Henrique Carreiro em 2023-4-10

OPINIÃO

Anchor

Microsoft aposta no desenvolvimento de rede de Parceiros em IA

A Microsoft está a investir no desenvolvimento e criação de capacidade dos seus Parceiros na área da inteligência artificial (IA), especialmente em Azure, por meio do programa Microsoft Cloud Partner

Microsoft aposta no desenvolvimento de rede de Parceiros em IA

Este programa ajuda os Parceiros a oferecer soluções avançadas nas plataformas de cloud da empresa, contribuindo para o sucesso dos clientes e para a transformação dos respetivos processos de negócio.

Dentro do portfólio de IA da Microsoft, destaca-se o Azure OpenAI Service, baseado na plataforma da OpenAI, empresa da qual a Microsoft é investidora de referência. Este serviço de IA permite o acesso aos grandes modelos de linguagem da OpenAI, como GPT-4, por meio da plataforma Azure, adaptando-se a tarefas como geração de conteúdo, sumarização, pesquisa semântica e tradução de linguagem natural para código.

A IA pode auxiliar em diversas aplicações empresariais, como geração de código, simplificação da criação de relatórios internos e externos, análise de dados financeiros e de mercado e gestão de projetos. No último caso, a IA pode monitorar e analisar automaticamente o progresso e a comunicação entre membros da equipa, identificando pontos de afunilamento e sugerindo soluções para melhorar a eficiência e a colaboração.

A Microsoft ampliou o programa Cloud Partner para apoiar o crescimento dos negócios dos Parceiros e a adoção de soluções de IA, disponibilizando formação técnica, apoio de marketing e vendas, oportunidades de venda em Parceria e acesso outros benefícios da rede de Parceiros Microsoft. O programa reconhece ainda o conhecimento e as realizações dos parceiros em diversos domínios e cenários de IA.

A empresa também oferece acesso ao seu próprio trabalho em IA por meio de programas como AI for Good, AI for Health e AI for Accessibility, que visam enfrentar desafios globais em áreas como saúde, educação, sustentabilidade ambiental e direitos humanos, promovendo um impacto social positivo.

À medida que a Microsoft investe cada vez mais na capacitação de parceiros em IA, é interessante imaginar como essas tecnologias poderão remodelar o cenário da produtividade empresarial. Com a integração cada vez maior de modelos de linguagem sofisticados em diversos setores e aplicações, os limites do possível são continuamente redefinidos. Este processo de disseminação de uma tecnologia que até há poucos anos parecia longe das aplicações práticas oferece um vislumbre do futuro, onde IA e colaborações estratégicas têm o potencial de revolucionar processos e enfrentar desafios globais de maneira inovadora e eficiente.

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.