Carlos Cruz, CEO da Unicage em 2021-2-17

OPINIÃO

Mais dados, menos espaço

Decisões informadas dependem de análises robustas e incisivas. E análises dessa dimensão terão obrigatoriamente de ser apoiadas por dados bem organizados, limpos e de fácil acesso

Mais dados, menos espaço

Carlos Cruz, CEO da Unicage

Para manter os dados à distância de um clique, as empresas continuam a manter repositórios de dados cada vez maiores, mas com a quantidade crescente de dados presentes nesses repositórios, como podemos otimizar os recursos reservados para eles? A resposta está na criação de uma abordagem analítica que permita encontrar um meio-termo entre espaço de armazenamento e facilidade de acesso aos dados. Como é que lá chegamos? 

Bom, em primeiro lugar teremos de transformar a informação presente nos mais diversos repositórios de dados em arquivos de texto simples num formato de valor separado por espaço (SSV - “space separated value”). Este formato é uma solução altamente eficiente para minimizar o espaço utilizado pelos dados. Por exemplo, quando os arquivos XML são convertidos em arquivos SSV, as tags xml tornam-se desnecessárias. Isso acarreta por si só uma redução do espaço de armazenamento necessário para o repositório local de dados. Dependendo do número de caracteres da tag e do número típico de dígitos nos dados numéricos, a redução no tamanho de um arquivo após a conversão de XML para SSV (sem qualquer compressão) pode ser de até 80%. Isso significa que as informações contidas num arquivo XML de 1 GB podem ser organizadas num arquivo SSV de 200 MB. Dadas as características dos arquivos SSV, os ganhos no espaço de armazenamento são visíveis mesmo com ficheiros de pequenas dimensões. À medida que os ficheiros aumentam, a redução absoluta do tamanho torna-se ainda mais importante. 

A utilização do formato de arquivo SSV como padrão para armazenar dados fora de bases de dados irá permitir economizar espaço, enquanto mantém os dados prontamente disponíveis a qualquer momento e em qualquer lugar. Aliados a um sistema de gestão único capaz de analisar como um todo os repositórios de dados, os ficheiros SSV contribuem para uma gestão de dados eficaz e eficiente permitindo acelerar o processo de tomada de decisão. Ainda precisa de mais espaço livre?

Recomendado pelos leitores

A vulnerabilidade esquecida
OPINIÃO

A vulnerabilidade esquecida

LER MAIS

Importância de atualizar as redes empresariais com soluções baseadas na cloud
OPINIÃO

Importância de atualizar as redes empresariais com soluções baseadas na cloud

LER MAIS

AI e a nova escala da hiperescala
OPINIÃO

AI e a nova escala da hiperescala

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.