com inteligência artificial (IA) e automatização, consegue bloquear ciberataques com maior eficiência e até prever e prevenir ameaças desconhecidas sem intervenção manual. Em vez de usar assinaturas e padrões de comportamentos conhecidos, as abordagens de segurança que recorrem à IA e à automatização conseguem antecipar a próxima evolução de uma ameaça e desenvolver proteções contra o que virá. Quando implementada adequadamente, a IA e a automatização podem atuar como uma espécie de ciber-sentinela, trabalhando de forma independente da sua equipa para parar as ameaças sem que ninguém tenha sequer que levantar um dedo.

Em resumo, a automatização é uma tecnologia incrivelmente poderosa que pode ajudar os MSSP a obter uma vantagem competitiva, acelerando os processos, eliminando proativamente as ameaças à segurança e aumentando a produtividade, capacitando as equipas a fazer mais com menos.

Também pode ajudar a ampliar a proteção a qualquer ambiente de computação em que os seus clientes operem, da LAN à cloud, passando pelos endpoints individuais. Se está à procura de uma forma de simplificar e reforçar a sua oferta de segurança gerida e atualizar a sua produtividade e rentabilidade, é chegada a hora de analisar o papel que a automatização pode vir a desempenhar no seu negócio.

 

por Carlos Vieira, Country Manager da WatchGuard para Portugal e Espanha

Recomendado pelos leitores

A vulnerabilidade esquecida
OPINIÃO

A vulnerabilidade esquecida

LER MAIS

Importância de atualizar as redes empresariais com soluções baseadas na cloud
OPINIÃO

Importância de atualizar as redes empresariais com soluções baseadas na cloud

LER MAIS

AI e a nova escala da hiperescala
OPINIÃO

AI e a nova escala da hiperescala

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.